MENU
Adesivo
Agrossilvicultura
Bioenergia
Editorial
Embalagem
Especial Argentina
Evento
Feiras
Habitação
Liderança
Madeira – Jatobá
Madeira – Teca
Mercado - Japão
Mercado – Peru
Móveis
Pinus Elliotti
Sustentabilidade
E mais...
Anunciantes
 
 
 

REVISTA DA MADEIRA - EDIÇÃO N°86 - DEZEMBRO DE 2004

Feiras

Interzum 2005 aponta fortalecimento com mercado alemão

As relações comerciais entre o Brasil e Alemanha tem se fortalecido nos últimos anos e hoje o Brasil já se posiciona em 25º lugar no ranking dos principais mercados de onde a Alemanha vende seus produtos.

No setor mobiliário, o Brasil tem condições de ampliar consideravelmente os laços desta parceria, já que no universo dos 50 países que mais produzem móveis, o Brasil se encontra na 10º posição. As exportações da indústria moveleira do Brasil vem crescendo continuamente junto as 25 maiores nações exportadoras de móveis. Os principais mercados compradores de móveis brasileiros são os Estados Unidos e a Europa, com partes iguais. O Brasil enfrenta concorrência em mercados já saturados, altamente sofisticados e extremamente exigentes.

Para alcançar uma boa posição é preciso conhecer as tendências que determinarão, no futuro, o mercado moveleiro global. É necessário conhecer os desenvolvimentos técnicos que otimizarão a produção. Esta também é a posição

Markus Majerus Majerus, da Koelmesse GmbH , empresa que organiza a cada dois anos a Interzum, na cidade de Colônia( Alemanha)

A Interzum Cologne possibilita uma visão compacta das tendências globais, além de reunir compradores de várias partes do mundo. A Interzum reúne a cada dois anos mais de 60 mil visitantes de mais de 100 países para dialogarem com importantes parceiros comerciais. Além disso, a feira conta com divulgação em cerca de 60 países, através da presença de 800 jornalistas, em média.



Através de uma visionária apresentação de pavilhões, dos foros, do campus e da visão completa da estrutura do sistema, a Interzum estimula o diálogo técnico, criando espaço para discussões e para a troca de idéias e visões. Na medida que esta feira enfoca a criação dos espaços vitais do amanhã, ela conquista, com temas construção de navios, de automóveis, de trens e de aviões, bem como com a decoração de paredes, tetos e fachadas, atraentes para futuros negócios.

Um importante pilar no conceito deste evento é o interzum-campus, como uma forma moderna de presença na feira. Por detrás dele encontra-se um conceito de participação totalmente novo, ampliando a oferta já existente. Empresas, pessoas e instituições, que até agora não se encontravam em uma estrutura organizada na feira ou que não estavam integradas de uma maneira tradicional, podem a partir de agora, participar no campus. Desta maneira, a Interzum promove uma troca interdisciplinar. O campus completa a oferta da Interzum nos setores materiais e superfícies, ferragens, vidro e iluminação, fabricação de estofados e acolchoados, bem como no setor da indústria de móveis modulares para montagem de cozinha, de escritório e estantes.

O campus foi especialmente criado para participantes da feira, que não exibem amostra, mas cuja oferta se encontra no setor de Know-how e serviços. No setor materiais e superfícies, por exemplo, apresentam-se além de institutos de pesquisa, associações e editoras, empresas que fabricam colas, substâncias adesivas e impermeabilizantes. Profissionais de desenvolvimento de tecnologias de proteção de madeiras, de processamento e de estampagem são grupos-alvo, da mesma forma como profissionais que oferecem serviços nos setores de design, arquitetura, consultoria e tecnologia de processos industriais.

Será reunido na feira o know-how pertinente à estrutura de criação de valores, relativa aos materiais básicos, à tecnologia de processos, à administração, ao IT e à inovação. Através disto, a Interzum ganha não somente em atratividade, ela se transforma muito mais em um local , onde serão articuladas opiniões e teses relevantes ao setor e a partir do qual partirão os impulsos para o futuro.

Um importante fator da Interzum 2005 é novamente o tema design. Com o prêmio Interzum Design Award, a ser conferido internacionalmente pela terceira vez, a Koelnmesse evidencia a força inovadora e o alto grau de enfoque em design pela indústria de fornecedores. O Interzum award: intelligent material & design transmite, nas categorias “materiais e superfícies”; “ferragens”, vidro e iluminação “e fabricação de estofado e acolchoados”, a valorização e o know-how técnico dos produtos apresentados na feira aos profissionais com poder de decisão na modelagem industrial e arquitetura. Os produtos premiados e expostos durante a feira serão em seguida reunidos no anuário interzum-design, editado em dois idiomas.

A Interzum Cologne baseia-se em uma tradição de longa data. Ela iniciou em 1959 com 255 expositores e 18.800 visitantes, tornado-se uma tradição. Com o evento em 2003, a Interzum Cologne reforçou uma vez mais sua função de plataforma global de comunicação e negócios, onde 54 mil visitantes vieram de 130 países para participarem desta feira, que contou com aproximadamente 1.500 expositores.

Para a Interzum 2005, durante cinco dias serão apresentados, em cinco pavilhões, com uma área bruta para exposições de 170 mil metros quadrados, produtos, tecnologias, desenvolvimentos e tendências de design do setor de fornecedores. A feira é promovida a cada dois anos e apresenta matérias-primas e peças de fornecimento para fabricação de móveis modulares para montagem e de cozinha, construção de interiores, máquinas, bem como materiais e acessórios para a fabricação de estofados e colchões, inclusive materiais de revestimento de couro. Além disto são apresentados também produtos semi-acabados para móveis modulares para montagem, móveis de escritório e estantes.