MENU
Adesivos
Editorial
Esquadrias
Exportação
FIMMA Maderalia
Índia
Manejo
Meio Ambiente
Meio Ambiente
Melhoramento
Mercado
Mercado - Teca
Móveis & Tecnologia
Pisos
E mais...
Anunciantes
 
 
 

REVISTA DA MADEIRA - EDIÇÃO N°94 - FEVEREIRO DE 2006

Pisos

Adesivos para Pisos Engenheirados: aa fabricação à instalação

Por muito tempo os pisos de madeira têm sido valorizados, em todo o mundo, como uma característica especial na construção, mas o piso engenheirado, que surgiu mais recentemente, tornou-se uma opção bem mais prática de piso de madeira.

Por que os pisos engenheirados ganharam popularidade?

Pisos engenheirados oferecem toda a beleza dos pisos de madeira tradicionais, em um produto que é muito mais estável do que o piso de madeira maciça. Enquanto que

o piso de madeira maciça muda de dimensão consideravelmente, à medida que o piso sofre alterações de umidade, o piso engenheirado tem maior estabilidade dimensional por ser constituído

de lâminas sobrepostas com fibras cruzadas. Por terem maior estabilidade, os pisos engenheirados podem ser instalados em áreas com maior variação de umidade e podem ser colados ao contrapiso. É interessante mencionar que o piso engenheirado é normalmente colado diretamente sobre o concreto curado.

Outra vantagem decorrente da constituição do piso é que permite que seja oferecido em maior variedade de padrões de madeira. Enquanto que a camada superior tem espessura suficiente para permitir que seja lixado e envernizado novamente, para restaurar a aparência original do piso, após o passar dos anos, esse tipo de piso não requer tanta madeira livre de defeitos para produzi-lo do que seria necessário para os pisos de madeira maciça. Portanto, maior quantidade de piso de alta qualidade pode ser produzida com maior variedade de espécies de madeira, sem exaurir o fornecimento ou aumentar o preço do piso desnecessariamente.

Que tipo de adesivo é utilizado para fabricar pisos engenheirados e qual papel ou importância o adesivo tem?

A utilização de adesivos EPI (Emulsão Polimerizada com Isocianato) é a melhor opção, a qual está se tornando cada vez mais popular na fabricação de pisos engenheirados, pois os adesivos EPI possuem todos os atributos que são importantes na fabricação e durabilidade do piso:

Resistente, mas flexível: O adesivo deve oferecer uma colagem forte e durável, capaz de resistir a anos de tráfego, combinada com a flexibilidade suficiente para suportar o movimento natural de expansão e contração causado por fatores sazonais, como umidade e temperatura. Mudanças sazonais de umidade relativa e de temperatura do ambiente resultam em expansão e contração do piso. Apesar do piso engenheirado ser constituído de lâminas sobrepostas com fibras cruzadas, o que inerentemente resulta em maior estabilidade dimensional que a do piso de madeira maciça, tornando o piso engenheirado menos sujeito às mudanças sazonais, ainda assim o uso de um adesivo que tenha resistência suficiente para suportar essas forças é crítico.

Durabilidade: O adesivo utilizado para colar as lâminas de madeira que compõem o piso engenheirado deve ter alta resistência à água, ao calor e a solventes, contribuindo para a durabilidade do piso.

Preenchimento de falhas e prevenção ao fotografamento das lâminas: A habilidade do adesivo de preencher pequenas falhas ou defeitos entre as lâminas do piso engenheirado, bem como evitar o fotografamento do adesivo através das lâminas, também são características importantes do adesivo.

Cura rápida: Fabricantes de pisos engenheirados necessitam de adesivos de cura rápida, que permitam maior produtividade e processamento rápido. O adesivo deve ser capaz de colar tanto a frio quanto em prensas a quente ou de alta freqüência.

Seguro para o ambiente / Emissão zero de formaldeído: Devido à crescente preocupação com a qualidade do ar nos ambientes, o adesivo utilizado não deve gerar emissão de formaldeído ou outras emissões perigosas.

Portanto, se você busca resistência de colagem e durabilidade, aliadas ao rápido processamento e emissão de formaldeído zero, os adesivos Reactite EPI da Franklin International são uma excelente opção para atender suas necessidades.

