MENU
Adesivos
Biomassa
Construção
Desdobro
Editorial
Eucalipto
Exportações
FIMMA
Máquinas
Melhoramento Genético
Móveis & Tecnologia
Painéis
Plantio
Recursos Humanos
Silvicultura
E mais...
Anunciantes
 
 
 

REVISTA DA MADEIRA - EDIÇÃO N°88 - MARÇO DE 2005

Móveis & Tecnologia

Harmonização é um dos segredos do sucesso na China

Praticado na China há milhares de anos, o Feng Shui chegou ao Ocidente no início deste século como uma espécie de nova ciência dos anos 2000. Feng Shui é uma antiga arte chinesa de criar ambientes harmoniosos, oferecendo, dessa forma, um sistema completo ligado intimamente à natureza e ao Cósmico. Originou-se há cerca de 5000 anos, nas planícies agrícolas da China Antiga. A tradução literal do termo Feng Shui é Vento-Água. Mas, para os chineses, significa muito mais do que isso. Acreditam eles que essa arte é como o ar, que não se pode ver, e como a água que não se pode agarrar, mas que são fundamentais na vida humana.

O Feng Shui chegou no Brasil como um hábito místico, na virada do século, momento em que as superstições reinavam. Mas, vem sendo cada vez mais divulgado e já desafia os céticos, sendo usado crescentemente por arquitetos, decoradores e até por engenheiros civis, devido a grande procura.

O objetivo de elaborar ambientes com base nos princípios do Feng Shui é atrair a energia positiva e, dentro do possível, eliminar e/ou afastar a negativa. A arte defende a vida em harmonia com o meio ambiente e suas linhas de energia, de modo que haja um equilíbrio adequado entre as forças da natureza. Essas energias invisíveis, positivas e negativas, podem produzir harmonia e discórdia, saúde e doença, prosperidade e pobreza. Por isso é importante saber lidar com elas e explorar o lado positivo. E isso que a técnica chinesa propõe.

Um exemplo de aplicação do Feng Shui é o uso do símbolo aquático, já que o peixe para os chineses representa o sucesso. Por isso ter um aquário ou algo que exiba o símbolo do peixe, como vaso, quadro ou uma pintura são vistos como excelentes ativadores da riqueza.

Um belo vaso chinês representa boa saúde. Os cristais melhoram a vida social e as perspectivas de casamento da pessoa. Fuk, Luk, Sau, os deuses da riqueza, do prestígio social e da longividade, respectivamente, são encontrados nas salas de jantar ou de estar de quase todas as residências chinesas em todo o mundo. Eles são os mais importantes - e mais populares — dos deuses simbólicos do panteão chinês. Raramente são venerados, Os chineses acreditam que o simples fato de terem suas imagens dentro de casa já é suficiente para atrair a boa fortuna que eles significam.

Segundo a crença chinesa, existem no universo duas energias: o Sheng Chi (benéfica) e o Sha Chi (maléfica). Um dos objetivos do Feng Shui é determinar o lugar em circulam essas energias para neutralizá-las. A cultura ensina também que existe um modo natural e correto para realizar todas as coisas, e que tudo têm o seu devido lugar e sua devida função para que possa atingir o equilíbrio. Esse equilíbrio, por sua vez, é possível por meio das cores, dos elementos da natureza, dos formatos dos objetos, dos objetos moventes, dos sons, das luzes, das plantas, espelhos e outras coisas. Tudo deve ser utilizado com muito cuidado, pois pode trazer efeitos indesejados se mal empregados.



Aplicação do baguá

O posicionamento do baguá é o ponto chave do feng chui, pode ser feito em relação a edificação como um todo, ou de ambiente em ambiente. O ideal é que seja direcionado de acordo com os pontos cardeais do local. Dessa forma, iremos fazer coincidir o sul do baguá com o sul da planta da casa e assim por diante.

Ative as áreas do baguá

Cada área do baguá corresponde a uma área da vida. Recomenda-se fazer um desenho da planta da casa localizando cada ponto. Depois de identificados é preciso colocar os objetos no lugar certo para ativar as áreas positivas e neutralizar as negativas de cada “gua”:

"Gua" do trabalho, carreira e comércio

Diplomas de faculdade, certificados de cursos, premiações



"Gua" da sabedoria e espiritualidade

Livros, revistas e jornais

Imagens de santos e anjos

Pirâmides e incensos



"Gua" da família

Porta-retrato com fotos de toda a família

Ótimo local para colocar uma mesa de jantar (símbolo de união)



