MENU
Bioenergia
Congresso
Madeiras Tropicais
Manejo
Mercado MS
Mercados
Móveis
Resíduos
Anunciantes
 
 
 

REVISTA DA MADEIRA - EDIÇÃO N°85 - NOVEMBRO DE 2004

Madeiras Tropicais

Madeira estimula desenvolvimento industrial

A utilização da madeira pelo homem possui uma longa e interessante história, transcorrida numa evolução, nem sempre constante através dos tempos, acompanhando o desenvolvimento da civilização humana. Nas antigas civilizações, destaca-se à do Antigo Egito, com suas sofisticadas peças de mobiliário e embarcações, manufaturados para reis e príncipes desde 3000 anos antes de Cristo.

Com a Revolução Industrial houve um grande avanço para o uso da madeira, em virtude do aparecimento das máquinas movidas a vapor, época em que surgiram as primeiras máquinas laminadoras por faqueamento, assim como o torno desfolhador, que impulsionaram destacadamente a laminação, que passou a ser, então, a base do surgimento da indústria de compensados.

No século XX, houve o derradeiro impulso, e durante a Segunda Guerra Mundial, por exemplo, já se destacava o uso da madeira com elevada tecnologia, destacando-se a indústria aeronáutica, na produção em larga escala da aeronave de ataque inglesa “De Havilland 98”, o “Mosquito”, que possuía estrutura inteiramente confeccionada em madeira.

Notadamente, após a Segunda Guerra, o emprego da madeira foi ampliado e diversificado como em nenhuma outra época. Surgiram, então, novas indústrias e novos produtos fundamentados no desenvolvimento tecnológico, com a automação das máquinas, sofisticados sistemas de programação automáticos, máquinas modulares, e linhas completas de máquinas automáticas de produção contínua.

Todavia, para a atual e futura evolução, tornou-se fundamental um conhecimento científico mais profundo da madeira. Desenrolaram-se inúmeras pesquisas e trabalhos científicos, e as áreas de estrutura a base de madeira, ultraestrutura celular, estrutura molecular dos constituintes químicos da parede celular, tem constantemente revitalizado o meio científico como, também, a indústria madeireira, permitindo um horizonte de novos e diversificados produtos originados da madeira.

Tais produtos possuem alta qualidade, usos mais específicos e custos mais competitivos. A ciência básica e tecnológica continua em evolução, pois a base científica constitui uma fundamental ferramenta de consolidação do desenvolvimento industrial madeireiro. A perspectiva futura apresenta um amplo horizonte, em decorrência do emprego de novas espécies, assim como árvores desenvolvidas por engenharia genética, como já acontece nas principais indústrias do setor de papel e celulose.

Neste sentido, o Brasil se coloca numa situação privilegiada, já que a Amazônia, junto com a Mata Atlântica, possuem a maior diversidade florestal do planeta. Provavelmente, algumas espécies tecnológica e botanicamente ainda desconhecidas, enquanto que na Europa ocorrem, naturalmente, apenas 10 espécies de coníferas e 51 espécies de folhosas.

A Amazônia, por sua vez, possui 3.650.000 km² de florestas contínuas. Em uma análise por satélite da Amazônia, foram identificados 104 sistemas de paisagens, o que revela uma alta diversidade e complexidade de ecossistemas. A biodiversidade torna-se cada vez mais valorizada como fonte potencial de informações genéticas, químicas, ecológicas, microbiológicas, e outras.

A diversidade de árvores na Amazônia varia entre 40 e 300 espécies diferentes por hectare. Das 250.000 espécies de plantas superiores da terra, 170.000 (68%) vivem exclusivamente nos trópicos, sendo 90.000 na América do Sul.

Florestas

As florestas de Igapó ocorrem em solos que permanecem alagados durante cerca de seis meses, em áreas próximas aos rios. As árvores podem atingir até 40 metros de altura e raramente perdem as folhas - geralmente largas para captar a maior quantidade possível de luz solar. Nas águas aparecem as folhas da vitória-régia - que chegam a ter 4 metros de diâmetro. Ocorrem associadas aos rios de água branca.

Nas Florestas de Várzea as árvores são de grande porte (até 40 metros de altura) e apresentam características semelhantes ao igapó - embora a várzea apresente maior número de espécies. Ocorrem associadas aos rios de água preta.

As Florestas de Terra Firme apresentam grande porte, variando entre 30 e 60 metros; o dossel é contínuo e bastante fechado, tornando o interior da mata bastante úmido e escuro. Esta formação está presente nas terras altas da Amazônia e mescla-se com outros tipos de associações locais, como os campos e os cerrados amazônicos.

