MENU
Adesivo
Briquetes
Editorial
Genética
Mercado
Mudas
Painéis
Pisos
Preservantes
Secagem
E mais...
Anunciantes
 
 
 

REVISTA DA MADEIRA - EDIÇÃO N°125 - NOVEMBRO DE 2010

Editorial

Mercado interno faz a diferença

É consenso entre especialistas que o Brasil apresenta, no momento, as melhores oportunidades de crescimento econômico do setor de base florestal. E isso deve-se, sobretudo, ao mercado interno, que mantém o consumo aquecido.

Após um duro golpe, que ao longo de dois anos retraiu drasticamente os negócios internacionais, as empresas madeireiras redefiniram seu foco e ajustaram sua produção. O que antes era pouco valorizado, agora passa a ser uma das grandes promessas de negócios. A biomassa tem um potencial futuro promissor. A demanda por pellets, por exemplo, irá crescer muito na Europa e Ásia, e o Brasil surge como um possível fornecedor potencial.

É diante de novas oportunidades que o mercado irá se ajustar e as empresas irão redefinir seus nichos de mercado. Embora lento, o mercado internacional também irá se recuperar e países da Europa, principalmente, voltam a ser grandes consumidores de produtos brasileiros de madeira de maior valor agregado, alem de produtos de biomassa.

Clovis Rech
Editor Responsável