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Editorial |
Mercado interno faz a diferença |
É consenso entre especialistas que o Brasil apresenta, no momento, as melhores oportunidades de crescimento econômico do setor de base florestal. E isso deve-se, sobretudo, ao mercado interno, que mantém o consumo aquecido.
Após um duro golpe, que ao longo de dois anos retraiu drasticamente os negócios internacionais, as empresas madeireiras redefiniram seu foco e ajustaram sua produção. O que antes era pouco valorizado, agora passa a ser uma das grandes promessas de negócios. A biomassa tem um potencial futuro promissor. A demanda por pellets, por exemplo, irá crescer muito na Europa e Ásia, e o Brasil surge como um possível fornecedor potencial.
É diante de novas oportunidades que o mercado irá se ajustar e as empresas irão redefinir seus nichos de mercado. Embora lento, o mercado internacional também irá se recuperar e países da Europa, principalmente, voltam a ser grandes consumidores de produtos brasileiros de madeira de maior valor agregado, alem de produtos de biomassa.
Clovis Rech
Editor Responsável |
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