MENU
Apicultura
Artigo
Características
Carvão Vegetal
Celulose
Construção Civil
Editorial
Espécies
Eucalipto
Eucaliptocultura
Gestão
Madeira Serrada
Manejo
Meio Ambiente
Móveis
Nós
Números
Óleos Essenciais
Origens
Pesquisa
Postes
Preservação
Qualidade
Retratibilidade
Secagem
Tratos Silviculturais
Uso Múltiplo
Valorização
E mais...
Anunciantes
 
 
 

REVISTA DA MADEIRA - EDIÇÃO N°59 - SETEMBRO DE 2001

Valorização

Processo Valoriza Madeira de Eucalipto

Ao adaptar a madeira às condições de uso exigidas pelo mercado é preciso encaminhar o produto ao tratamento, respeitando uma seqüência, para que o resultado seja eficiente. A CAF produz uma linha completa de madeira tratada.

Antes de ser submetida ao tratamento, a madeira deve estar com a umidade abaixo de 30% e preparada, ou seja cortada, serrada, furada. Em seguida é feita a carga na autoclave, utilizando-se uma vagoneta, tracionada por um guincho. Fecha-se e trava-se a porta.

É iniciada a operação de vácuo, utilizando-se moto bomba, para retirar o ar das células da madeira. Essa fase dura trinta minutos, devendo neste tempo a autoclave permanecer com vácuo entre 550 a 600 mm de Hg.

Ainda com a bomba de vácuo ligada e à temperatura ambiente, a solução preservativa é transferida do tanque para autoclave.

Através de bomba é aplicada pressão de 12 kgf/cm no interior da autoclave, fazendo com que o preservativo penetre no interior das células do alburno e inicie a reação de fixação. Esta fase dura cerca de 2 horas, mantendo-se a pressão constante.

Em seguida, a bomba é desligada para aliviar a pressão. Abre-se uma válvula para permitir o retorno ao tanque da solução preservativa que não penetrou na madeira.

Após o esvaziamento total da autoclave é feito um vácuo final no seu interior, com a finalidade de retirar da madeira o excesso superficial de solução preservativa. Esta fase dura até 15 minutos. Uma hora depois, tempo necessário para cessar os pingos, a madeira está pronta para ser levada ao pátio, onde permanecerá por 10 dias, para então ser entregue aos clientes.

Quanto ao produto usado para tratamento da madeira, o CCA (Arsenito de Cobre Cromatado), criado na Suíça e desenvolvido nos Estados Unidos na década de 30 é o preservativo mais usado no mundo. No Brasil é empregado a mais de 40 anos. O cromo funciona como fixador, o arsênio como agente inseticida e o cobre como fungicida.

O CCA é aplicado à madeira em uma solução aquosa. Nenhum preservativo, mesmo os oleosos e óleos solúveis, como o creosoto, apresentam uma permanência tão longa dentro da madeira quanto o CCA. Quando aplicado, reage com os componentes desta, logo após o tratamento, formando compostos virtualmente insolúveis.

A tecnologia do produto proporciona vantagens como: não deixa resíduos em sua superfície, não exala vapores e nem odores; mantém inalterada a condutividade elétrica da madeira, fator de grande importância em postes para energia elétrica e dormentes para ferrovia:

Não altera a combustibilidade característica da madeira e nem aumenta a sua corrosividade a metais utilizados em contato;

Os acabamentos de superfície, aplicados em madeira preservada com CCA, apresentam uma durabilidade comprovadamente maior que os aplicados naquelas sem tratamento.



Características da madeira tratada

- Protegida contra o ataque de fungos e insetos como brocas e cupins

- Recurso natural renovável obtido a partir de reflorestamento

- Altamente resistente à lixiviação (o produto não escorre para o solo)

Tem a superfície livre de resíduos e cascas

Não tem alterada a condutibilidade elétrica

O tratamento não contribui para a corrosividade dos metais

Adquire coloração esverdeada

Aceita qualquer acabamento exterior

Pode ser colada ou revestida com adesivos e resinas

Não agride o ambiente com odores desagradáveis

É segura em seu manuseio e não proporciona riscos aos animais, plantas e pessoais

Pode ser fornecida perfurada para arames lisos e cordoalhas

Madeira uniforme: construção mais fácil e mais bonita

CAF

Com 126.000 hectares de florestas de eucalipto, a CAF Santa Bárbara, empresa do conglomerado Belgo Mineira, produz anualmente 55.000 m³ de madeira serrada com matéria-prima proveniente de suas florestas renováveis, utilizando principalmente as espécies grandis e cloeziana, por sua semelhança com mogno e pau marfim, respectivamente.

O processo empregado pela empresa para secagem de madeira serrada foi desenvolvido em convênio com a Universidade de Hohenheim, Alemanha, e tem como princípio básico a utilização da energia solar.

A empresa produz linha completa de madeira tratada: estacas, mourões, esticadores para cerca, postes para telefonia e eletrificação, bem como peças para construção de quiosques, currais, galpões, etc.

A madeira tratada em autoclaves está protegida contra ataques dos fungos apodrecedores e insetos, sendo assim mais durável e mais econômica.

Setembro/2002