>A empresa armadora Star Shipping implantou um novo serviço no Porto de Itajaí com destino à Costa Oeste dos Estados Unidos. A primeira escala foi realizada com o navio Star Langanger. Na primeira operação foram embarcadas três toneladas de mercadorias, com destaque para as cargas de madeira. Esse é o primeiro armador que opera na cidade com o transporte de carga geral com destino aos portos de Los Angeles, Stockton, New Westminster e Vancouver, no Canadá. Até agora Itajaí contava apenas com serviços para cargas conteinerizadas para esses destinos.
“O início das operações desse serviço da Star Shipping no Porto de Itajaí é considerado de grande importância para nós, uma vez que o Porto ainda não contava com escalas para carga geral com esses destinos. As mercadorias que eram embarcadas em Itajaí para a Costa Oeste dos Estados Unidos necessitavam de transbordo em outros portos”, explica o diretor de Logística, Heder Cassiano Moritz. Segundo ele, com o início deste serviço, o embarque em escalas diretas reduz o transit-time das cargas embarcadas no Porto de Itajaí.
No Brasil, enfatiza o diretor comercial da Senave Central de Navegação, Carlos Roberto Broliani, além do terminal catarinense, o serviço terá escala apenas no porto de Praia Mole, no Espírito Santo, onde terá seus embarques focados para cargas de papel e celulose. As escalas serão mensais.
O diretor Comercial do Porto de Itajaí, Martin Schmeling, explica que, além dessa rota, a armadora Star Shipping também opera em Itajaí com serviço mensal para Costa Leste dos Estados Unidos e que pretende ampliar suas escalas para duas mensais. “A ampliação das escalas do armador em nossa cidade, assim como a colocação de novas rotas, demonstra a satisfação da empresa armadora com nosso Porto”, diz Schmeling.
Conforme informa o diretor, o sistema de operação de embarque e desembarque dos navios da Star Shipping, que é feito através de pontes rolantes, possibilita o carregamento de um caminhão inteiro de madeira em apenas um movimento, enquanto no sistema tradicional os embarques são feitos pallet por pallet. Isso faz com que uma carga de cerca de seis mil toneladas seja movimentada no espaço de um dia e meio. |