MENU
Amazônia
Bioenergia
Editorial
Elmia
Esquadrias
Ferramentas
Logística
Mérito Exportação
Móveis & Tecnologia
Pisos
Qualidade
Recursos Humanos
Reflorestamento
Tecnologia
E mais...
Anunciantes
 
 
 

REVISTA DA MADEIRA - EDIÇÃO N°91 - AGOSTO DE 2005

Elmia

Elmia 2005 apresenta tecnologia florestal

A Elmia Wood 2005 confirmou sua posição de maior feira florestal do mundo, superando as expectativas dos próprios organizadores. O gerente de projetos da Elmia Wood, Torbjörn Johnsen, destacou a grande presença de expositores com lançamentos e inovações, reforçado pela presença de mais de 200 jornalista do mundo todo que estiveram presentes para cobertura do e vento.

A Elmia Wood 2005 foi precedida de muita expectativa. Uma das mais importantes foi o claro foco em qualidade. Nos quatro dias de feira o público visitante chegou a 50.050 pessoas com destaque para profissionais ligados ao setor.

Outro grande destaque foi a presença de expressivo número de visitantes estrangeiros incluindo Brasil, Espanha e República Tcheca.

A divisão da Feira em duas áreas distintas – equipamentos para pequena escala e equipamentos para grande escala de produção – favoreceu a visitação.Um rápido e eficiente sistema de transporte por ônibus fazia o trajeto de dois quilômetros em pouco tempo.



A Elmia Wood 2005, realizada na Suécia, em junho, mostrou muitas opções em mecanização tecnológica para transporte e manejo florestal. A Elmia Wood é a feira onde os fabricantes de grandes máquinas florestais apresentam as últimas novidades. Mas, apresenta também técnicas florestais simples e funcional, de pequena escala, para proprietários de pequena floresta ou empreiteiro profissional.

Para facilitar, a feira organizou a área de exposição em duas áreas distintas. Foram estabelecidas linhas de ônibus para transitar com freqüência entre as trilhas de tecnologia florestal de pequena escala e grande escala. Neste ano houve uma divisão bem maior e detalhada de temas do que a edição passada da Elmia. Assim, com a ajuda do mapa, foi possível, localizar e se dirigir com facilidade até os expositores de maior interesse.

No final de cada dia de feira, os acontecimentos mais importantes eram

resumidos numa arena central. Durante todo o dia foi transmitido, em um telão, demonstrações de produtos e entrevistas com pessoas chaves.

Durante quatro dias os expositores cortaram 4.000 m³ de madeira. Os visitantes conheceram os equipamentos em ação no ambiente real. A área da feira foi na fazenda Bratteborg, norte de Vaggeryd. No meio da floresta e perto de

uma estrada muito conhecida na Suécia.

Na Elmia 2005 verificou-se o incremento generalizado da dimensão e potência dos equipamentos. O aumento da polivalência das máquinas, tendo por objetivos a rentabilização dos equipamentos e a redução dos efeitos negativos sobre o solo, foi outro dos pontos fortes. A preocupação com a segurança e o conforto dos operadores continua a ditar alterações nos componentes e no design. As máquinas assumem formas exteriores absolutamente vanguardistas, com cabinas ultra-confortáveis de visibilidade e insonorização totais, sistemas de nivelamento automático e centralização de comandos à mão do operador.

O interesse nos mercados do Leste Europeu levou alguns construtores a adaptarem as suas máquinas, para fazer frente a vastas áreas florestais ainda com condições de acessibilidade deficiente e por isso exigindo algumas alterações em termos construtivos.

A procura incessante de maior grau de produtividade por parte dos grandes produtores tem levado ao desenvolvimento de sistemas de avaliação do desempenho das máquinas cada vez mais completos. Isso se contata pelos sistemas de informação integrada em computadores, que reúnem ferramentas de gestão de informação indispensáveis, a qualquer empreiteiro florestal profissional.