|
Editorial |
Aprimorar para crescer |
O mercado mundial de madeira cresce a cada dia. Os produtos de tecnologia básica são os mais comercializados e estão como principais itens de nossa cadeia produtiva. Como os índices de plantio, especialmente pinus e eucalipto, não estão acompanhando os índices de consumo torna-se vital equacionar um desafio, que pode deixar paises como o Brasil para trás.
Em um primeiro momento a lógica cai para o beneficiamento de produtos de maior valor agregado. Contudo isso significa um mercado mais específico e mais limitado, o que não reflete nosso atual parque fabril instalado.
Surge ai o nosso desafio. As empresas do setor tem ainda um grande potencial de aprimoramento que deve ser explorado. O crescimento, com resultados competitivos, tem que passar pelo aperfeiçoamento dos processos de industrialização da madeira, agregando a isso aumento nos níveis de tecnologia, produtividade e qualidade final.
A constatação é que as crises econômicas são passageiras, e cíclicas. O que fica é um mercado crescente que exige aprimoramento. Como o velho ditado já dizia:
“Manter um olho no gato e o outro no peixe”.
Clovis Rech
Editor Responsável |
|