MENU
Acabamento
Biomassa
Briquetes
Construção Civil
Crédito de Carbono
Editorial
Exportações
Femade
Logística
Móveis & Tecnologia
Pragas
Sementes
Ultrassom
E mais...
Anunciantes
 
 
 

REVISTA DA MADEIRA - EDIÇÃO N°123 - ABRIL DE 2010

Femade

Expositores internacionais confirmam presença na Femade

Fornecedores da América Latina, EUA, Europa e Ásia demonstram interesse em iniciar ou expandir negócios na área de madeira e móveis no Brasil. Isto é confirmado pela presença de importantes entidades no International Pavillion da FEMADE 2010 – área de exposição exclusiva aos expositores do exterior. São elas:

ACOPI – Asociación Colombiana de Micros, Pequeñas y Medianas Empresas - é uma organização com quase 60 anos de existência, formada por companhias de diversos setores, como plásticos e tecidos, metalúrgico, químico, madeireiro, etc. Elas representam quase 80% da economia colombiana. Site: www.acopi.org.co.

FAIMA - Federación Argentina Industria de la Madera Y Afines - é uma organização fundada em 1933, que, através de suas 26 câmaras associadas, representa o setor em nível nacional. Site: www.faima.org.ar.

PROCHILE
- Escritório de fomento à exportação de produtos e serviços da Direção Geral de Relações Econômicas Internacionais do Ministério das Relações Exteriores do Chile. Constitui uma rede de escritórios em mais de 40 países, que trabalha na geração de planos de promoção comercial e apoio às empresas na prospecção, penetração e permanência nos mercados externos. Site: www.prochile.cl.

WMMA – Wood Machinery Manufacturers of America - entidade norte-americana com sede na Filadélfia, possui mais de 100 anos de existência. A entidade reúne cerca de 200 empresas associadas, produtoras de máquinas, equipamentos, voltados para o trabalho com a madeira: mobiliário, portas e janelas, pisos e compensados. Site: www.wmma.org.

Empresas da Argentina, Chile, China, Holanda, Taiwan, Itália e Finlândia, também, confirmaram presença na FEMADE 2010.

Rodadas de Negócios

Também confirmaram presença no Woo Business Meeting empresas da Alemanha, Espanha, EUA, França, Suécia e Turquia. E a Machine Business Meeting terá empresas compradoras da Argentina, Chile, Colômbia, Guatemala e Peru.

Saiba por que as empresas do setor estão aderindo à FEMADE 2010

“A expectativa é boa, porque já foi definido que haverá apenas uma feira do setor em Curitiba. E como a cidade sempre foi um grande pólo de feiras para o setor de serraria e de madeireiras temos esperança de que a Femade contribua para que 2010 seja um ano de excelentes vendas, pois a crise está ficando para trás.” Fernando de Biassio, diretor comercial da Águia Ind. e Com. de Ferramentas, de Curitiba (PR).

“Apostamos na Femade 2010 por ser a principal feira do segmento, pela região que está localizada, que é a mesma da Ser Florestal, e pelo tamanho do evento. A localização da Femade também é estratégica para nossa empresa. Estamos localizados na capital paranaense, por isso, será fácil para os visitantes da Femade 2010 conhecerem nossa sede.” Gabriel Marques, diretor de projetos da Ser Florestal Engenharia Industrial Madeireira, de Curitiba (PR).

“Mesmo com o mercado ainda um pouco retraído, esperamos vender bem na Femade. Estamos otimistas para 2010, pois sabemos que a falta de energia elétrica será um problema para o país. Assim, percebemos que cada indústria ou empresa do setor irá precisar gerar sua própria energia.” Adalberto Marchiori, gerente de marketing da TGM Turbinas, de Sertãozinho (SP).

“O uso do alumínio em móveis de madeira está popularizando-se de forma muito acelerada. Nosso objetivo é mostrar à indústria madeireira que temos os equipamentos adequados para fabricação das partes em alumínio, utilizadas nos móveis. Iremos expor máquinas de corte e usinagem para alumínio.” Karl Rauscher, diretor da Metalúrgica Cortesa, de Pinhais (PR).

“Esperamos vender nossas ferramentas para os produtores de madeira e para as empresas prestadoras de serviços para florestas, ampliando o número de clientes no Brasil e no exterior. Assim, acreditamos que iremos fechar bons negócios.” José Wilson A. do Rosário, sócio-gerente da Boutin Agro Comercial, de Curitiba (PR).

“A Femade sempre foi uma feira de bons resultados para nós e estamos acreditando nisso para a próxima edição. A Femade está se antecipando e fazendo uma boa divulgação, isso é muito importante para nós expositores. Acreditamos que deverá ser uma boa feira, há uma grande perspectiva de melhora.” Fábio Meyer, gerente comercial da Mendes & Cia, de Curitibanos (SC).

