MENU
Canadá
Construção Civil
Cozinhas
Editorial
Eleições
Estados Unidos
Feiras - FOREXPO
Impostos
Máquinas
Meio Ambiente
Pisos
Portas
Resíduos
Secagem
Segmentação
Serras
E mais...
Anunciantes
 
 
 

REVISTA DA MADEIRA - EDIÇÃO N°66 - AGOSTO DE 2002

Canadá

Florestas canadenses - Um vasto e complexo recurso

Oferecendo emprego para mais de um milhão de pessoas e sustentando quase 300 comunidades, as florestas canadenses possuem grande importância na economia e contribuem para o crescimento do nível de vida nacional. Quase a metade do país é coberto por florestas. Existem oito regiões florestais no Canadá, com 140 mil espécies de plantas (180 espécies de árvores), animais e microorganismos.

Dos 417.6 milhões de hectares de florestas do Canadá, 235 milhões de hectares são considerados de “florestas comerciais”. Cerca de 0.4% das florestas comerciais canadenses são colhidas por ano. Mais da metade da área colhida é naturalmente regenerada. As outras áreas são semeadas ou plantadas. As áreas atingidas por insetos, fogo ou doenças também são naturalmente regeneradas.

No Canadá são usados vários métodos de colheita. A chamada colheita regenerativa, a qual é usada extensivamente nas florestas boreais do Canadá, encoraja a regeneração natural. Outras formas de colheita, como o corte parcial, pode ser usado nas florestas da região. Durante os últimos 20 anos, novas informações e melhor entendimento sobre ecossistemas florestais lideraram mudanças nas diretrizes de colheita e enfatizaram e mantiveram o habitat da vida selvagem, protegendo os solos. Por exemplo, em 1998 uma companhia florestal desenvolveu uma nova técnica de colheita. A técnica envolve escalar uma árvore e cortar os ramos e pintar o topo para torná-la visível, além de outras táticas.

Algumas florestas canadenses são protegidas de colheita por políticas e legislações. Por exemplo, as florestas localizadas em lugares sensíveis são protegidas por políticas de manejo florestal. Outras florestas são protegidas por legislação como parte da obrigação do Canadá. De acordo com o Banco de Dados de Conservação das Áreas Canadenses, em 1995 mais de 7.6% das florestas canadenses estavam localizadas em áreas protegidas. Desde 1995, as províncias têm aumentado o número de áreas protegidas. Cerca de 94% das florestas canadenses são publicamente compradas.

Famílias, comunidades e empresas florestais possuem 6% das terras de florestas no Canadá, que, geralmente, são áreas de alta produtividade e qualidade. Cerca de 19% são florestas privadas para as indústrias de produção de madeira roliça e elas são ainda mais centrais a outros setores de produtos florestais, fornecendo 77% dos produtos de madeira, 79% de madeira da energia e fogo e virtualmente são as árvores para as festas de Natal.