Considerado um dos grandes eventos do setor, a Feira Interzum, que ocorreu de 23 a 27 de maio, em Colônia (Alemanha) sentiu os reflexos diretos da crise que atinge a economia européia.Neste ano a Interzum contou com 1352 empresas expositoras (10% menos que na última edição) e o público visitante, embora altamente qualificado, também foi menor. Além da própria crise econômica por que atravessam alguns países, o receio de um aumento da epidemia da gripe asiática (SARS), limitou a presença de muitos expositores e visitantes, especialmente da Ásia.
Para os participantes, contudo, o resultado é considerado bom. Isso porque a Interzum é uma feira de grande tradição e onde muitas novidades são lançadas e avaliadas pelos usuários moveleiros e madeireiros.
Com destaque para acessórios e componentes para móveis, a feira também abre espaço para a área da madeira, especialmente em pisos e decoração interna.
Neste ano, o Brasil se fez representar de uma forma destacada. Com um estande denominado “Brazilian Wood Producers”, algumas empresas brasileiras mostraram seus produtos na feira, efetivando um contato direto inicial com as empresas de várias partes do mundo. É a melhor forma de aproximar empresas interessadas em nossos produtos, avaliando o interesse do produto, as adequações ao mercado internacional e buscando aperfeiçoamentos que permitam introduzir inovações.
Entre empresas participantes diretamente do estand e brasileiro estavam a Colo Artefatos de Madeira , de Mafra, SC, que expôs sua linha de portas de madeira sólida, produzida em pinus, 100% certificadas pelo FSC. Com design próprio e produzidas dentro dos mais modernos processos, as portas produzidas pela Colo estão hoje presentes em vários países do mundo. A linha de produtos da empresa se estende também a painéis de pinus sem nós e linha de móveis componíveis, especialmente cômodas, bidês e pequenos armários.
Outra empresa expositora na Interzum foi a Frederico Schutte Ltda, de Trombudo Central, SC. Tradicional fabricante de esquadrias maciças, a empresa apresentou na Interzum uma novidade que despertou muito interesse por parte de visitantes. Trata-se de uma linha de portas com almofadas de pedra. Localizada em uma região com grandes produtores de pedras ardósia, a Frederico Schutte Ltda buscou na criatividade um diferencial de mercado, aliando requinte, beleza e durabilidade.
Juntamente com a Revista da Madeira, outras empresas divulgaram seus produtos na Interzum, como a Legnotrade, Jimo Química, Metalúrgica Turbina, Coralplac, MB Molduras, P&B World Forest Products. A Prefeitura de Otacílio Costa também marcou presença na Interzum.
O governo do estado do Mato Grosso do Sul também está apostando no setor de base florestal como expressivo no processo de desenvolvimento econômico regional.
O grupo de brasileiros visitantes da Interzum neste ano foi expressivo. De diversos estado do Brasil grupos de empresários visitaram os estandes da feira e acompanharam o que de mais moderno está sendo produzindo na área. Sentiram de perto o potencial que o mercado internacional oferece ao produto brasileiro e trouxeram a suas empresas adequações úteis e aplicáveis na indústria. |