As Caatingas do Rio Negro são caracterizadas pela presença de árvores mais baixas, com troncos finos e espaçados. Situadas sobre areias brancas, lavadas e pobres do rio Negro.



Madeiras do Brasil

ANGELIM-PEDRA (Hymenolobium)

CARACTERÍSTICAS: cerne marrom-amarelado claro, diferente do alburno marrom-claro. Tem um acentuado aspecto fibroso na figura tangencial, devido à proeminência do parênquima axial, fibras e linhas vasculares, granulação ondulada, textura áspera, sem brilho e sem odor característico.ALGUMAS APLICAÇÕES: fácil para trabalhar, construção civil, os móveis têm um bom acabamento e são muito duráveis

DENSIDADE: madeira de densidade média, com 13% de umidade tem 785 kg/m3, verde tem 1.210 kg/m3 , seca muito rapidamente.



CEDRO (Cedrela Odorata)

CARACTERÍSTICAS: cerne cor-de-rosa escuro, alburno cor-de-rosa claro, gosto amargo, odor aromático, granulação ondulada, sem brilho ou brilho moderado.

ALGUMAS APLICAÇÕES: móveis, compensados, caixilhos, construção naval, trilhos para janelas, muito fácil para trabalhar com jato de areia, broca e plaina.

DENSIDADE: madeira de densidade média, com 13% de umidade tem 485 kg/m 3, verde tem 635 kg/m 3 , fácil de secar, seca rapidamente ao forno ou ao ar livre.



CEREJEIRA (Amburana Caerensis)



CARACTERÍSTICAS: odor aromático e gosto amargo, granulação encadeada, textura média, brilho moderado, cerne e alburno marrom-amarelados claros.

ALGUMAS APLICAÇÕES: móveis, cadeiras, artigos para decoração, armários, portas e outros.

DENSIDADE: madeira de densidade média, com 13% de umidade tem 610 kg/m 3, verde tem 895 kg/m 3 , seca rapidamente ao forno e muito devagar ao ar livre.



CUMARU (Dipteryx Odorata)



CARACTERÍSTICAS: sem odor ou gosto característicos, cerne marrom-amarelado, alburno marrom.

ALGUMAS APLICAÇÕES: construção de interiores e exteriores, material para soalho, resistente a fungos, carunchos marinhos, construção naval, tornearia.

DENSIDADE: madeira densa, com 13% de umidade tem 1.070 kg/m 3, verde tem 1.300 kg/m 3 , seca muito devagar ao ar livre e um pouco mais ligeiro ao forno.



CURUPIXÁ (Micropholis Venulosa)



CARACTERÍSTICAS: sem odor ou gosto característicos, granulação ondulada, cerne marrom-claro, alburno marrom-claro.

ALGUMAS APLICAÇÕES: móveis, compensados, construção civil, fácil para trabalhar, tornear, tem um bom acabamento.

DENSIDADE: madeira de densidade média, com 13% de umidade tem 805 kg/m 3, verde tem 1.235 kg/m3, seca muito rapidamente ao forno ou ao ar livre.



GOIABÃO (Pouteria Pachycarpa)



CARACTERÍSTICAS: sem odor ou gosto característicos, cerne e alburno amarelo-claros, granulação lisa ou encadeada.

ALGUMAS APLICAÇÕES: material para soalho, móveis, compensados, uniforme para ser trabalhada e dar acabamento

DENSIDADE: madeira densa, com 13% de umidade tem 935 kg/m 3, verde tem 1.215 kg/m 3, seca muito devagar ao ar livre e um pouco mais ligeiro ao forno.



IPÊ (Tabebuia)



CARACTERÍSTICAS: sem odor ou gosto característicos, alburno amarelo, cerne verde-oliva escuro, às vezes marrom-escuro, granulação encadeada, textura média.

ALGUMAS APLICAÇÕES: material para soalho, construção civil, caixilhos e quadros de portas, altamente resistente, excelente para perfurar com broca ou jato de areia. DENSIDADE: madeira altamente densa, com 13% de umidade tem 1.103 kg/m 3, verde tem 1.315 kg/m 3 , seca rapidamente ao forno ou ao ar livre.



JATOBÁ (Hymenaea Courbaril)



CARACTERÍSTICAS: sem odor ou gosto característicos, cerne marrom-escuro, alburno marrom-claro, granulação encadeada, textura média.

ALGUMAS APLICAÇÕES: material para soalho, construção civil, caixilhos e quadros de portas, altamente resistente, vigas, lascas, cortes transversais, muito bom acabamento, artigos esportivos, instrumentos musicais.

