A atualização do equipamento industrial no setor moveleiro tem se tornado uma prática habitual. O setor tem coberto plenamente a etapa de introdução de controle numérico (cnc) em grande escala. Neste momento, as empresas mais competitivas se encontram em processo de robotização, sobre todos os processos logísticos de carga e descarga, assim como de movimento de materiais. Na atualidade, a verdadeira revolução tecnológica que o setor está passando tem relação direta com a inovação dos processos de gestão.
Nos últimos tempos, os setores industrializados estão sendo submetidos a um processo vertiginoso quanto ao lançamento de novos produtos e customização de grande parte de suas coleções. A tendência é oferecer uma grande diversidade ao produto, bem como diferentes acabamentos e desenhos com misturas de materiais como laminados e chapas, cristais, frentes com cores diferenciadas e outras opções.
Com a entrada de novos produtos, ao gosto do cliente, é necessária uma uma gestão semiautomatizada ou automatizada. A substituição dos processos ocorre gradualmente, da mesma forma que a mentalidade dos empresários.
Esta situação vem permitindo as empresas se posicionarem de forma sólida em seu segmento de mercado. Sempre que dispõe de um produto excelente no mercado a empresa ganha fôlego para diversificar ainda mais a produção. Neste sentido, é significativa a vantagem de implementar um sistema de gestão de processo integrada e automatizada.
Ao avaliarmos as empresas líderes em cada um de seus subsegmentos de fabricação, observaremos que sua principal vantagem não é exclusivamente a disponibilidade de um equipamento tecnológico superior. A capacidade de crescimento destas empresas está enfocada no poder de gestionar seus processos produtivos de forma eficiente. Isto permite de forma direta uma melhorada produtividade, serviço adequado m prazos de entrega e atenção ao cliente.
Na avaliação de empresas com bom nível tecnológico e bom produto no mercado, mas que não cumprem com um sistema de gestão sólido constata-se que elas não tem crescido frente a seus competidores.
Neste sentido, a gestão dos processos está marcada pela redução dos ciclos logísticos que economizam tempo e, com isso, agregam valor ao produto. Qualquer melhora no tempo reflete na melhora da produtividade e, em conseqüência, no serviço.
Ao analisar os tempos de fabricação de um determinado pedido (horas) e os prazos de entrega (semanas) se observa que a diferença principal entre eles é na logística interna. Existe a necessidade de uma logística interna de peças (programação de fabricação, tempos de trocas em máquinas seqüência de processos e outros. Também é preciso uma logística interna da informação, bem como o que se deve fabricar, quanto, quando finalizar a fabricação, como controlar o que se fabrica, de quando material a empresa dispõe, que peças faltam para cobrir os pedidos e outros detalhes.
A primeira delas pode resolver, em grande parte, mediante a aquisição de tecnologia produtiva, porém não será otimizada sem uma correta logística da informação, ponto que resolve uma gestão de processo integrada e otimizada.
Analisando de forma mais pormenorizada a gestão de processo integrada, aplicada ao setor madeira-móvel, se pode identificar quais são os principais desafios que devem ter respostas em uma organização com clara vocação de crescimento. Existem muitos desafios, mas com diferenças de importâncias em função do tipo de produto e a orientação da empresa.
Os processos de desenvolvimento de produtos devem realizar-se em menor tempo possível (time to market). O processo é compreendido desde os primeiros esboços até o lançamento do produto. Consiste em decidir a forma do lançamento, através de informações exatas, como dimensões, mecanização, planos de gestão e outros.
Desta forma o desenvolvimento dos primeiros modelos são feitos em um processo lento e com elevado custo. Pois, não basta desenvolver um produto esteticamente interessante, para expor em feira, é preciso que ele seja funcional. Para isso, precisa ser eficiente deste o primeiro pedido e em um prazo curto. Isso é possível quando o produto é desenvolvido minuciosamente.
Para tanto, é necessário trabalhar em uma disciplina baseada em engenharia concorrente e com programas de desenvolvimento de produtos paramétricos e adaptativos. Além disso, devem suportar a transmissão de dados a programas CAM para aumentar a produtividade, conectados diretamente às máquinas CNC que se dispõem.
Assim, devem estar integrados com sistemas que contenham todas as variantes do produto e que permitam definir as referências das peças. Desta forma, a atualização e desenvolvimento do sistema deve ser eficiente e rápido.
