MENU
Bioenergia
Construção Civil
Crédito de Carbono
Editorial
Espécies
Esquadrias
Lâminas
Madeiras Tropicais
Manejo
Melhoramento
Móveis & Tecnologia
Organização
Pragas
Treinamento
E mais...
Anunciantes
 
 
 

REVISTA DA MADEIRA - EDIÇÃO N°93 - NOVEMBRO DE 2005

Espécies

Nim combate pragas e permite múltiplos usos

Pesquisadores descobriram que o Nim age tanto na área de pesticidas, como na área medicinal. Descobriu-se que as sementes do Nim combatem mais de 200 espécies de insetos, pragas, baratas, traças, pulgões, dentre outros. A árvore é provavelmente a melhor fonte de biopesticida existente na natureza.

Surpreendentes propriedades de cura têm sido atribuídos ao Nim por antigos autores sânscritos. Na verdade, a árvore tem servido como um dispensário nas áreas rurais e assegurou seu lugar na farmacopéia indiana. Devido a efeitos colaterais provocados por pesticidas sintéticos, a tendência atual é o uso de um pesticida natural.

Várias plantas são conhecidas por suas propriedades pesticidas, mas somente o Nim oferece um controle efetivo dos insetos que causam perdas na agricultura sem afetar o meio ambiente. Várias partes da árvore têm sido usadas na Índia há vários milênios com propósitos medicinais.

A Ayurveda, nome científico, é considerada como uma Sarva Rogha Nivarani ( cura de todos os males). Sua casca e óleo são receitados para o tratamento e cura de diversos males. Antes da era dos inseticidas sintéticos, o miolo do Nim era usado para proteger as plantações contra ataque de insetos.

As árvores do Nim são frondosas e podem alcançar 15 m de altura e 2,5 m de circunferência. A distribuição de seus galhos formam coroas de até 10 m de diâmetro Os galhos quase sempre permanecem cheios de folhas, exceto durante uma forte seca, quando as folhas podem cair. Seu tronco, geralmente reto e curto, tem uma casca grossa, forte e enrugada. As raízes penetram profundamente no solo, e quando lesadas, produzem rebentos. Esses rebentos tendem a ser prolíficos em localidades secas. As pequenas flores brancas e bissexuais nascem em cachos e seu aroma parecido com o do mel atraem as abelhas.

A árvore do Nim normalmente começa a produzir frutos após três a cinco anos. Torna-se completamente produtiva em 10 anos e, daí em diante pode produzir até 50 quilos de frutas por ano. Esta árvore pode viver até 200 anos.

O Nim é uma planta originada da Índia, trazida para o Brasil em 1992. Trata-se de uma árvore de crescimento rápido, que em poucos anos, atinge mais de 10 metros de altura. Produz os seus primeiros frutos entre três e cinco anos depois do plantio. Nas condições do Nordeste chega a produzir frutos duas vezes por ano.

Distribuição

O Nim é nativo em todo o subcontinente Indiano. É na Índia que a árvore é mais amplamente explorada. Ela é cultivada desde a ponta do Kerala até o Himalaia, em regiões tropicais e subtropicais, em regiões áridas até nas tropicais úmidas e desde o nível do mar até 700 m de altitude.

A espécie foi introduzida na África no início do século. Agora está sendo cultivado em pelo menos 30 países, principalmente naqueles ao longo da costa sul do deserto do Saara, onde se tornou um importante fornecedor de combustível e madeira. Foi introduzida em Fidji, Caribe, e em muitos países da América central e da América do sul.

A árvore é de fácil propagação, tanto sexual, quanto vegetativamente, pode ser plantada usando-se sementes, mudas, rebentos, ou cultura de tecidos. No entanto é normalmente cultivada a partir de sementes plantadas diretamente ou transplantadas como mudas de um viveiro.

