MENU
Certificação
Editorial
Estruturas
Eucalipto
Feiras
Madeira Tropical
Meio Ambiente
Mercado
Móveis e Tecnologia
Portos e Tecnologia
Teca
Usinagem
E mais...
Anunciantes
 
 
 

REVISTA DA MADEIRA - EDIÇÃO N°64 - MAIO DE 2002

Madeira Tropical

Cresce presença de madeira tropical na Europa

Nos últimos anos as importações de madeiras tropicais por parte de países europeus tem crescido consideravelmente. O Brasil tem se beneficiado deste crescimento de compras com produtos de maior valor como compensado e lâminas provenientes de florestas tropicais. No ano de 2000 os países da Europa foram responsáveis por 4,57 milhões de m3 em importação de compensado de vários continentes. Isso significou um aumento de 7,3% em relação aos negócios do ano anterior ( 4,26 milhões de m3). Os países da América Latina, que participavam com apenas 28,1% deste total em 1999, passaram para 43,9% no ano de 2000, ocupando o espaço de países asiáticos.

No caso de madeira serrada a reação também foi positiva. Os países da Europa importaram em 2000, 4,49 milhões de m3, o que representa um crescimento nas vendas para os europeus de 11% sobre o ano anterior ( 4,04 milhões de m3). Neste caso, entretanto, em termos de volume a América Latina diminuiu sua participação, chegando a 17,9%, enquanto que no ano anterior estava em 21,8%. Os países da África continuam tendo maior participação. Também dominam com 98% as exportações de madeira em toras, que pouco valor agregam, mas possuem no frete um forte atrativo.

No caso de lâminas o volume total importado em 2000 foi de 590 mil m3 ( contra 580 mil no ano anterior). Por ser um item de maior valor e apresentam maior aproveitamento o volume em m3 torna-se menos relevante, destacando-se o valor final da venda.

Embora cada país se destaque em itens diferentes em suas importações, a França continua sendo um dos principais compradores de madeiras tropicais, tanto em toras como em madeira já processada mecanicamente. De suas importações, cerca de 80% procedem de florestas tropicais. Logo a seguir outros países se destacam como Inglaterra, Itália, Espanha e Alemanha.

Em compensado e lâminas, a Inglaterra é responsável por 34,9% de todas as importações européias de madeiras tropicais, vindo a seguir a Alemanha (18,8%) e a França ( 11%). Em madeira serrada a Itália (19,7%) e a Espanha (19,1%) são as maiores compradoras, vindo a seguir os Países Baixos (18,5%) e a França (14%). A grande participação francesa no volume global de importações de madeiras tropicais está nas toras em bruto, onde compra 39,3% do total. Outros importadores destacados de madeira em toras são Itália ( 17,7%) e Portugal ( 16%).

O relatório da União Européia do Comércio de Madeira aponta ainda que a tendência de crescimento nas compras internacionais de madeira tropical começou a apresentar índices positivos a partir de 1996. Entretanto, o grande volume de negócios aconteceu em 1990, quando os países europeus foram responsáveis pela compra de 12,6 milhões de m3 de madeiras tropicais Maio/2002