O painel compensado foi o primeiro invento adequado para aproveitar madeira reconstituída tecnicamente. Os compensados são usados desde os tempos remotos, em móveis antigos e até em tumbas antigas. Um exemplo curioso é de que as sandálias reais de Tutankamon eram de solados de madeira compensada, utilizando madeiras nobres.
Também se encontra na bibliografia especializada a descrição de tecnologia dos compensados semelhantes as atuais, com madeira cortada e cola de origem animal sobre o fogo. A prensagem era feita com sacos de areia sobre o material colado.
Em meados dos séculos XVII-XVIII se empregava as chapas estruturais em caixas ou tábuas de instrumentos musicais como pianos e contrabaixos. As chapas eram coladas no mesmo sentido para formar distintas capas, utilizando uma chapa de madeira nobre como acabamento.
Alguns construtores utilizavam este sistema durante o século XIX para formar curvas mais decorativas do que estruturais. Desta maneira, já naquela época, os marceneiros aproveitavam a facilidade da curvatura dos chapados para economizar madeira sólida. Assim, formavam, por exemplo, o aro das rodas das carruagens e muitos outros produtos.
Em 1830 apareceu nos Estados Unidos a primeira fábrica de laminados, que se destinavam a fabricação de caixas decorativas e embalagens. Durante mais de um século a produção se desenvolveu de forma rudimentar. Só em 1932 começam a aparecer as primeiras prensas, nos Estados Unidos e na Europa. Este sistema melhorou a resistência da colagem em relação a umidade. Em 1930-40 começou a normalização do produto, originada pelo desenvolvimento de novos e melhores adesivos.
A partir dos anos 60 começaram a empregar painéis na construção de paredes internas. As dimensões destes painéis eram de acordo com as prensas utilizadas. Inicialmente as medidas eram entre 240x120 cm.
O uso dos painéis em móveis começou a se fortalecer a partir do século XIX e XX, como material para fabricar os acentos de cadeiras. No final do século XIX começaram a aparecer os móveis curvados, com chapa laminada.
Na mesma época, os painéis começaram a ser utilizados na aviação e na marinha, em paredes internas. O desenvolvimento das hélices em chapas de madeira também foi uma contribuição importante na aviação.
Na automação os painéis de madeira também tiveram uma importância significativa, devido às propriedades resistentes. O famoso Ford T, fabricado em 1908 tinha a carroceira em madeira. Em 1911 a madeira maciça foi trocada por chapas de madeira. Em 1914, o capitão maquinista ferroviário Porokovskikov, desenhou um veículo denominado Vezdekhod, que era capaz de andar sobre qualquer tipo de terreno. A carroceria também era de painel de madeira, colocado sob um chassis de aço.
Na Finlândia, as chapas de madeira surgiram a partir de 1893, com a empresa Wiikari Oy’s de Kiurala. Os painéis eram vendidos principalmente para a fabricação de caixas. Outra empresa finlandesa importante neste segmento foi a Rauter, a primeira a produzir maquinaria para a fabricação de painéis, em 1908.
A produção dos painéis se estendeu com êxito em quase todos os países industrializados, especialmente no Canadá. A primeira fábrica de painéis a se expandir na região de Columbia Britânica, no Canadá, foi a Hamjea Pliywood Company, em 1948. As empresas de Columbia Britânica se mantiveram crescentes até meados dos anos 60, mas, nos anos 80 começaram a sofrer pressão ambiental e a maioria não se mantiveram. Em 1998 havia apenas uma empresa do segmento na região pioneira. A construção de novas fábricas nos Estados Unidos começou a se desenvolver em 1936, junto ao desenvolvimento das chapas de coníferas
Na Indonésia os painéis tiveram uma evolução progressiva ao longo do tempo e, ainda hoje, é um dos mercados mais promissores neste segmento. Produz cerca de 10 milhões de m³, dos quais exporta quase 90%.
Logo surgiram outros tipos de painéis. Os painéis laminados LVL foram inicialmente utilizados para fabricar hélices de avião e outros elementos da aviação durante a segunda Guerra Mundial. O produto começou a ser conhecido no final de década de 1960, nos Estados Unidos.
Na Espanha a fabricação de LVL ocorreu no mesmo período. O produto era direcionado para a fabricação de portas internas. Na mesma época as empresas iniciaram a produção de perfis laminados.
Na Finlândia a principal empresa a fabricar LVL é a fábrica de Kerto, com capacidade anual de 600 mil m³, dos quais exportam quase 90%.
Os painéis OSB surgiram em 1954, nos Estados Unidos, elaborados com cavacos de madeira cruzados e colados, como são feitos até hoje. O êxito do OSB frente a outros painéis ocorreu devido ao preço acessível, por outro lado apresenta uma superfície desuniforme, o que não agrada todos os mercados.
Inicialmente o OSB era usado somente na indústria moveleira. Foi na Europa que o painel começou a ser usado na construção civil, em seguida começou a ser aproveitado nos Estados Unidos, com o mesmo fim. |