“A Femade é uma feira conceituada, e sempre participamos dela. Consideramos que será um evento positivo, pois vem de encontro à necessidade do cliente e do fornecedor de máquinas e equipamentos.” Gilmir Pomerening, gerente comercial da Bruno Industrial, de Campos Novos (SC).

“Acreditamos que a Femade trará à empresa resultados positivos, pois com o fim da crise externa, muitos empresários voltarão a investir em máquinas e equipamentos.” Paulo Mendes dos Santos, diretor administrativo da Usikraft, de Fazenda Rio Grande (PR).

“Temos boas expectativas. Estamos animados e apostando em um ótimo retorno, com a prospecção de novos clientes.” Wilson de Araújo, diretor da Seven Máquinas, de Fazenda Rio Grande (PR).

“Pretendemos apresentar o Menager para os participantes e visitantes da Femade 2010. Na ocasião, eles terão a oportunidade de conhecer e comprar essa inovação específica para o setor moveleiro.” Carlos Alberto Müller, assessor de comunicação da Procad, de Bento Gonçalves (RS).

FEMADE fará neutralização de suas emissões de CO²

A preocupação em contribuir para a sustentabilidade ambiental do evento, estabelecendo um marco no setor de feiras do segmento madeireiro/florestal e móveis, fez com que a organização da FEMADE 2010, que acontece de 24 a 28 de maio, no Expotrade, em Pinhais - RMC transferisse o slogan “Ao encontro da sustentabilidade” para o campo das ações práticas. No planejamento e organização da FEMADE 2010, a Hannover Fairs Sulamérica, em parceria com a Área de Conhecimento em Meio Ambiente do Senai/CIC, está adotando ações que contribuam para a sustentabilidade ambiental do evento, estabelecendo um marco no setor. São elas:

• Realização do Seminário - Uso Sustentável da Madeira, que tem por finalidade difundir conhecimentos e práticas que possam contribuir para a sustentabilidade do setor madeireiro/florestal;

• Incentivo à montagem de estandes com baixo impacto ambiental e economia de energia elétrica;

• Ações de reciclagem e reaproveitamento dos resíduos do lixo produzido no evento;

• Realização de inventário das emissões de CO² do evento, incluindo o deslocamento de expositores e visitantes;

• Ação, posterior, de neutralização dessas emissões de CO².

Ao se cadastrar online ou na recepção do evento, o visitante fornecerá informações, contribuindo, assim, para que as emissões de carbono da feira sejam mensuradas e posteriormente neutralizadas.

De acordo com Constantino Baümle, diretor da Hannover Fairs Sulamérica, “a FEMADE inova ao realizar estas ações e espera-se que a adoção dessas ações contribua para o reconhecimento de que as atividades dos setores florestal, madeireiro e moveleiro estão em sintonia com as demandas da sociedade”, detalha Constantino Baümle.

No dia 25 de maio, as 09h40, durante a realização do Seminário, Marcos Thiesen, do SENAI/PR, ministra palestra sobre as “Oportunidades no Mercado de Carbono”.

Seminário “Uso Sustentável da Madeira”

A madeira é uma “commodity” global cada vez mais importante na construção civil, na produção de móveis ou como fonte de energia. O desenvolvimento do setor, no entanto, está dependendo da adoção de práticas sustentáveis de exploração madeireira. Além da conservação dos recursos naturais e a crescente exigência do mercado consumidor, impõem-se também regulações jurídicas cada vez mais restritivas. E, apesar de o Brasil destacar-se em relação a outros países emergentes, há ainda um longo caminho a ser percorrido para que o país possa aproveitar as suas potencialidades e assumir a posição de líder mundial em utilização sustentável da madeira. É com esta preocupação de promover a adoção práticas sustentáveis para o setor, demonstrando as vantagens competitivas associadas, que a FEMADE 2010 promoverá o seminário Uso Sustentável da Madeira. A palestra de abertura será ministrada pelo Membro do Parlamento Europeu, o alemão Albert Dess, que é Delegado da Comissão da Agricultura e do Desenvolvimento Rural da União Européia. Dess fala sobre um tema de grande interesse para o setor: “Oportunidades de negócios para madeira certificada entre Europa e América Latina”.

Novidades da FEMADE 2010

6ª Edição – 10 Anos


Reconhecida e consolidada no mercado, a FEMADE completa uma década de existência com muitas novidades, passando a ser comercializada no exterior pela Deutsche Messe AG - promotora da LIGNA Hannover.

Seminário - Uso Sustentável da Madeira

De 24 a 25 de maio de 2010, das 9h às 17h. Tem como objetivo promover a adoção de práticas que contribuam para a econômica e ambiental do setor madeireiro. Serão apresentadas técnicas que representem vantagens competitivas para as empresas do setor.

