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Editorial |
Crescimento consistente |
As exportações brasileiras de produtos de base florestal, madeira, móveis, papel e celulose estão dando sinais claros de amadurecimento junto ao mercado internacional. Embora nossa participação ainda seja pequena no conjunto das vendas internacionais, estamos no caminho certo com crescimento consistente e regular.
As vendas externas, que atingiram US$ 6,95 bilhões em 2004, mostram a importância econômica deste segmento no conjunto da economia nacional, embora ainda não bem reconhecida por órgãos governamentais e grande parte da comunidade brasileira. A falta de um marketing setorial limita em muito a mudança de cultura da comunidade brasileira com relação ao setor. E isso é importante para uma nova arrancada de crescimento setorial.
As projeções para os próximos anos também são muito animadoras. Percalços de caminho são naturais e passageiros, mesmo com oscilações de câmbio. O setor precisa é estar unido em objetivos comuns. Sua importância econômica e social é o grande termômetro de mudança.
Mercados emergentes surgem como opção para novos negócios. As empresas precisam apostar mais na inovação, na oportunidade. Este é o grande segue para um crescimento consistente e duradouro. |
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