|
Editorial |
Uma lição para não se repetir |
A crise que atingiu a economia mundial no último ano deixou duras conseqüências a alguns segmentos mais sensíveis ás oscilações de mercado. O setor da madeira foi um dos que sofreu com mais intensidade os efeitos da crise, e quebrou um elo importante da cadeia de produção que poderá levar muito tempo para se recompor.
Bem estruturado para o mercado exportador, as indústrias do setor viram suas vendas externas despencarem. Em 2009 a queda nas exportações chegou a 40%, e isso em um setor que depende bastante das vendas externas. Todo um trabalho de qualificação produtiva e estruturação logística ficaram a mercê de uma brusca mudança de rumos. O mercado interno aquecido ajudou a evitar uma tragédia econômica no setor. Muitas indústrias se adaptaram rapidamente, outras mudaram de produto, mas algumas acabaram ficando pelo caminho.
Verdade é que o setor da madeira já viveu muitas crises e soube se adaptar a todas elas. Em 2010 a reação mostra sinais positivos. As empresas estão mais fortalecidas com a experiência da crise, ou, senão isso, pelo menos mais cautelosas com suas estratégias. A lição, desnecessária e sem apontar um causador específico, mostra a importância de diversificar, inovar constantemente e modernizar.
Clovis Rech
Editor Responsável |
|