O mercado de móveis para cozinha é caracterizado por fortes diferenças territoriais como, em muitas partes do mundo, várias tipologias prevalecem: cozinha integrada com objetos encaixados ( mercado europeu, principalmente Itália e Alemanha ), cozinha integrada com a mesma estrutura da casa ( mercado americano, mas também Suíça, Espanha e Grã-Bretanha ); Kit cozinha, para ser montado ( França e Grã-Brteanha ); cozinhas com espaço econômico usadas em flats europeus pequenos, mas também na China e no Japão.
Além disso, o setor de cozinhas é caracterizado por fortes conexões com outros setores: conexão física com o meio ambiente e devido aos canais de distribuição; com sub fornecedores caracterizados pelo alto nível de concentração; com um sistema de produção altamente especializado, o qual deve oferecer serviços de montagem e instalação adicionais.
Na Europa, todos os anos aproximadamente 1.000 empresas produtoras de móveis para cozinha transportam aproximadamente 5 milhões de cozinhas, as quais são vendidas através de seus 50.000 pontos de vendas, os quais operam neste setor.
O setor ainda está fragmentado, mas os 50 maiores produtores cobrem mais de 50% do mercado. Alemanha, Itália, Reino Unido, França e Espanha são os cinco maiores produtores europeus de móveis para cozinha, contabilizando 81,5% do valor total de vendas. A Alemanha e a Itália, sozinhas, fornecem quase 56% da produção européia.
Em termos de volume produzido, esses cinco paises fornecem 80.8% do total europeu ( 81.1% em 1999), enquanto a Alemanha e a Itália sozinhas produzem 45.4% de todas as cozinhas européias ( 46.1% em 1999 ).
Isoladamente, no último ano bons resultados foram alcançados pela Finlândia e Grécia, as quais tiveram aumento na produção de móveis em 10.3%, comparado a 1999. Portugal também teve bons resultados ( quase 11.5% em crescimento ); Itália e Espanha ( 6.8% e 7% em crescimento ).
A Alemanha, que testemunhou a melhor performance no início dos anos 90, nos últimos cinco anos presenciou um decréscimo substancial.
Em 2000, a Itália, Espanha, Finlândia e Irlanda registraram uma boa performance na produção, acima da média européia. Itália e Alemanha presenciaram aumento no comércio externo, +21% e +14,8% em comparação ao ano de 1999. A Espanha e o Reino Unido aumentaram suas importações, também.
Aproximadamente 28% da distribuição de móveis de cozinha na Europa vêm através de pontos de venda, 27% através de pontos de vendas especializados e 23% através de networks de larga distribuição.
Os armários de cozinha americanos não são incluídos no setor de móveis. Conforme as casas são alugadas e vendidas, os armários já estão embutidos. O mercado americano de móveis para cozinha apresenta segmentos em novas construções e remodelações.
Em 1999, os americanos gastaram uma média de US$ 27 mil em projetos de renovação nas cozinhas. Também em 1999, a produção de móveis para cozinha foi de US$ 8.932 milhões, a preço de produção.
As primeiras 25 empresas produtoras de móveis para cozinha representam aproximadamente 50% da oferta total. Elas incluem Masco Corporation Cabinet Group, Triagle Pacific, American Woodmark Corporation e Omega Cabinets.
O mercado americano de móveis para cozinha chega hoje a US$ 9,927 milhões. Os principais canais de distribuição são através de vendedores e varejistas, os quais estão especializados em venda de móveis para cozinha e banheiro.
Especial
Wold Furniture – Centro de Estudos da Industria Moveleira – CSIL
e-mail: csil@csilmilano.com
Maio/2003 |