A cada ano as técnicas de gestão de pessoas vão sendo incrementadas, assim como as invenções tecnológicas. Existem diversos mecanismos para treinamento e desenvolvimento de pessoal, mas é importante fazer uma análise minuciosa da empresa e do mercado antes de escolher as ferramentas. A especialista em gestão de pessoas da Associação Brasileira de Recursos Humanos, Maria Lúcia Salaverry Félix, destaca nove das principais tendências estratégicas que terão impacto nas organizações do século XXI.
A primeira é a competitividade e a concorrência acirrada. Este item deve ser levado em consideração para a elaboração de projetos para o desenvolvimento de gestão de pessoas. Outra tendência importante é a gestão constante das mudanças. A empresa não deve usar as mesmas estratégias por muito tempo, pois é preciso se adaptar a realidade do momento. De nada adianta aperfeiçoar a tecnologia e continuar preparando os colaboradores para o mercado do século passado, por exemplo. As ferramentas de desenvolvimento de pessoal devem ser constantemente avaliadas e atualizadas sempre que necessário.
O terceiro item a ser observado são os grandes avanços tecnológicos. A tecnologia não diz respeito apenas ao maquinário da fábrica, mas também a chamada tecnologia da informação, bem como os modernos softwares de treinamento de pessoal e outros.
A busca constante de agregação de valor é outra tendência forte, principalmente no setor de base florestal, onde os produtos industrializados estão ganhando cada vez mais espaço no mercado.Outra tendência citada pela especialista é considerar o RH estratégico para a competitividade da empresa, pois a produtividade ainda depende muito das pessoas.
A tendência de número seis é desvendar o conceito de parcerias, onde os parceiros trabalham por interesses mútuos e nunca individuais. As parcerias devem somar para todos.
O aprendizado como uma prática constante também está na lista das principais tendências estratégicas, já que o conhecimento está sempre em desenvolvimento. Outro tópico fundamental é a forte preocupação com a ética, visando manter a credibilidade do mercado. Em último lugar vem a busca de aumento da lucratividade, que é muito importante, mas, não deve ser o foco principal e sim um resultado de todo o processo.
Para as pessoas, o gosto pelo desafio e pelo aprendizado e a disposição para contribuir são fatores atualmente muito valorizados no mercado. Já, os bons profissionais modernos valorizam empresas competitivas que cultivam um ambiente empreendedor, oferecem recompensas e reconhecem a importância de cada profissional em todo o processo produtivo.
Os bons profissionais também valorizam as grandes oportunidades de desenvolvimento, a possibilidade de equilíbrio entre a vida profissional e a vida pessoal, além de um plano de carreira.
Para as empresas é importante manter um resultado sustentado; alta produtividade; competência, compromisso e confiança; remuneração conforme desempenho; poucas promessas à respeito da manutenção de empregos; reter e motivar os melhores empregados e proteger seu capital intelectual.
Criação de valor
Para a grande maioria das empresas é indicado criar valor e perpetuidade, minimizar riscos, maximizar dividendos, oferecer credibilidade e reconhecimento.
Tanto para as pequenas como para as médias e grandes empresas a organização é um fator base para alcançar resultados positivos. Para isso é necessário planejar a diferenciação do produto, o aprendizado contínuo dos colaboradores, a inovação de produtos e processos e disseminar o conhecimento coletivo sobre a empresa e o que ela oferece ao mercado.
Para manter o seu capital humano a empresa deve investir em conhecimento, valorizar a experiência, manter bom relacionamento com os colaboradores, oferecer recompensa e permitir a formação de carreira.
Uma boa empresa preocupa-se também com a comunidade e com sua imagem perante ela. Para isso é preciso atender as expectativas do cliente, trabalhar com integridade, ética e segurança. Além disso, é dever da empresa oferecer equilíbrio no eco-sistema. A empresa que oferece qualidade de vida a seus colaboradores também soma muito valor perante a comunidade e clientes.
As empresas que se destacam no mercado são voltadas ao mercado, ouvem a voz do cliente e percebem seus desejos. Definem claramente sua filosofia empresarial, bem como missão, visão, valores e princípios e os seguem.
