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Editorial |
Opção pelo mercado externo |
Mais uma vez o caminho para as vendas ao mercado externo mostra ser uma opção importante para as indústrias de base florestal. Salutar é manter um equilíbrio com o mercado interno. De um modo geral o desempenho deste setor foi fortemente influenciado pelo bom desempenho no mercado internacional. O crescimento de 24% das exportações brasileiras do último ano sobre 2002, chegando a US$ 5,6 bilhões, também se refletiu no mercado interno. É uma prova de que os produtos brasileiros não só podem aumentar sua presença no mercado externo como também contribuir decisivamente para o bom desempenho conjuntural das empresas do setor.
É importante destacar que as indústrias têm que ter como foco o aumento das vendas também, pelo valor agregado do produto final, isto é, estimular a venda de produtos que incorporem maior valor e portanto gerem mais mão-de-obra em nosso país, impostos e por conseqüência maior resultado final para a empresa.
Saliente-se que o mercado externo não é um privilégio de grandes empresas ou necessariamente com especial foco neste segmento. Opção pelo pequeno, que possui diversas formas de vender no mercado externo, direta ou indiretamente, existem. É imprescindível, entanto, confirmar uma postura exportadora, com adequação de qualidade, persistência e sobretudo determinação. |
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