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Editorial |
Persistência como objetivo |
A variação cambial que fez o dólar declinar nos últimos meses tem provocado um certo desconforto perante empresários exportadores ligados a área da madeira. Embora sabidamente este processo tem se mostrado cíclico na economia brasileira, o imediatismo sempre provoca turbulências no mercado.
Mais do que nunca, agora, é a hora dos empresários do setor rever sua relação de custos e produtividade visando a adequação ao mercado globalizado. A agregação de maior valor ao produto final é um foco que o empresário do setor tem que ter sempre em mente.No atual contexto mundial o Brasil possui vantagens consideráveis perante outros produtores internacionais. Grandes áreas disponíveis para plantio florestais, rápido crescimento e grande mercado potencial consumidor são fatores que favorecem o Brasil. Aliado a isso, muitos países com grande potencial de consumo estão voltando suas atenções ao produto brasileiro, abrindo assim novo espaço para negócios.
A China já é hoje o nosso segundo mais importante mercado comprador e vem aumentando seu interesse nos produtos brasileiros. Os EUA continuam como nosso principal parceiro comercial, mas a diversificação de vendas é oportuna e salutar. Surgem outros mercados com forte potencial de vendas como o México, o Oriente Médio, a Índia e diversos países europeus.
O empresário precisa agora acreditar nesta alternativa de mercado e apostar em sua prospecção. As oscilações econômica ou cambiais são inerentes a este processo e devem ser encaradas como parte dos negócios.
A busca por este mercado alternativo exige acima de tudo persistência e profissionalismo.
Julho/2003 |
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