|
Editorial |
Novo desafio para superar |
O ano de 2008 trouxe grandes desafios para as empresas que atuam com exportações de produtos de base florestal. Crise, retração de mercado, bruscas variações cambiais. Mesmo assim o valor total exportado aumentou 5,3% em relação ao ano anterior. Graças ao incremento nas vendas externas de papel e celulose. As exportações de madeira e móveis sofreram retração.
O ano de 2009 está iniciando também com retração nas vendas. Mas os efeitos causados no ano passado garantiram um grande aprendizado. As empresas estão mais cautelosas e replanejando suas estratégias.
O que se projeta para este ano é a busca de mercados alternativos e a agregação de maior valor ao produto final, visando reduzir em quantidade mas aumentar em valor.
O empresário brasileiro sempre se mostrou criativo diante de crises, e esta não será diferente. A persistência e o bom senso são regras que ele sabe usar bem e irão permitir superar mais uma fase no competitivo comércio internacional de produtos de madeira.
Clovis Rech
Editor Responsável |
|