|
Editorial |
Pouco esclarecimento limita imagem da madeira |
A madeira sempre esteve presente de uma forma marcante na construção civil. Entretanto, de algum tempo para cá os constantes apelos ambientais tem comprometido a imagem das construções de madeira. Vale esclarecer que grande parte desta imagem é decorrente do pouco esclarecimento da população ao assunto. Isso porque se associa muito fácil a imagem da madeira extraída de áreas desmatadas, incêndios e ate mesmo a sua pouca durabilidade quando construída.
Na verdade a construção com uso de madeira possui inúmeros benefícios e não tem o porquê associa-la ao desmatamento na Amazônia. Hoje, a grande maioria da matéria prima é proveniente de áreas de reflorestamento ou então provém de áreas com manejo sustentado. Seu sistema construtivo e durabilidade também é muito superior, desde que a madeira seja utilizada de forma adequada e observando conhecimentos técnicos.
Um pais como o Brasil, carente em mais de 12 milhões de moradias, pode ter na madeira um grande aliado para construção de casas para população de baixa renda. E com o uso de técnicas modernas e maior estrutura a moradia em madeira é uma opção também para camadas de maior poder aquisitivo. A beleza da madeira na sua forma aparente torna qualquer ambiente mais nobre e favorecido pelo fator do ecologicamente correto.
Assim, a mudança de imagem depende sobretudo do maior esclarecimento á população. Já começa por engenheiros e arquitetos que tem importante matéria prima para projetar edificações, mas necessitam constantemente estar atualizados com sua aplicação. O governo, com campanhas de esclarecimento e programas especiais; as instituições financeiras, com linhas de crédito específicas; e entidades ambientais, com maior informação, podem contribuir para mudar este panorama a curto prazo.
Clovis Rech
Editor Responsável |
|