MENU
Adesivos
Editorial
Esquadrias
Exportação
FIMMA Maderalia
Índia
Manejo
Meio Ambiente
Meio Ambiente
Melhoramento
Mercado
Mercado - Teca
Móveis & Tecnologia
Pisos
E mais...
Anunciantes
 
 
 

REVISTA DA MADEIRA - EDIÇÃO N°94 - FEVEREIRO DE 2006

Esquadrias

Janelas de madeira com perfis laminados

A madeira é o material mais tradicional para a fabricação de janelas e, cada vez mais, as empresas de construção estão se adaptando as exigências atuais para a produção de esquadrias de alta qualidade. Problemas como uso de madeira de baixa qualidade ou com secagem inadequada geraram baixa no consumo, problema que está sendo revertido pela indústria madeireira européia.

Os novos sistemas de abertura em materiais alternativos, como alumínio, absorveram boa parte do mercado, levando o mercado madeireiro a investir fortemente em qualidade. Apesar disso, a madeira continua sendo reconhecido pela estética incomparável. Hoje, as janelas de madeira são submetidas às mesmas exigências funcionais que as janelas de alumínio.

Para se tornar mais competitiva, a indústria madeireira tem investido em novas tecnologias e design. Os perfis laminados em desenho sofisticado e bom acabamento melhoram as condições de competitividade da madeira diante de outros materiais.

Um dos requisitos essenciais que se exige de uma janela, além da funcionalidade é a durabilidade. Para isso, o material com que ela é feita é determinante, assim como o tratamento submetido, no caso da madeira. Também se valoriza na madeira o fato da manutenção ser de baixo custo. Como a oferta de madeiras naturalmente duráveis está limitada, as madeiras reflorestadas e tratadas são uma opção viável.

Cerca de 41% da superfície florestal do planeta está no hemisfério norte, com predomínio de bosques de produção de coníferas. Já, a América do Sul e a Oceania contam com grandes reflorestamentos de eucalipto e pinus. Assim, o panorama mundial de produção de madeira de coníferas é muito promissor.

Os bosques comerciais produzem madeira que necessitam de tratamento de proteção e acabamento. Esses métodos são variados e consistem em essencialmente aumentar a resistência da madeira e uma degradação acelerada.

No sul e no oeste dos Estados Unidos são produzidas madeiras de diversas espécies. Para a fabricação de janelas são usadas diferentes espécies de coníferas. Uma delas é o pino amarelo, uma madeira densa que vende muito bem. Também se encontra o pino Oregon. De grande beleza é uma madeira estável e durável.

Outra espécie importante é o cedro roxo, uma madeira que vem sendo empregada cada vez mais em construções externas por ter durabilidade natural.

A espécie hemlock também é conhecida e alcança a perfeição quando pintada e lacada. Na Itália é muito utilizada para a fabricação de janelas.