|
Editorial |
A força da informação |
Embora ainda cedo para conclusões, a política econômica traçada pelo novo governo, que entrou no poder este ano, mostra uma clara tendência de incentivo à produção voltada ao mercado externo. Não deixa de ter méritos já que o estímulo ao crescimento das exportações é, ao mesmo tempo, o equilíbrio da economia nacional e por conseqüência o próprio estímulo ao consumo interno. Mais do que incentivas as vendas externas, é preciso agregar valor ao que exportamos. Nisso fica evidente a incorporação de salários, impostos, máquinas, insumos diversos e até mesmo serviços.
O elo de integração para que esta posição se concretize é a informação. Tanto o empresário do setor como o governo e seus órgãos de apoio direto precisam estar sintonizados para que os interesses sejam paralelos. O estímulo à produção passa por diversas fases que incluem revisão da carga tributária, linhas de crédito, apoio à capacitação profissional e informação de mercado. Por iniciativa própria o empresário também precisa se profissionalizar mais. A começar por conhecer um pouco mais o mercado e o que ele está procurando. A presença em feiras e eventos é o primeiro passo. A troca de experiências gera conhecimento que gera melhor ou maior produção.
O desafio de crescer com segurança passa inevitavelmente pela informação. Cabe a cada empresário buscar fontes seguras que permitam subsidiá-lo regularmente com informações para o seu dia-a-dia. |
|