A alta tecnologia está oferecendo opções para tornar a madeira cada vez mais adequada para a moradia, tanto para a construção de casas como para pisos, esquadrias e estrutura em geral. Para agregar valor a casa de madeira, indica-se a escolha de um bom projeto, elaborado por especialistas. Nos Estados Unidos cerca de 90% das casas são de madeira e no Canadá em torno de 80%.
Por ser um elemento natural, a casa de madeira, oferece bem estar com estrutura homogênea e possibilidade de variações de cor. É mais saudável por ser um material que respira, não propagando mofo, ácaros e retenção de umidade.
Para garantir a durabilidade da madeira é preciso adotar medidas de proteção contra umidade, intempéries, bem como tintas ou vernizes especiais, proteção fungicida e ou tratamento em autoclaves com produto CCA. A madeira é muito resistente a produtos químicos corrosivos e cargas de impacto. Tem boa resistência ao fogo porque é mal condutor de calor e quando pega fogo não propaga chama, se transforma em brasa.
A manutenção da casa de madeira é igual a de alvenaria, consistindo em uma demão de verniz resistente a intempéries ou uma tinta apropriada para madeira a cada três ou quatro anos. A madeira é composta por fibras ocas, alinhadas de forma axial a longitude da árvore. Estes espaços ocos contêm ar retido que garantem isolamento acústico e térmico. Em relação ao isolamento acústico, a madeira tem valores superiores a dez vezes o concreto armado e cinco vezes a uma parede de tijolos.
Uma prova de que a madeira tem um bom isolamento térmico é o fato de dificilmente ser muito fria ou quente quando tocada, ao contrário de outros materiais. A condução térmica da madeira é 1.300 vezes menor que a do aço, 10 vezes menor que o cimento e 40 vezes menor que o tijolo de barro. Por isso, as casas de madeira são adaptáveis em países com variações climáticas constantes.
Estatísticas comprovam que quase todos os incêndios se originam por fatores externos, como gás e curtos circuitos. Neste sentido, a madeira, diferente de outros materiais como o aço, tem um ganho significativo na residência, retardando o colapso da estrutura e permitindo a evacuação das pessoas e até a salvação dos bens. Dados comprovados em laboratório atestam que uma estrutura de aço e de concreto, submetidas a mesma temperatura, romperiam ou entrariam em colapso muito mais rápido do que a madeira.
Casa de OSB
As novidades inseridas no mercado estão permitindo a construção de casas de madeiras cada vez mais sofisticadas. Neste sentido, a construtora gaúcha Modern Homes está lançando a primeira casa do País com a utilização de painéis OSB (Orient Strand Board). Este tipo de construção já é utilizada nos Estados Unidos e deve se expandir em todo o Brasil nos próximos anos.
A casa foi construída através do método “wood frame”(ou estrutura de madeira), que é três vezes mais rápido do que o usual e utiliza variados produtos em uma mesma estrutura. A parede é um sanduíche de argamassa, isopor, OSB, lã de vidro, madeira e gesso acartonado. Para erguer a residência são necessários apenas quatro homens trabalhando no período de 70 dias.
A tendência atual é avançar cada vez mais com sistemas construtivos industrializados, onde custos e tempo de execução são absolutamente controlados. OSB é um material que, em conjunto com outras tecnologias integradas já presentes no Brasil, possibilita a execução de um sistema de construção inovador. É aplicado em todo o mundo, tanto em construções residenciais de alto padrão como em casas populares e construções comerciais leves. Do ponto de vista arquitetônico, o OSB é um material que proporciona total flexibilidade e liberdade de criação tanto em projetos tradicionais como também nos desenhos inovadores.
O OSB é trabalhado facilmente como qualquer outro tipo de madeira e não precisa de tratamentos especiais. Entre as vantagens desta matéria-prima estão: preço competitivo, consistência e qualidade uniforme, ausência de espaços vazios no interior, de nós soltos ou quebrados e de laminação. Permite o total aproveitamento da placa, é resistente a impactos e ao fogo e possui propriedades de isolamento termo-acústico. |