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Editorial |
China: um grande parceiro para negócios |
A China se mostra hoje um dos mais promissores mercados para os produtos brasileiros. De um tímido parceiro comercial há alguns anos, a China pulou para o segundo maior importador brasileiro, com destaque para itens como madeira e celulose. Na verdade a China é o segundo maior importador de madeira do mundo, ficando atrás apenas dos Estados Unidos. Hoje, a China produz metade da madeira que consome. Além de fortes limitações nos cortes de árvores na China, o país vem apresentando grande aumento no consumo interno, impulsionado pela expansão da construção civil.
Um mercado potencial de 1,3 bilhão de habitantes, um índice de crescimento anual de 8% na economia e um PIB que atinge US$ 1,7 trilhão são fatores suficientes para voltar nossa atenção a este mercado.
No comércio de madeira alguns ajustes ainda serão feitos, mas exigem nossa atenção às oportunidades apresentadas. Hoje 40% das importações de madeira da China vem do corte ilegal, especialmente de países da Ásia e leste russo. Entretanto este comércio está se reduzindo a tende a acabar. É aí que as oportunidades a países como o Brasil vão aumentar, tanto em volume como em preços.
As opções, entretanto, não se limitam a matéria prima. A China pode ser um grande mercado também para produtos de maior valor agregado. Isso, no entanto, vai depender de persistência, e iniciativas de marketing, que mostrem os produtos brasileiros com mais clareza para os chineses. A presença de empresas brasileiras na China é fundamental para quem deseja efetivamente se estabelecer no mercado externo, pois o país garante volume de compras a todas as empresas e regularidade ao longo de vários anos. |
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