Estas empresas também estabelecem suas estratégias de negócio e analisam constantemente o mercado. Quanto a equipe buscam líderes que se identifiquem com sua filosofia, investem no time e aprendem a gerir momentos de crise com aprendizado contínuo.
Empresas de alta performance possuem equipes de alta performance e desenvolvem cultura de execução, como disciplina e parte integrante da estratégia. Execução é o principal trabalho do líder e deve ser um elemento-chave na cultura da organização.Equipes de alta performance possui clareza na definição de objetivos e metas; papéis claramente definidos; comunicação clara; participação equilibrada e consciência do processo de trabalho em equipe.
No entanto, empresas de alta performance geram ações a fim de atrair e formar equipes de alta performance. Umas das principais ações para manter estes profissionais na empresa é a motivação, que deve ter o propósito de tornar as pessoas mais felizes e em condições de gerar resultados.
A preocupação com o bem estar dos colaboradores, além de ser um ato humano é ético é uma estratégia de sucesso comprovado. Uma prova disso é um estudo elaborado pela Revista Exame, em 2004 onde foi constatado que as 500 maiores empresas do País alcançam 12,40% de rentabilidade anual, enquanto as 150 melhores empresas para trabalhar lucram 17,2%. E, as 10 melhores empresas para trabalhar conseguem 20,7% de rentabilidade.
Garantia do sucesso
Para trilhar o caminho do sucesso normalmente as empresas precisam mudar sua cultura e seus valores, o que é um desafio a ser superado. A adoção de processos que garantam a filosofia é outro desafio a ser vencido. No entanto, não basta conquistar o sucesso, é preciso mantê-lo e para isso é fundamental ter pessoas comprometidas com a empresa. Então é necessário escolher as pessoas certas e investir constantemente em treinamento e desenvolvimento.
A definição clara dos papéis a ser desempenhado é um fator importante para o sucesso, pois se cada colaborador centrar sua energia e concentração em uma especialização conseguirá fazer o trabalho com excelência. Isso não o impede de ter conhecimento das outras funções. Mas, o chamado funcionário multidiciplinar foi uma tendência nos anos 90 a fim de economizar mão-de-obra e não deu certo. Hoje é a especialização que está em alta e se as empresas investirem no capital humano todo o mercado ganha.
A comunicação também é a grande aliada deste século, então um processo de comunicação estruturado para os públicos internos e externos é requisito para o sucesso.
A avaliação de desempenho, a remuneração lincada a resultados e performance, o plano de retenção de talentos, o plano de sucessão, a valorização e reconhecimento dos heróis são projetos importantes para o bom andamento de uma organização.
Prioridades
Entre as prioridades para a gestão de pessoas é importante ter um RH alinhado às estratégias do negócio; conhecer o negócio; conhecer profundamente a cultura empresarial e ser um grande disseminador; identificar as competências do negócio; identificar as competências individuais; foco no desenvolvimento das lideranças; criar um excelente clima de trabalho; Proporcionar o desenvolvimento dos empregados; implantar o conceito de qualidade de vida.A comunicação é o principal instrumento para o comprometimento do time, por isso deve ser bem desenvolvida. Dar e receber feedback (retorno), saber ensinar e fazer endomarketing também são boas ferramentas.
Ao fazer a gestão de pessoal é preciso quebrar paradigmas promover a liberdade de pensar e agir e encorajar a troca das melhores práticas. Isso estimula a participação dos colaboradores e gera melhores resultados para a empresa.Gerar o comprometimento nas equipes é o grande desafio das empresas. De acordo com a especialista em gestão de pessoas da Associação Brasileira de Recursos Humanos, Maria Lúcia Salaverry Félix, uma das formas de conseguir o comprometimento da equipe é despertar o orgulho pelo trabalho que realiza.
Também é importante ter uma excelente comunicação interna, incentivar a criatividade e inovação. Mas, diante tudo, “o orgulho é uma forma motivadora, poderosa e duradoura”, afirma a especialista.Para despertar o orgulho é preciso esclarecer repetidas vezes o que exatamente faz a diferença e porque. É preciso estimular a memória, tanto real como imaginária. Também causa um bom efeito celebrar tanto os “degraus” como os “patamares” e elaborar e repetir as histórias mais marcantes de sucesso. |