DENSIDADE: madeira altamente densa, com 13% de umidade tem 921 kg/m 3, verde tem 1.275 kg/m 3 , seca rapidamente ao forno ou ao ar livre.



LOURO-VERMELHO (Nectrandra Rubra)



CARACTERÍSTICAS: sem odor ou gosto característicos, alburno e cerne marrom-amarelados claros, granulação encadeada, textura média.

ALGUMAS APLICAÇÕES: móveis, construção civil, caixilhos e quadros de portas, altamente resistente

DENSIDADE: madeira de densidade média, com 13% de umidade tem 690 kg/m 3, verde tem 1.100 kg/m3 , seca devagar ao forno e ao ar livre.



MARUPÁ (Simarouba Amara)



CARACTERÍSTICAS: cerne e alburno cor-de-palha indistintamente, granulação lisa, textura média, brilho moderado.

ALGUMAS APLICAÇÕES: fácil para trabalhar, cola bem, pode ser usada em móveis, instrumentos musicais, é muito boa para molduras.

DENSIDADE: madeira de densidade média, com 13% de umidade tem 445 kg/m 3, verde tem 1.155 kg/m3, seca muito rapidamente ao forno ou ao ar livre.



MASSARANDUBA (Manilkara Elata)



CARACTERÍSTICAS: sem odor ou gosto característicos, cerne marrom-escuro, alburno marrom-amarelado claro, granulação lisa, brilho moderado, textura fina.

ALGUMAS APLICAÇÕES: construção civil, material para soalho e outros, muito resistente.

DENSIDADE: madeira altamente densa, com 13% de umidade tem 1.010 kg/m 3, verde tem 1.320 kg/m3 , seca rapidamente ao forno ou ao ar livre.



MUIRACATIRA (Astrnium Lecointei)



CARACTERÍSTICAS: faixas vermelho-escuras, granulação ondulada ou levemente encadeada, brilho moderado, gosto e odor característicos.

ALGUMAS APLICAÇÕES: construção em interiores e exteriores, muito durável, fácil de perfurar com jato de areia, broca, aplainar, serrar, colar, folhear, dá uma superfície muito lustrosa.

DENSIDADE: madeira densa, com 13% de umidade tem 945 kg/m 3, verde tem 1.225 kg/m 3, seca muito rapidamente ao ar livre ou ao forno.



PAU-AMARELO (Euxylophora Paraensis)



CARACTERÍSTICAS: sem odor ou gosto característicos, cerne e alburno amarelos, textura média.

ALGUMAS APLICAÇÕES: móveis, construção naval, fácil de tornear, de perfurar a jato de areia ou broca, dá uma superfície muito lustrosa.

DENSIDADE: madeira de densidade média, com 13% de umidade tem 835 kg/m 3, verde tem 1.225 kg/m3, seca muito rapidamente ao forno.



PAU-MARFIM (Agonandra Brasiliensis/Balfourodendron Riedelianum)



CARACTERÍSTICAS: granulação encadeada, textura fina, sem odor ou gosto característicos, cerne branco-amarelado, alburno amarelo-claro, brilho moderado.

ALGUMAS APLICAÇÕES: móveis, material para soalho, cadeiras, quadros e outros. Fácil para trabalhar, bom acabamento.

DENSIDADE: madeira altamente densa, com 13% de umidade tem 795 kg/m 3, verde tem 1.015 kg/m 3 seca rapidamente ao forno ou ao ar livre.



PEQUIÁ (Caryocar Villosum)



CARACTERÍSTICAS: sem odor ou gosto característicos, cerne e alburno marrom-claros, granulação encadeada, textura média.

ALGUMAS APLICAÇÕES: material para soalho, móveis, construção civil e naval, caixilhos e quadros de portas, uniforme para ser trabalhada e para dar acabamento.

DENSIDADE: madeira com densidade média, com 13% de umidade tem 790 kg/m 3, verde tem 1.210 kg/m 3 , seca muito devagar ao forno e ao ar livre.





SUCUPIRA (Bowdichia Nitida)



CARACTERÍSTICAS: sem odor ou gosto característicos, cerne marrom-escuro, alburno cinza-amarelado, granulação encadeada.

ALGUMAS APLICAÇÕES: material para soalho, construção civil, caixilhos e quadros de portas, altamente resistente, vigas, lascas, cortes transversais.

DENSIDADE: madeira altamente densa, com 13% de umidade tem 1.101 kg/m 3, verde tem 1.310 kg/m 3 , seca rapidamente ao forno, mas com muita dificuldade ao ar livre.