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REVISTA DA MADEIRA - EDIÇÃO N°63 - ABRIL DE 2002

Portos e Logística

Madeira lidera movimentação de cargas em Itajaí

A madeira continua sendo o principal destaque da pauta de exportações do Porto de Itajaí. Em número absolutos as estatísticas do terminal indicam que no ano passado a movimentação do segmento teve um incremento de 32% nos embarques de madeira e derivados e a expectativa para 2002 é de um avanço de 40% sobre as exportações desse tipo de carga registradas no ano passado. A previsão otimista está ligada ao início de novos serviços no cais comercial de Itajaí, aliados a ampliação do foco do Porto para as cargas gerais (break bulk) após o arrendamento do Terminal de Contêineres (Tecon) à empresa Teconvi S/A, cujo início das operações ocorreu em janeiro desse ano.

A movimentação total de madeira e derivados no Porto em 2001 ficou em 605,87 mil toneladas, ante as 459,74 mil toneladas embarcadas no ano de 2000. O incremento foi de 32%. Já entre os anos de 1997 e 2001 os embarques desse item cresceram 89%. Passaram de 319,38 mil toneladas para 605,87 mil toneladas. A média anual de crescimento registrada nos últimos cinco anos foi de 19%, enquanto a meta do porto no período era crescer 15% ao ano.

As empresas armadoras Kent Line e a Wallenius Wilhelmsen Lines iniciaram em janeiro dois serviços em Itajaí, além da armadora Star Shipping, que iniciou seus serviços no final do ano passado. As três empresas devem movimentar juntas entre 15 mil e 20 mil toneladas de madeira por mês, volume considerável, uma vez que a média mensal de embarques de madeira e derivados no ano passado ficou em 51 mil toneladas.

“Além dos três novos serviços exclusivos para carga geral, que aliados aos outros já existentes contribuirão significativamente para o incremento dos embarques de madeira e derivados, também tem a abertura do mercado da Arábia Saudita para a madeira brasileira e catarinense, que deverá ocorrer nesse ano e que tende a ampliar as exportações do estado e País. Isso também impactará na movimentação de nosso terminal”, avalia o gerente de negócios do Porto, Leônidas Gomes Ferreira.

O diretor comercial do Porto, Martin Schmeling, também observa que nesse ano já foi fortalecida a política de captação de carga geral, o que impactará diretamente no aumento dos embarques de madeira, pelo fato do item representar o maior volume de movimentação do cais de Itajaí. A Câmara Setorial do Porto, que é um órgão criado pela Associação Comercial e Industrial de Itajaí (ACII), retomará o seu programa de visitas a outras cidades para divulgar as potencialidades de nosso terminal. Essa ação tende a ampliar os embarques.

Essa estratégia, aliada ao crescimento da área de armazenagem para madeira disponível na cidade - através de investimentos da iniciativa privada - será determinante para garantir mais embarques de madeira em Itajaí no ano de 2002. Somente no ano passado, a área de armazenagem coberta na cidade passou de 24 mil para 32 mil metros quadrados. O incremento foi de 25%. O crescimento deve continuar nesse ano, acompanhando o desempenho do porto nesses tipos de embarques.

Hoje o Porto de Itajaí embarca madeira e derivados provenientes dos estados de Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e São Paulo para os Estados Unidos, países da América Central, Itália, África, Alemanha, Inglaterra, Espanha e Holanda. Com a abertura de novos mercados para o produto brasileiro, assim como pelo ingresso de novos armadores em Itajaí, existe a possibilidade de ampliação nos destinos ainda em 2002.