A evolução tecnológica na indústria da madeira tem mostrado grandes avanços nos últimos tempos. O objetivo maior é ganhos em produtividade e eficiência, aliados a maior controle e segurança. Boa parte das grandes inovações mundiais em tecnologia para madeira é apresentada na Feira Ligna , que aconteceu em Hannover, na Alemanha, de 30 de maio a 3 de junho.
Considerado o principal evento mundial do setor, a Feira deste ano contou com 1.765 expositores de 52 paises, incluindo o Brasil. O evento, que acontece a cada dois anos, tem contribuído decisivamente para um maior impulso à indústria da madeira em todo o mundo, conforme destaca Stephan Kühne, membro do comitê gestor da Deutsche Messe, organizadora da Ligna.
Tanto expositores como visitantes tem na Ligna um local ideal para intercâmbio de informações e oportunidades de negócios. São 13 pavilhões e mais área externa, representando 130 mil m2 de área de exposição.
O reflexo do aquecimento da economia mundial do setor foi sentido pelo numero de visitantes ao evento. Neste ano foram 90.000 profissionais visitantes, representando um aumento de 13% sobre a edição anterior e de 26% no numero de visitantes estrangeiros. O diretor da Deutsche Messe, Stephan Kühne, considera a visitação estrangeira um marco histórico, representando 40% do numero total de visitantes, provenientes de 90 países.
Um dos temas fortes destacados no evento deste ano foi o uso da madeira para geração de energia. O uso eficiente dos resíduos para bioenergia revelou maior foco dos visitantes. Países como Brasil, que tem forte presença no setor madeira / móveis, despertam grande interesse em tecnologia para aproveitamento de resíduos visando produção de energia. A médio prazo o Brasil tem forte potencial para se tornar um grande fornecedor de matérias prima para geração de energia, na forma de pellets ou briquetes.
Aliado a bioenergia, muitas inovações também foram apresentadas na área de construção com o uso de madeira. Sistemas construtivos modernos e funcionais, que visam moradias ecologicamente corretas tem sido uma das tônicas do evento. E cada vez mais a madeira, incorporada a outros componentes, é o item principal.
Matéria elaborada pela equipe de redação da Revista da Madeira |