"Gua" da riqueza, prosperidade e abundância

Aquário com muitos peixes ou fonte d'água

Quadro com imagem de árvores frutíferas ou imagem do sol

Um arranjo de girassol ou fruteira cheia de frutas



"Gua" da fama e sucesso

Sol vermelho ou amarelo

Premiações, diplomas ou fotos em eventos especiais



"Gua" do amor

Coração vermelho ou rosa

Flores vermelhas ou brancas

Fotos do casal



"Gua" dos filhos e criatividade

Fotos dos filhos ou figuras de crianças brincando

Livros ou computador que ajudem a ativar a criatividade



"Gua" dos amigos

Ótimo local de colocar um ponto de telefone ou internet

Uma sala de visitas

Anjos e querubins



"Gua" da saúde

Plantas e quadros com muito verde e saúde



Decoração com os cinco elementos

Os chineses acreditam que as interações dos cinco elementos —terra, madeira, fogo, metal e água podem ser combinados para criar boa ou má sorte no ambiente físico.

Madeira: utilização de lambris e painéis nas paredes, mobiliário em madeira aparente, fibras naturais como rattan, junco e cana da índia, assoalho sem tábua corrida ou tacos e utilização de plantas que crescem verticalmente para cima, simulando o desenvolvendo de uma árvore.

Fogo: representado pelo uso das cores provenientes do vermelho em tons mais escuros como o vinho e o pink, e também pelo laranja, pelas formas angulares e recortadas, pelas cortinas com bandôs retorcidos em cores quentes e pelos tapetes e acessórios vermelhos.

Terra: simbolizada pelos tons terrosos do marrom até o bege, o revestimento de piso deve ser em lajotas de cerâmica mais natural ou rústica, ou em pedras como a ardósia, por exemplo. Vasos em terracota, paredes ou pisos em tijolos aparentes ou pedras e plantas que crescem para os lados, alastrando-se em uma simulação da própria terra, do chão.

Metal: representado pelo branco, cinza, prata e ouro; pelos pisos em granito polido; móveis em aço escovado, alumínio ou cromados; estofamentos brancos e tapetes e almofadas redondos.

Água: identificada na cor azul-marinho ou no preto; na presença física da água, como vistas para o mar ou lago, piscina, fontes, aquários, cascatas, ou outros, nas arcadas ou janelas em arcos e nos móveis e paredes em vidro



Limpeza e organização

A limpeza e a organização de uma cada não diz respeito somente a higiene e a colocação de objetos em seus devidos lugares. Uma casa, ou empresa limpa significa estar arejada, com boa entrada de luz e sem excesso de objetos. Objetos ou móveis parados são estagnadores e absorvem a energia que poderia ser usada para o progresso, além de carregar e deprimir o ambiente. A organização é uma seqüência da limpeza e consiste facilitar o acesso as coisas.

A organização não é apenas nos armários, começa pela entrada externa da casa. Mais do que facilitar a vida dos visitantes, uma casa com entrada bem localizada e em bom estado facilita também a chegada dos bons fluídos.

O Feng Shui, técnica chinesa de harmonização de ambientes, age no sentido de corrigir os pontos negativos e, principalmente, atrair energias saudáveis para um ambiente. Os próprios moradores criam energias positivas ou negativas dentro de casa, a partir de seus pensamentos, sentimentos e hábitos. Mas também podem atrair bons fluídos para dentro do lar.

Assim como os amigos, os bons fluídos entram pela porta da frente e requerem uma boa recepção. A energia positiva que atrai saúde, prosperidade, amor, paz e harmonia em chinês é chamada de “Chi”. O chineses acreditam que tudo de bom que se fizer para agradar os visitantes da casa, ou os clientes da empresa também atrair o “Chi”.

Os chineses acreditam que a casa e seus cômodos, assim como a empresa estão carregados de simbologias. A porta da frente está relacionada com a boca da casa e se existem janelas, simbolizam os olhos. Por isso as janelas devem estar sempre muito limpas, caso contrário, a sujeira e o embaçamento atrapalham a visão e busca de novos horizontes.

Na chegada, as campainhas e lâmpadas devem estar funcionando perfeitamente para não atrapalhar a chegada dos amigos e em conseqüência dos bons fluídos. O que ocorre é que qualquer situação que irrite os visitantes ou moradores faz com que as pessoas emitam energias negativas no local, mesmo que apenas em pensamento, mas é suficiente para causar desarmonia e afastar a prosperidade.

A porta principal deve estar em ótimo estado para receber o “Chi”. Limpeza, pintura em ordem, sem pontos de ferrugem ou madeira comida. A porta deve abrir-se com facilidade e ter as dobradiças bem lubrificadas. Nunca coloque móveis ou entulhos atrás das portas, que precisam se abrir por completo e livremente para facilitar a entrada do 'Chi'.

Harmonia no quarto

No canto superior direito em relação à porta de entrada coloque um símbolo do amor. Prefira símbolos impessoais , como o sol e a lua juntos ou um outro elemento da natureza e objetos duplos como um casal de gatos em madeira.

