|
Editorial |
Resíduos agregam valor |
Por muitos anos a oferta abundante de madeira dificultou a expansão de outros segmentos. A indústria de painéis surgiu da necessidade de incorporar valor, projetando uma limitação na oferta futura.Hoje o próprio resíduo é motivo de grande interesse. A bioenergia surge como uma grande alternativa para geração de energia elétrica no País, fortemente dependente dos recursos hídricos.
Pequenos projetos de geração de energia podem surgir em regiões onde a oferta abundante de resíduos, até mesmo agrícolas, é considerado um problema. A iniciativa de empresários em voltarem sua atenção a este tema ainda é muito pequena, mas tem muita perspectiva.
Por outro lado, outros segmentos também se movimentam para resolver eternos problemas nacionais. A madeira destinada para fins de habitação popular pode e deve ser uma iniciativa incentivada. O déficit habitacional brasileiro que supera as seis milhões de moradias para não ter perspectivas de solução a curto prazo. A madeira pode vir a ser uma alternativa de baixo custo, facilidade e abundância, especialmente em algumas regiões do país. Cabe também ao empresário visualizar este segmento como uma importante alternativa de negócios, respaldado por apoio de governo e entidades afins.
|
|