Rodadas Internacionais de Negócios

Estão previstas duas rodadas internacionais de negócios. Uma será focada no setor de máquinas e equipamentos e outra na madeira e seus subprodutos com maior valor agregado. Estes eventos irão reunir empresários brasileiros ligados ao setor da madeira e importadores internacionais em um grande encontro de negócios.

Expo Marcenaria

Evento direcionado para marcenarias e revendas de máquinas, matérias-primas, equipamentos e acessórios para o setor. O objetivo é dar aos profissionais a oportunidade de ampliar seus conhecimentos e fornecer mais informações sobre novos produtos, tecnologia e qualificação profissional.

1º Fórum Brasileiro de Revendas de Produtos para Marcenaria

26 de maio de 2010, das 14h às 17h. Iniciativa inédita, que abre espaço para os revendedores debaterem os problemas e perspectivas do setor, tendo em vista a necessidade de preparar as revendas para atuarem como agentes de renovação da marcenaria.

Expo Marcenaria

Evento sob medida


Marceneiros e revendas, um dos elos mais representativos da cadeia produtiva de madeira e móveis, tem um motivo especial para visitar a FEMADE 2010. Trata-se da EXPO MARCENARIA, que terá uma linha de fabricação de móveis sob medida, permitindo aos visitantes vislumbrar melhores perspectivas de negócios ao conferir de perto as inovações tecnológicas e racionalização do processo de produção.

A Marjos do Brasil, com a marca V.I.M.A., vai montar uma marcenaria completa, que terá coladeiras de bordo, centro de usinagem, coletores de pó, desempenadoras, desengrossadeiras, esquadrejadeiras, seccionadora, furadeiras múltipla e ponto a ponto, lixadeiras, serra fita e tupias.

Segundo Daniel Becker, gerente comercial da V.I.M.A. Máquinas, “o mercado de marcenaria é muito importante e um evento desta natureza é estratégico para que os profissionais do setor tenham acesso à tecnologia”.

Já a Arflux cuidará do sistema de pintura, levando para o evento seu sistema ecológico. “Nossa contribuição será focada na proteção e sustentabilidade ambiental. Nossos produtos focam a proteção e saúde dos trabalhadores, e temos grande preocupação com o meio ambiente”, esclarece Flávio Marcondes Freire, diretor da empresa.

Fórum Inédito

Com o objetivo de preparar as revendas para atuarem como agentes de renovação da marcenaria, A EXPO MARCENARIA apresenta, ainda, o “1º Fórum Brasileiro de Revendas de Produtos para Marcenaria”, dia 26 de maio, das 14h às 17h. O tema central do fórum é “O futuro da marcenaria - diagnóstico e perspectivas para o setor”.

O evento será coordenado por Ivete Lourdes de Faci Vital, da Nacional Madeiras, de Curitiba (PR), e terá como palestrante Hélio Seibel, presidente do grupo Leo Madeiras & Ferragens, de São Paulo (SP).

Os demais componentes da mesa de debate são: Alvaro Góes, da MadeComp, de Curitiba (PR); Evandro Vieira, da FGVTN, de Curitiba (PR); Marcos Muller, da SCM Group Tecmatic, de São Bento do Sul (SC); Marcelo Cenacchi, da Renner Sayerlack, de Cajamar (SP), e Robson C. de Souza, da Berneck S.A. Painéis e Serrados, de Araucária (PR).

Capacitação

A EXPO MARCENARIA terá uma ampla programação de palestras de capacitação, treinamento e gestão para os profissionais de marcenaria, sob a responsabilidade do Senai/Cetman - Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial/Centro de Tecnologia de Mobiliário, e do Sebrae - Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas.

Programação

24 de maio:
16h - Segurança em Máquinas - (Waldemar Furbringer); 19h - Testes: Despesa ou Economia? - (Cláudio Henrique Voth)

25 de maio: 19h - Acabamento de Superfície em Madeira e Derivados - (Riverson Tobias do Vale); 19h30 - Como satisfazer o cliente com um projeto de móveis - (Diogo do Vale); 20h - Informal? Saiba os benefícios da formalização de sua empres - (Raquel Vaz)

26 de maio: 16h - Segurança em Máquinas - (Waldemar Furbringer); 19h - Geometria de Corte? - (Pedro Oliveira); 19h30 - Montagem de Móveis de Madeira - (Diogo do Vale)

27 de maio: 19h - Testes: Despesa ou Economia? - (Cláudio Henrique Voth); 19h30 - Estudo de Tempo do Processo de Produção da Indústria de Marcenaria - (Riverson Tobias do Vale); 20h - Reaprendendo a Vender – Inove - (Raquel Vaz)

28 de maio: 16h - Segurança em Máquinas - (Waldemar Furbringer); 19h - Cronoanalise da produção para formação de preço - (Diogo do Vale).

Fonte: FEMADE