Quais são os segredos da boa instalação do piso engenheirado?

Uma boa instalação requer uma superfície seca, sólida e nivelada, adesivo apropriado e algum entendimento da natureza de um piso de madeira. Primeiramente, para que o piso fique plano, com boa aparência, o contrapiso ou a superfície sob o piso devem ser relativamente planos. Recomenda-se que a variação no nivelamento da superfície não ultrapasse 5 mm em qualquer distância de 3 m. Em áreas onde a variação foi maior, os pontos mais altos deverão ser raspados e os pontos mais baixos deverão ser preenchidos com uma argamassa à base de cimento Portland. Se o piso estiver sendo instalado sobre madeira ou outra superfície que poderá sofrer alguma flexão ou movimento pelo tráfego, deverá ser colocada uma camada de compensado ou OSB para enrijecer a superfície e eliminar o movimento. Em ambos os casos, a superfície deve ser varrida e aspirada para remover resíduos e pó antes da instalação.

Embora o piso engenheirado tenha estabilidade dimensional a alterações de umidade bem maior do que piso de madeira maciça, instalar piso em áreas nas quais não se tenha conhecimento ou controle da umidade poderá resultar em diversos outros problemas relacionados à umidade que ocorrem com piso de madeira maciça. Para evitar descoloração, mofo ou bolor, empenamento ou encanoamento do piso, a umidade do contrapiso deverá ser verificada antes da instalação e, se necessário, deverá ocorrer secagem adicional, melhoria no escoamento ou ser empregado algum tipo de barreira à umidade antes do piso ser instalado.

Além da preparação do contrapiso, os fatores mais importantes na instalação são a escolha da espátula e do próprio adesivo. Na escolha da espátula deve-se levar em conta: que ela deverá permitir a aplicação da quantidade apropriada de adesivo, influenciará no tempo de trabalho do adesivo e em sua habilidade de lidar com qualquer irregularidade que exista no contrapiso. Normalmente se utiliza espátula dentada, de forma a aplicar o adesivo como uma série de filetes, cuja altura será determinada pela profundidade dos dentes da espátula. A altura dos filetes de adesivo age como pilares que colam e suportam o piso nos pontos mais baixos do contrapiso, enquanto que nas áreas mais altas do contrapiso são comprimidos em uma camada consistente. Além disto, o tamanho dos filetes geralmente serve para influenciar o tempo de trabalho do adesivo e definir o tamanho das pontes ou pilares suportando o piso. O espaçamento entre os filetes também determina quanto adesivo deve ser utilizado em uma área específica e qual a real proporção colada do piso.

Quais são as propriedades exigidas do adesivo para instalação de piso?

Sendo que o piso de madeira deve ter a capacidade de lidar com alguma irregularidade na instalação, é importante deixar claro que o adesivo selecionado deve estar em uma forma física que lhe permita atuar como um suporte para compensar as irregularidades. Isto significa que o adesivo deve ser espesso e firme o suficiente, de forma a não fluir, para se manter em forma de filetes. Portanto, adesivos fluidos, como cola para madeira, não são apropriados para esta finalidade.

O adesivo para a instalação do piso deve oferecer tempo de trabalho suficiente, para que

o instalador aplique o adesivo numa certa área de trabalho que acomode o tamanho das réguas e que permita ajustar e posicionar as réguas nas áreas mais restritas, como em cantos ou em volta de ilhas. Na prática, parece ser necessário que o adesivo possibilite no mínimo uma hora de tempo de trabalho.

A natureza dinâmica da madeira e a longa vida do piso exigem que o adesivo tenha ainda outras propriedades. Primeiramente, o fato de que a madeira sofre mudanças dimensionais à medida que ocorrem variações na umidade resulta, literalmente, no inchamento e encolhimento do piso. Para garantir uma colagem firme, apesar dessas mudanças, o adesivo precisa ser suficientemente forte para fixar o piso, e ao mesmo tempo suficientemente flexível para se movimentar com o piso, à medida que ele sofre mudanças dimensionais. Por esta razão, adesivos rígidos, como adesivos de epóxi, não são recomendados para instalação de pisos.