O óleo de Nim é usado principalmente em lamparinas, sabões, sabonetes, e outros produtos não comestíveis. Na indústria de cosméticos o Nim é, na Índia, um produto de beleza. As folhas pulverizadas são um componente fundamental de pelo menos um creme facial muito usado. O óleo purificado é também usado em esmaltes e outros produtos.

Como lubrificante o óleo é lubrificante e resiste a degradação melhor que a maioria dos óleos vegetais, nas zonas rurais da Índia, o óleo é usado com freqüência para lubrificar rodas de carroças.

A pasta no Nim é amplamente usada na Índia para fertilizar plantações com objetivos comerciais, especialmente a cana-de-açúcar e hortaliças, pois contém nitrogênio, fósforo, cálcio, magnésio e potássio. Quando misturada na terra como adubo, protege as raízes das plantas de nematóides e formigas brancas.

Em algumas áreas do estado de Karnataka na Índia as pessoas cultivam a árvore especialmente por suas folhas verdes e galhos, os quais são jogados dentro dos arrozais encharcados, antes das mudas serem transplantadas.

Madeira - As propriedades da madeira do Nim se parecem com as do mogno. É relativamente pesado e quando é cortado do pé propaga um forte cheiro. Embora seja fácil de serrar, trabalhar, polir e colar, a espécie requer cuidados na secagem porque geralmente se parte e empena. É uma madeira boa para construções e amplamente usada na fabricação de carroças, ferramentas manuseáveis e implementos agrícolas. É também comum o seu uso na fabricações de móveis. É raramente atacado por formigas brancas e é resistente ao cupim.

Combustível - Produz diversos combustíveis úteis. Seu óleo é queimado em lamparina, sua madeira usada como lenha. A casca da semente que não possui óleo e é desperdiçada na fabricação de pesticidas é amplamente empregada como combustível. O carvão produzido da madeira é de excelente qualidade.

A propagação da planta é feita preferencialmente por sementes, podendo também se propagar por estacas provenientes das raízes. Possui flores hemafroditas com fecundação cruzada, desta forma são necessárias pelo menos duas plantas crescendo próximas para ocorrer troca de pólen e produção de frutos. Entretanto, as sementes perdem o poder germinativo em pouco tempo, cerca de dois meses. Os frutos maduros são de coloração amarelada e a polpa doce e comestível, com sabor bem adocicado, bastante parecido com o sabor do café no estágio cereja.

Quanto ás condições de solo e clima, o nim se desenvolve sob vários tipos de solo, mas prefere os com boa drenagem. Deve-se evitar áreas encharcadas. O pH ideal do solo é de 6,2 a 7,0; temperatura de 21 a 32 graus Celsius. Tolera temperaturas altas, mas não suporta temperaturas a baixo de quatro graus Celsius por muito tempo. Com um ano, a árvore chega a 1,5 metros e com cinco anos a 8 m.

Para fazer o plantio, é necessário abrir cova larga, com no mínimo 80x80x80 cm, misturar com a terra 200g de calcário, depois misturar 50g de termofosfato. Plantar a muda de Nim e com a porção final de terra, misturar superficialmente 10 litros de composto orgânico curtido. Em solos com baixa capacidade de drenagem, colocar 1/4 de areia.

Os espaçamentos recomendados para plantio na forma de quebra-vento é de 3 a 6 metros. Na forma de bosque é de 4 a 6 metros entre plantas e 6 a 8 metros entre linhas. Deve-se manter sempre um mínimo de 32 m² por planta. Pode ser plantado no meio do pasto, o gado não come as folhas. Os espaçamentos poderão ser menores caso a condução das plantas seja feita com podas para manter sempre o máximo possível de exposição ao sol, necessário para a plena produção de frutos.

É preciso fazer um controle inicial e sistemático das formigas cortadeiras (saúva e quenquéns). Recomenda-se manter um haste única sem bifurcação para evitar quebras com vento, deixando os galhos de forma alternada para aumentar esta resistência. Manter o mínimo possível, em torno da árvore, plantas que possam prejudicar seu desenvolvimento.