MENU
Acabamento
Biomassa
Briquetes
Construção Civil
Crédito de Carbono
Editorial
Exportações
Femade
Logística
Móveis & Tecnologia
Pragas
Sementes
Ultrassom
E mais...
Anunciantes
 
 
 

REVISTA DA MADEIRA - EDIÇÃO N°123 - ABRIL DE 2010

Móveis & Tecnologia

Empresas buscam novos parâmetros de competitividade

Marketing, formação de preços, qualidade total, responsabilidade social e ambiental. Estes são aspectos fundamentais para uma empresa crescer, independente do setor em que atue. Entretanto, em um mercado de alta competitividade como o moveleiro, composto por mais de 15 mil indústrias, investirem nestas áreas é uma questão de sobrevivência.

Atentas a estas necessidades, 57 empresas do APL Movelaria Paulista receberam em 2009 consultorias especializadas que estão alterando seu posicionamento no mercado e já começam a colher os resultados destes investimentos. De janeiro de 2009 a dezembro de 2010, as empresas consumirão 5000 horas de consultoria de marketing, com a realização de diagnóstico individual e o desenvolvimento de planos específicos que atendam as suas necessidades.

Desde outubro de 2009 as empresas são atendidas por uma consultoria, cujo objetivo é avaliar e propor melhorias para o sistema de formação de preços. Em novembro foi formada uma turma para implementar o “Programa de Gestão da Qualidade” do SEBRAE e também está em fase de contratação uma consultora para a criação de Indicadores de Desempenho. Além dessas ações estão sendo realizados estudos para dar início ao processo de tratamento adequado aos resíduos industriais, objetivando dar ênfase à responsabilidade ambiental das empresas. Na área de responsabilidade social, o grupo lançou o Programa MOVELARIA SOLIDÁRIA, cujo primeiro projeto vai beneficiar a entidade “Tenda de Cristo”, que atende crianças portadoras do vírus HIV, através da revitalização do mobiliário existente e o fornecimento de novos móveis, produzidos a partir de matérias primas que seriam descartadas pelas empresas.

Maior confiança, visibilidade e profissionalização estão entre os principais benefícios que as empresas da Movelaria Paulista encontraram com as consultorias e projetos. Maria Fernanda Príncipe, diretora da Príncipe Marcenaria, disse que os clientes já perceberam as mudanças e confiam ainda mais no trabalho realizado pela empresa. “O relacionamento humano e técnico tem sido mais prazeroso e eficaz”, conta. Além da percepção positiva dos clientes, os funcionários também estão motivados. “Eles passaram a perceber que são muito importantes nesta engrenagem e se sentem valorizados”, completa Maria Fernanda.

Fernando Reis, diretor da Eterna Móveis, conta que entre as mudanças está a melhor utilização dos recursos (materiais e humano). “Muitas vezes, a empresa até já possui estrutura e materiais adequados (propaganda, informações financeiras ou indicadores), mas não usa de maneira consciente e eficiente. Com as consultorias podemos perceber o quanto são importantes para os resultados positivos e a evolução dos negócios”, explica Fernando.

Em relação ao setor moveleiro as consultorias proporcionaram maior competitividade e eficiência, “Há um alinhamento de informações e conhecimento que se dissemina por todas as empresas e torna possível uma maior profissionalização”, afirma Maria Fernanda.

O APL Movelaria Paulista foi criado em 2004 por uma rede de parceiros (Sindimov, SimABC e SEBRAE-SP) reunindo um grupo de empresas com o objetivo de fortalecer o desenvolvimento da cadeia moveleira.

De acordo com Ronaldo Satoris, assessor da diretoria do Sindimov, o objetivo do Sindicato é atender ao maior número de empresas do setor moveleiro, sobretudo aquelas que vêm investindo continuamente no seu aperfeiçoamento. “As atividades estão abertas a todos os associados, que ainda podem integrar a este novo grupo”, afirma Ronaldo.

Cláudio Sakano, diretor da Brisaltec, relata que entre os resultados após as consultorias está a mudança de cultura dentro da empresa. “Hoje, é constante a presença de consultores”, diz. Ele também tem realizado diversos cursos que contribuem para a formação das equipes nas áreas de maior necessidade. Alessandra Delgado, Designer e diretora da Girona Design disse que embora as consultorias ainda estejam no começo, já observou efeitos positivos, como uma visão melhor para gerir bons resultados.

Arranjo Produtivo Local (APL) é o termo que define um conjunto de empresas com a mesma especialização produtiva e que se localiza em um mesmo espaço geográfico. Os APLs mantêm vínculos de articulação, interação, cooperação e aprendizagem entre si, contando também com apoio de instituições locais como Governo, associações empresariais, instituições de crédito, ensino e pesquisa. Patrocinadores do APL Movelaria Paulista: Alpex Alumínio, Montana Química e Tecmatic.

Entre as empresas participantes estão: AG Movelaria, Almudena, Art Design, Artigiano, Benestare, Brisaltec, Bristol Móveis, Cavaleiro, Combinatto, Cozinart, Daff, Dagosto Móveis, Danivam, Decormant, Delta Móveis, Drumello, Exímio Móveis, Felita, Gabbinetto, Girona Design, Guaicurus Home, Hi-Spada, Hospitalar, Idelar, Interact, Kanan, KW Móveis, Lart Móveis, Laurel, LBR Mobiliários, Legno, Luc Art, Madotti, MAJ Moreno, MG Marcenaria, MGA Moveleira, Marcenaria Nossa Senhora da Paz, MK Marcenaria, Matic, Mocap, Mont Fácil, Móveis Sanchez, Móveis Zechetti, Net Marcenaria, Porto Madeira, Primolar, Príncipe Marcenaria, Prospectus Soluções em Mobiliário, Quarta Divisão, Quatro Fratelli, R&C Móveis. Rolim Design, Segatto, Tirmis, Tre Uni, Versatile, Vila Rica.

Fonte: Matéria elaborada pela Equipe de Redação da Revista da Madeira