Acima da cabeceira coloque um quadro ou pôster da natureza. Evite pôr-do-sol que representa energia em declínio. Cores suaves e estimulantes são bem-vindas.

Todos os cantos superiores devem ser tratados através da cor, espelho redondo (desde que não reflita ninguém dormindo), par de objetos ou símbolos de amor para você.

Se houver um armário no local, pode ser colocado dentro dele um ou dois quartzos rosas, pedra que simboliza o amor.



Desenvolvimento

Os grandes estudiosos de Feng Shui do passado praticavam, juntamente com essa arte, a Medicina Tradicional Chinesa e também o Chi Kun o Tai Chi e o Nai Kun. Tais práticas sempre estiveram juntas, pois um médico chinês entende que se uma pessoa tem algum problema, isso foi gerado por algum desequilíbrio. Então, os antigos iam até a casa do paciente olhar o que pode estar errado e o que pode ter gerado a desarmonia, conseguindo, assim, duas formas de diagnóstico e tratamento.

Hoje em dia, o Feng Shui é praticado em todo o mundo. Seu maior desenvolvimento acontece em Hong Kong, Malásia, Singapura e Taiwan. Embora sua origem seja chinesa, os próprios chineses perderam o conhecimento dessa arte, principalmente pelas conseqüências da Revolução Cultural.

Os valores foram invertidos, e muito da cultura tradicional chinesa foi esquecida e deixada em segundo plano. Aliás, é interessante notar a inversão de valores do ocidente com o oriente. O ocidente procura o oriente, em suas práticas milenares como a acupuntura, as massagens, as lutas marciais, alimentação e modo de se vestir. E o oriente está cada vez mais se ocidentalizando, buscando valores diferentes dos de sua cultura e, podemos até dizer, valores principalmente baseados no materialismo.

Atualmente, além das "capitais" do Feng Shui, a Europa e os Estados Unidos têm tido um grande desenvolvimento desta prática, embora nem sempre preservando a tradição verdadeira. Muitas pessoas e praticantes aderem ao Feng Shui após terem certas idéias formadas, sendo muito difícil andar por um novo caminho, sem trazer a poeira e as influências dos anteriores. Infelizmente, isso tem contribuído para a desvirtuação atual do sistema, ficando a cargo do leitor e estudioso a diferenciação dos conceitos verdadeiros e dos aspectos falsamente chamados "técnicas de Feng Shui."

O Feng Shui não oferece cura para todos os problemas da humanidade. Ele não traz sucesso da noite para o dia, nem é uma mágica milagrosa. Mas, se seus conceitos forem cuidadosamente aplicados, ele fará a vida do praticante mudar de rumo.

Em Hong Kong, uma das capitais mundiais do Feng Shui, praticamente todas as pessoas, desde as mais humildes até os maiores magnatas, não mudam sequer uma mesa de lugar sem antes consultar um especialista de Feng Shui. Quando casas são construídas, o estudo do Feng Shui é realizado desde a escolha do local até o dia da sua inauguração.

Talvez a história mais famosa e intrigante do mundo do Feng Shui seja a de dois bancos em Hong Kong. De um lado o Banco da China, de outro o de Hong Kong. Estes dois bancos utilizaram as diretrizes do Feng Shui em todo o projeto de seus novos prédios.

Para se ter uma idéia, o banco de Hong Kong demoliu sua antiga sede para construir a nova. Mais ainda, ele comprou o terreno na frente do futuro prédio - lembrando que lá é um dos mais caros metros quadrados do mundo – e o doou para o governo, na condição de que nada fosse construído naquele local. Desse modo, ficou assegurado para o banco uma magnífica vista, sem correr o risco de no futuro algum prédio ser construído na frente, e abalar o Feng Shui da sede. Nesta técnica, os vizinhos com energias negativas, como um depósito de ferro velho, um cemitério ou mesmo um hospital pode abalar o sucesso do empreendimento.

Enquanto isso, o outro banco, o da China, assegurou o direito de construir o prédio mais alto de toda Hong Kong, e de toda a China (simbolizando um poder para si próprio). A construção do banco da China foi interrompida até que o banco de Hong Kong ficasse pronto, sendo possível, assim, alterar-se o projeto final.

A construção do banco de Hong Kong foi a mais cara de todos os tempos, custando US$ 679 milhões. Sem dúvida o dinheiro gasto está trazendo resultados fabulosos, pois esta instituição tem faturado anualmente cerca de US$ 2,5 bilhões.



Fontes: Vera Caballer, Franco Guizzetti: Consultores e Profº de Feng Shui, Bioenergias, Yoga e Oráculos e Theresa Mônica Gonçallves Consultora do NATURALI Garden Center