MENU
Argentina
Certificação
Editorial
Feiras
Madeira Alternativa
Mercado
Móveis e Tecnologia
Pinus
Pragas
Transporte e Manejo
E mais...
Anunciantes
 
 
 

REVISTA DA MADEIRA - EDIÇÃO N°73 - JULHO DE 2003

Móveis e Tecnologia

Crescimento pede foco no produto

Para ser eficaz, o processo de desenvolvimento de produtos deve seguir um procedimento padrão que será adotado desde o início de sua criação. Neste procedimento devem ser respeitadas todas as doze etapas estabelecidas pois, se alguma delas for negligenciada, o produto não terá o sucesso desejado, ou causará transtorno na fabricação.

As etapas são pesquisa de mercado, definição do produto, análise do processo produtivo da empresa, concepção do produto, apresentação do projeto, execução do protótipo, avaliação, implantação, teste de mercado, material de venda, lançamento e monitoração.

Na pesquisa mercado é preciso detectar as necessidades do mercado, definir o público-alvo e analisar o desempenho dos concorrentes. Na segunda etapa é preciso definir o produto desenvolvido. Em seguida é feita uma análise do processo produtivo da empresa, verificando a capacidade produtiva do processo, os recursos tecnológicos existentes e a capacidade de adquirir novos equipamentos. |Ainda nesta fase são verificadas as aptidões dos recursos humanos.

Na concepção do produto é preciso assimilar todas as informações coletadas, usar técnicas de criatividade, conhecimento de estilo e ergonomia e idealizar o produto ou produtos. Em seguida é preciso executar esboços e desenhos do produto para apresentá-lo aos setores da empresa a fim de chegar a um consenso geral, resolvendo e alterando eventuais problemas.

O protótipo é a primeira fase concreta da criação do produto, onde são realizados os primeiros testes práticos e a criação do primeiro modelo. O protótipo é executado para testes e fabricado por especialistas em oficinas de estudo.Depois de pronto o protótipo, o designer e os setores da empresa reúnem-se e avaliam o resultado. Depois disto, decidem aprovar, alterar ou cancelar o projeto.

O próximo passo é a implantação do produto na linha de produção através de um pequeno lote piloto, com o intuito de testar o processo de produção e detectar possíveis falhas. Em seguida o produto deve passar por um teste de mercado, sendo divulgado por meio de fatos ou amostras, em pontos de vendas estratégicos, para avaliar sua repercussão diante do público.

Depois de resolvida a elaboração do produto é o momento de elaborar o material de venda, bem como catálogos, listas de preços, folders e display contendo informações. Depois é feito o lançamento do produto em todos os pontos de vendas abrangidos pelo departamento de vendas da empresa. A última etapa é fazer o acompanhamento dos produtos no mercado e avaliação da sua performance.



O design dever estar presente em todas as etapas



Importância do design

O design é um elemento fundamental para agregar valor e criar identidade visual para produtos, serviços e empresas, apresentando a imagem das empresas no mercado. Alguns aspectos incorporados pelo e que agradam o mercado consumidor são: inovação, confiabilidade, racionalização, evolução tecnológica, padrão estético, rápida percepção de função – uso de produtos, adequação às características sócio-econômicos e culturais do usuário.

Os produtos japoneses, italianos e alemães, por exemplo, conquistaram reconhecimento internacional pela qualidade e design. Assim, algumas empresas estrangeiras conseguiram transferir uma linguagem própria a seus produtos, reflexo dos traços culturais de cada país, que os diferenciou no mercado e agregou valor. Estes países e outros, como Espanha e Portugal, perceberam a importância do design e o incorporaram à sua política de competitividade.

No segmento mobiliário, paises como a Itália e a Dinamarca são os que mais investem em design. No Brasil, a cultura do design ainda não se desenvolveu, na maioria das empresas. A mudança depende de uma conscientização coletiva por parte do setor, no sentido de seguir o processo correto do desenvolvimento de produtos.

Nas empresas com estrutura desenvolvida, o processo é mais completo, pela existência de departamentos específicos para cada área. Nas micro e pequenas empresas o processo deve ser implantado de acordo com o estágio de desenvolvimento da estrutura.

O resultado do design não deve ser analisado apenas pelo produto físico, mas também pelos benefícios e serviços agregados a ele, tanto para o mercado como para a empresa; ou seja, o design deve ser considerado como um valor agregado no produto que favorece o processo de troca entre indústria e o mercado, trazendo satisfação para ambos.

Os consumidores decidem suas compras procurando um produto que ofereça o maior número de benefícios pelo melhor custo. Portanto, ao desenvolver novos produtos, o designer deve articular-se da melhor forma possível dentro das organizações onde atua, dominando seu processo produtivo e participando da estratégia da empresa.



Jaime Torezam Peruzzi

Manual sobre a importância do Design no desenvolvimento de produtos

Julho/2003