MENU
Armazenagem
Editorial
Espécies Alternativas
Eucalipto
Lâminas
Mercado - EUA
Mercado - Móveis
Móveis e Tecnologia
Organização
Pisos
Secagem
Silvicultura
Sustentabilidade
Tecnologia
Valor Agregado
E mais...
Anunciantes
 
 
 

REVISTA DA MADEIRA - EDIÇÃO N°80 - ABRIL DE 2004

Editorial

Diversificar para crescer

Embora as exportações venham apresentando indicadores positivos nos últimos anos, o mercado interno ainda não sinaliza um momento favorável. Alguns segmentos que tem na madeira a sua fonte de matéria prima, como o móvel, vem sofrendo limitações no seu processo de expansão. Prova é que no último ano as vendas do segmento de móveis caíram em média15%, fechando em R$ 8,8 bilhões no seu faturamento total.

O setor hoje mostra um amadurecimento, conquistado por investimentos em tecnologia, design e pesquisa. Mas muito ainda falta por fazer. O design é um grande diferencial para agregar valor ao produto final. E a grande verdade está na indústria do mobiliário da Itália que, mesmo com pouca oferta de matéria prima, o que exige constantes importações, o país é o hoje o maior exportador de móveis de mundo. No último ano o este país superou a US$ 15 bilhões em exportações de móveis, favorecido, sobretudo, por um grande diferencial que elevou consideravelmente o valor final do produto: o design.

No mercado interno as limitações para maior expansão ainda estão atreladas ao baixo poder aquisitivo do consumidor e ao alto custo do dinheiro. A madeira, principal matéria prima, se mostra limitada apenas em alguns casos específicos. A certificação ainda não é decisiva no mercado internacional, mas cresce a tendência em muitos países.

Iniciativas que visem estimular o design como diferencial de produto, aplicação de novas tecnologias que garantam aumento de produtividade e redução de custos e, principalmente, diversificação de mercados ou segmentos, são também soluções que irão permitir o crescimento rápido do setor.