|
Teca |
Teca |
A Teca é uma espécie arbórea da família Verbenaceae que apresenta alto valor comercial. O principal produto desta espécie é a madeira, muito utilizada na carpintaria, na marcenaria, na produção de peças de usos nobres e de móveis finos e, especialmente, na indústria da construção naval, onde é praticamente insubstituível, pelo fato de resistir ao sol, ao calor, ao frio e à água de chuvas e do mar. A combinação de beleza, resistência e durabilidade fez da madeira desta espécie uma das mais valiosas do mundo.
Essa espécie ocorre naturalmente no centro e sul da Índia, em Myanmar, no norte da Tailândia e em Laos, atingindo altura de 35 m e DAP maior que 100 cm. A Teca foi introduzida em muitos países do sudeste asiático e alguns da África e das Américas.
No Brasil, os plantios de Teca iniciaram-se no final da década de 60, implantados pela empresa Cáceres Florestal S.A., na região do município de Cáceres – Mato Grosso, onde as condições climáticas são semelhantes às dos países de origem da espécie. Além das condições climáticas favoráveis, o solo de melhor fertilidade e os tratos silviculturais mais adequados e intensos contribuíram para reduzir o ciclo de produção de 80 anos, na região de origem da Teca, para apenas 25 anos, na região de Cáceres-MT.
No momento, o reflorestamento com Teca no Brasil surge como uma ótima opção de investimento. A produção mundial de madeira de Teca é estimada em 3 milhões de m³/ano, o que é extremamente baixa pela demanda atual dessa espécie no mercado exterior. O desequilíbrio entre a oferta e a procura determinou a continuada valorização da madeira de Teca, cujo preço registrou um ganho médio de 8,32% a.a., em dólar norte-americano, entre 1970 e 2000.
Fonte: Elaborada pela Equipe Jornalística da Revista da Madeira |
|