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REVISTA DA MADEIRA - EDIÇÃO N°84 - OUTUBRO DE 2004

Qualidade

Programas de qualidades são a base para competitividade

Para ser competitivo é preciso estar em dia com as exigências do mercado. Neste sentido os programas de qualidade são o primeiro passo rumo à conquista do mercado. Neste sentido, o setor madeireiro conta com o PNQM - Programa Nacional de Qualidade da Madeira, desenvolvido pela Associação Brasileira da Indústria de Madeira Processada Mecanicamente – Abimci.

A empresa participante recebe todas as orientações técnicas, visitas periódicas de auditores independentes e assistência para os ajustes necessários para a certificação. São considerados os processos de produção e recomendadas ações para a redução do risco de perdas de mercado por falta de qualidade, redução de perdas, aumento da produtividade e competitividade e incremento da qualidade.

Os processos de qualidade, dentro das organizações, mudam o comportamento dos funcionários e dos empresários. Além da busca da qualidade total, a globalização da economia força a competitividade e provoca a busca da eficiência. Com isso, muda radicalmente a forma de produzir e atender o cliente, mas a verdadeira revolução dentro das organizações só pode ocorrer se houver uma perfeita harmonia entre a alta tecnologia e a valorização das pessoas.

A International Standards Organization, mais conhecida como ISO é o organismo que estabelece os padrões internacionais de trabalho e de garantia de qualidade nas empresas. Desde 1987 foi criada uma série de normas, conhecidas como ISO 9000, que deram início a um sistema de gestão da qualidade.

A ISO 9000, que muitos acreditam tratar-se do nome do certificado, na verdade apenas estabelece as orientações básicas para a correta seleção e uso das normas, tanto que seus objetivos são esclarecer as diferenças e inter-relações entre os principais conceitos da qualidade e, fornecer diretrizes para seleção e uso de normas que servem para gestão da qualidade interna ( ISO 9004 ) e para garantia da qualidade externa ( ISO 9001, 9002 e 9003 ).

A ISO 9001 define os sistemas de qualidade e modelos para garantia da qualidade externa, para uso quando a conformidade com requisitos especificados tiver que ser garantida pelo fornecedor, durante vários estágios, que podem incluir projeto, desenvolvimento, produção, instalação e assistência técnica. É a mais completa da série, abrangendo um total de 20 itens. Esta norma especifica requisitos de um sistema de qualidade para uso onde um contrato entre duas partes exige a demonstração da capacidade do fornecedor para projetar e fornecer produtos. É a norma utilizada pelas empresas do setor de software (com a ISO 9000-3 como guia para aplicação).

A ISO 9002 define modelos para garantia da qualidade em produção e instalação, para uso quando a conformidade com requisitos especificados tiver que ser garantida pelo fornecedor durante a produção e instalação. Abrange um total de 18 itens. Esta norma especifica requisitos de sistemas de qualidade para uso onde um contrato exige a demonstração da capacidade do fornecedor para controlar os processos que determinam a aceitabilidade do produto fornecido, destinando-se primordialmente à prevenção e detecção de não conformidades e à implementação de meios para prevenir sua reincidência.

A ISO 9003 define modelos para garantia da qualidade em inspeção e ensaios finais, para uso quando a conformidade com requisitos especificados tiver que ser garantida pelo fornecedor somente em inspeção e ensaios finais. Abrange um total de 12 itens. Esta norma especifica requisitos de sistemas de qualidade para uso onde um contrato requer a demonstração da capacidade do fornecedor em detectar e controlar qualquer produto não conforme durante a inspeção e ensaios finais.

A ISO 9004 descreve um conjunto básico de elementos, através do qual se podem desenvolver e implementar sistemas de gestão de qualidade, sendo um guia para aplicação das diretrizes e das normas anteriores. A seleção dos elementos apropriados vai depender de vários fatores, tais como mercado atendido, natureza do produto, processo e necessidades do consumidor. Abrange 20 itens.

Existe uma tendência mundial no sentido do aumento das expectativas do consumidor, em relação à qualidade. Acompanhando esta tendência, houve uma crescente tomada de consciência de que melhorias contínuas na qualidade são freqüentemente necessárias para atingir e assegurar um bom desempenho econômico. A maioria das organizações produzem produtos ou serviços destinados a atender as necessidades do usuário. Estes requisitos são freqüentemente incorporados em especificações, mas que por si só não podem garantir que estes requisitos sejam consistentemente atendidos.

Conseqüentemente, isso tem levado ao desenvolvimento de normas para sistemas de qualidade que complementam as especificações dos produtos ou serviços.No caso da ISO 9004 uma das preocupações principais de qualquer empresa deve ser a qualidade de seus produtos e serviços. Para ser bem sucedida, uma empresa deve oferecer produtos ou serviços que :

- correspondam a necessidade ou aplicação bem definida

- satisfaçam as expectativas dos consumidores

- atendam as normas e especificações aplicáveis

- atendam a requisitos regulamentares da sociedade

- estejam disponíveis a preços competitivos

- sejam providos a custos que proporcionem lucro

Para isto, a empresa deve se organizar de forma tal que, fatores técnicos, administrativos e humanos, que afetem a qualidade, estejam sob controle. Todo este controle deve estar orientado no sentido da redução e, acima de tudo, da prevenção de deficiências na qualidade. Um sistema de gestão da qualidade deve ser desenvolvido e implementado com a finalidade de alcançar os objetivos determinados pela política de qualidade da empresa.

É sempre importante esclarecer que estas normas não dizem respeito ao produto ou serviço, mas sim ao sistema de gerenciamento da qualidade e, principalmente, ao atendimento das exigências do cliente.

A empresa que desejar conseguir um certificado de acordo com as normas da série ISO 9000 deve entrar em contato com organismos certificadores, credenciados pelo INMETRO. O processo começa quando as partes firmam uma proposta que contém as informações básicas da empresa e um resumo da sequência do processo de certificação. Na fase seguinte, a empresa deve apresentar um manual da qualidade, que define como se dará o atendimento às normas. Este manual será avaliado pelo órgão credenciador, que pode sugerir modificações para melhor adaptação às normas.

Depois de pronto o manual, a empresa deve colocar em prática os itens constantes do manual e solicitar uma pré-auditoria, que é optativa. A partir desta pré- auditoria, são levantados todos os problemas, fazendo todas as modificações necessárias, a partir do que, se solicita a auditoria final. Quando esta termina, é feita uma reunião de fechamento, quando são indicados os pontos positivos e negativos, além de se elaborar um relatório formal que pode aprovar a empresa, aprovar condicionalmente ou reprovar. Normalmente, os certificados têm validade por três anos, após o que deve ser feita uma nova auditoria.