Finalmente, além da combinação equilibrada entre força e flexibilidade, um adesivo para instalação de piso de madeira engenheirado necessita de boa durabilidade para garantir que o piso permaneça firme com o passar dos anos. Certamente existe uma série de adesivos de diferentes tipos com registros comprovados de durabilidade. É importante escolher um produto cuja durabilidade tenha sido demonstrada.

Quais são as opções disponíveis de adesivo para instalação do piso?

Adesivos à base de solvente, à base d’água e poliuretanos têm sido comercializados para a instalação de pisos. Embora se possa ter uma boa instalação do piso com adesivos de qualquer uma dessas categorias, cada uma delas têm suas características próprias. Adesivos à base de solvente têm sido utilizados há mais tempo para instalação de pisos de madeira, mas têm sido substituídos no mercado, em sua grande parte, devido às preocupações com inflamabilidade, saúde e regulamentação internacional de alguns solventes, que se acredita serem prejudiciais ao meio-ambiente.

Adesivos à base d’água tem boas propriedades de manuseio, boa resistência e flexibilidade, e ainda boa durabilidade, mas todos têm em comum o mesmo problema. Infelizmente, a umidade nos adesivos à base d’água invariavelmente afeta a madeira e freqüentemente causa problemas que normalmente não ocorreriam. Mudanças sazonais de umidade submetem o piso, em períodos mais ou menos regulares, a ciclos de inchamento e encolhimento, mas com os adesivos à base d’água, a umidade liberada pelo adesivo, à medida que ele seca, é absorvida rapidamente pelo piso. Essa umidade geralmente causa encanoamento, ou levantamento temporário das extremidades das réguas, mas às vezes também resulta em aumento do nível de umidade do piso além dos níveis sazonais normais. Nesse caso, o inchamento excessivo das réguas pode não ser óbvio imediatamente, mas pode aparecer mais tarde quando se formarem fendas entre as réguas, à medida que o piso encolhe na estação mais seca.

Adesivos à base de poliuretano não contêm praticamente nenhum solvente e não são perigosos, eliminando as preocupações com inflamabilidade e segurança pessoal. Tão importante quanto isto é que não afetam de forma alguma o piso de madeira. Além disto,

o fato de que os adesivos de poliuretano curam, ao invés de secar, como os adesivos à base de solvente ou à base d’água, significa que haverá pouco ou nenhum encolhimento do adesivo, e menor quantidade de adesivo é necessária.

Por que adesivos à base de poliuretano são a melhor escolha para a instalação de pisos de madeira?

Adesivos de à base de poliuretano tornaram-se os preferidos pelos mais experientes profissionais instaladores de pisos em virtude das propriedades desses adesivos. Além de propiciarem consistência para preencher irregularidades no contrapiso, e força e flexibilidade para fixar o piso por toda a vida, eles ainda oferecem melhor cobertura que outros tipos de adesivos, sem os problemas associados com adesivos à base de solvente ou à base d’água. Adesivos à base de poliuretano normalmente permitem bem mais que uma hora de tempo de trabalho, e atingem sua resistência total em menos de 48 horas, portanto muito mais rápido que a maioria dos outros adesivos. Este conjunto de propriedade explica a razão pela qual os adesivos à base de poliuretano e a tecnologia de poliuretano lideram o mercado nos Estados Unidos.

Dale Zimmerman, Especialista Técnico Sênior, na Franklin International desde 1974, e com mais de 30 anos de experiência com indústrias fabricantes de pisos, móveis, portas e janelas, molduras, entre outros produtos de madeira. Dale é altamente conceituado entre seus pares como um especialista no mercado. Conduz treinamento em adesivos e contribuiu com as escolas de pisos da Franklin e em grupos externos, incluindo clubes de marcenaria e segmentos de adesivos da escola de instalação de pisos da National Wood Flooring Association – NWFA (Associação Americana de Pisos de Madeira). Dale regularmente atua como consultor em artigos e publicações relacionados com adesivos.

A Franklin International, fundada em 1935, atua em 35 países, e atualmente é um dos maiores fabricantes de adesivos e selantes para aplicações comerciais e industriais. A Franklin oferece adesivos de qualidade superior e conhecimento técnico especializado para a fabricação de pisos, com a linha de adesivos EPI Reactite®, bem como adesivos para instalação de pisos de madeira engenheirados, com o adesivo de poliuretano monocomponente Titebond® 811 Advantage.

Por Dale Zimmerman Franklin International