|
Editorial |
Expansão florestal segue com espécies nobres |
O plantio de espécies de rápido crescimento que produzem madeiras nobres vem ganhando um grande salto nos últimos tempos. Teca,cedro australiano, mogno africano e outras são algumas das espécies de cultivo crescente que vem motivando reflorestadores e investidores a apostar pesado no seus desenvolvimento.
O Brasil possui vocação florestal e o desenvolvimento de maciços florestais de espécies exóticas nobres abre novas prerpesctivas de desenvolvimento do setor. Algumas espécies como a Teca já possuem mais de 60 mil hectares plantados somente no Mato Grosso. Outras espécies como Cedro, Mogno seguem o mesmo caminho de expansão em diversos estados brasileiros.
Essa perspectiva promissora reforça o potencial deste segmento e confirma o interesse de investidores na atividade. E ao contrário de outras espécies introduzidas há muito mais tempo, o que segue agora é acompanhado por cuidadoso trabalho de melhoramento genético, que permite adaptação ás nossas condiões de climas e solo e a melhoraias na qualidade final da madeira.
Resultado de tudo isso é a obtenção de uma madeira nobre, valozrizada e de qualidade que irá agregar valor ao produto final, quer seja na forma móvel, piso, esquadrias ou outro artefato. Vamos difundir este trabalho e apostar em novos investimentos e a introdução de outras espécies com os mesmos objetivos.
Clóvis Rech
Editor Responsável |
|