Ao definir as referências de vendas, o sistema permite interconectar gestão de pedidos com as necessidades de materiais. Outro procedimento que deve assumir este processo é o manejo ágil e eficiente dos produtos especiais, os quais devem poder ser gerados a partir de estruturas genéricas com poucas variações.
Gestão de pedidos
Operações como verificação da capacidade de produção, materiais disponíveis, confirmação de pedidos, informação da situação do pedido e outros, são questões básicas que uma gestão automatizada pode responder. Para a automatização dar resultados satisfatórios é necessária a gravação de pedidos com toda a informação necessária, principalmente sobre os produtos especiais. Este procedimento evita indefinições, como notas manuscritas com falta de informações, que podem causar prejuízos e perda de tempo.
Para ser funcional, é importante também, que o sistema de gestão de pedidos deve estar diretamente relacionado com o sistema produtivo. Com a integração de dos dois processos é mais fácil encontrar solução para os possíveis erros, dando rápidas respostas às possíveis reclamações.
Gestão produtiva
Desde a referência de venda até a peça necessária para a fabricação, deve existir uma estratégia de gestão que permita identificar de forma clara quais os matérias pertencem ao estoque e quais estão sendo usados nos pedidos, por exemplo. Também é preciso programar previamente a necessidade de materiais para lançamentos de produtos e lançar a informação no sistema com antecedência. Desta maneira, a empresa disponibilizará das informações necessárias tanto para a fabricação tanto de lançamentos como de produtos convencionais. No entanto, é preciso estabelecer ordens de fabricação unificadas por critérios de otimização de processo.
Um dos principais problemas que se enfrenta neste processo é a necessidade de finalizar fases, ordens, operações, controle de estoques e outros. Por isso é necessário que, paralelamente a automatização da gestão, exista uma disciplina e método de trabalho que permita dispor de informações em tempo real.
Expedição
Como requisito básico neste processo é necessário que a empresa estabeleça um sistema de gestão de subconjuntos de peças, ao invés de peças únicas. Assim, a empresa fecha pedidos em maior escala, economizando em transporte, além de induzir uma venda maior.
Isto implica em conhecer a tempo as necessidades do cliente para realizar a montagens prévias. Assim que tiver o pedido deve-se analisar o volume do pedido, bem como o peso, para agilizar o sistema de transporte.
Contato com o cliente
O processo de contato com o cliente para realização de pedidos ainda requer atenção telefônica, principalmente para clientes novos. Mas, a partir de um acordo, entre cliente e fornecedor, é possível realizar os pedidos através da Internet, uma forma rápida e econômica. Esta ferramenta é a mais viável no caso de contatos internacionais, onde também deve ser estabelecido um canal de comunicação funcional.
Gestão integral
O Instituto Tecnológico do Móvel, Madeira e Embalagem e Afins, Aidima, situado na Espanha, vem desenvolvendo um sistema de gestão de processo para a indústria do móvel. Baseado em uma potente ferramenta de informática, o sistema propõe uma troca entre a filosofia de trabalho e os fabricantes de móveis. A metodologia usada permite controlar o conjunto das ações produtivas e seus custos.
Este novo conceito de organização integral, denominado Gdp-Aidima (Gestão de Processos), abrange a totalidade das atividades econômicas da empresa, desde o desenho, o aproveitamento de matéria-prima e produção, até a embalagem, a distribuição e gestão de armazenagem, passando pela gestão contábil, financeira e comercial.
Este sistema estabelece uma metodologia de trabalho baseada em uma ferramenta informática de mais de um milhão de linhas de programação que permite capturar desenhos CAD e gerar fichas para a troca de dados. Admite, portanto, a importação e exportação de múltiplos documentos e proporciona lincks para o comércio eletrônico.
O Gdp-Aidima se configura assim como o primeiro sistema de informações para a planificação de recursos empresariais programado especialmente para a indústria de móveis e traz 18 horas de trabalho.
Este novo método, resultado de dois anos de trabalho, é a resposta derivada dos conhecimentos adquiridos por AIDIMA durante seus 18 anos de convivência com a indústria espanhola do móvel para satisfazer as necessidades produtivas do setor que permite configurar um sistema a partir da experiência. |