MENU
Construção Civil
Editorial
Entidade
Mudas
Pisos
RM_Digital
Secagem
Serras
Transporte
E mais...
Anunciantes
 
 
 

REVISTA DA MADEIRA - EDIÇÃO N°139 - MAIO DE 2014

Editorial

Construção mostra muitas opções para mercado de madeiras

Presente em quase todas as etapas das obras de construção civil, desde estrutura até mobília, a madeira. ainda é indispensável para muitos arquitetos e engenheiros, por ser um diferencial de beleza e sofisticação. Entretanto para a grande maioria das pessoas, o seus uso ainda é limitado e apresenta um certo preconceito, especialmente nas espécies provenientes de reflorestamento.

Isso nao se justificaria sabendo-se do sério problema de escassez de moradias no Brasil. Até 2020 o País vai precisar de 27,7 milhões de novas moradias para dar conta de atender o crescimento das famílias e zerar o atual déficit habitacional . É o que indica estudo da FGV Projetos elaborado para o SindusCon SP. Para chegar a esse número, a FGV considerou que, em 2020, o país terá 21,1 milhões de novas famílias.

Estes números apontam grande oportunidade de crescimento para setores de matérias-primas, como madeira, pisos , portas, esquadrias..
Neste caso a madeira apresenta inúmeros benefícios. As características de beleza, conforto térmico e acústico, fácil manuseio e grande resistência mecânica, fonte renovável, são fatores que só a madeira proporciona, além de ser um recurso renovável e ambientalmente correto.

A questão é como aliar o uso da madeira com a crescente necessidade de construção de novas moradias, e ao mesmo tempo diminuir o preconceito existente em alguns casos de habitações mais populares.

A maior aproximação da indústria de produtos de madeira com engenheiros, arquitetos e construtoras é um primeiro caminho. A presença mais acentuada de fabricantes de produtos de madeira em eventos ligados a construção é outro motivador, que junto com entidades e sindicatos podem também motivar campanhas de esclarecimento sobre benefícios no uso de madeira na construção. Com isso a médio prazo podemos mudar o panorama e estimular um indústria mais forte e criativa.

Clovis Rech
Editor Responsável