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REVISTA DA MADEIRA - EDIÇÃO N°105 - MAIO DE 2007

Itália

Comércio bilateral pode chegar a US$ 10 bilhões até 2010

As relações comerciais tem se intensificado muito nos últimos anos. O presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Paulo Skaf, que coordenou a última Missão Empresarial Brasil-Itália, fundamental acredita que a corrente de comércio dos dois países está aumentado rapidamente e deverá chegar a US$ 10 bilhões até 2010. O saldo do comércio exterior italiano hoje é de US$ 600 bilhões e a participação brasileira, de apenas US$ 4 bilhões – bem aquém do seu potencial.

O primeiro-ministro italiano, Romano Prodi, tem um posicionamento muito claro de crescimento nas relações comerciais entre os dois países, afirmando que o momento atual é muito oportuno, tendo em vista que a América Latina passa por uma fase com menos oscilações na economia: Destaca que assim como o Brasil pode se tornar a porta de entrada ao mercado latino, espera que a Itália também seja a entrada dos brasileiros à União Européia.

A Itália localiza-se no sul do continente, ocupando a quase totalidade da Península Itálica, mais as ilhas da Sardenha e Sicília. A capital da Itália é Roma, que é também a maior cidade do país. Possui o formato aproximado de uma bota e por esse motivo os italianos comumente chamam-no "lo stivale" ("a bota").O Estado italiano é atualmente uma república parlamentarista. A Itália compartilha o seu limite alpino do norte com a França, a Suíça, a Áustria e a Eslovênia. O país também compartilha uma borda do mar com a Croácia, a Eslovênia e a França.

A Itália foi a terra de convivência de muitas civilizações européias bem conhecidas e influentes, inclusive os etruscos, os gregos e os romanos. A Itália é chamada "il Belpaese" (italiano para belo país) pelos seus habitantes, devido à beleza e a variedade das suas paisagens e por ter o maior patrimônio artístico do mundo; o país é a pátria do maior número de patrimônios mundiais da UNESCO.

A população residente da Itália é de 58.133.509 habitantes. A Itália possui uma taxa de crescimento populacional anual baixíssima, entre as menores do continente. Com relação a 2006 registra-se o crescimento da população de 0.04%, sendo que essa taxa vem decrescendo de forma acentuada, isso é atribuída a progressiva diminuição da taxa de natalidade. A Itália é uma das cinco nações do mundo ocidental que dispõem de uma indústria aeronáutica completa e de uma ampla tecnologia espacial. O setor das atividades comerciais representa um dos pilares da economia nacional, no qual se destacam as atividades bancárias e de finanças em geral.

A Itália é muito conhecida pelo turismo, cultura, música, comida e vinho, mas também convém conhecer sua maneira singular de fazer negócios.

As diferenças regionais influem nos dialetos e nas práticas comerciais. Os negócios no norte do país têm ritmo mais dinâmico que no sul. Roma, por exemplo, tem um compasso bem diferente dos principais centros do norte - Milão e Turim. No sul, ao contrário do norte, o tempo parece andar mais devagar. E é bem diferente negociar com empresários ou com burocratas do serviço público.

A diversidade setorial também é enorme. Há grande diferença entre negociar com um gerente internacional de uma multinacional baseada em Milão ou com o representante de uma empresa familiar. Em geral, as empresas familiares operam em cidades pequenas, onde é provável que você tenha de negociar com algum membro da família.

Na hora dos trâmites, a burocracia italiana é famosa pela lentidão, ainda que algumas instâncias do Governo sejam eficientes, principalmente na zona industrial do norte do país. Há muitas razões para explicar a complicada burocracia italiana. Primeiro, o sistema legal do país, que tem 2.000 anos. Segundo, os regulamentos da União Européia aumentam a complexidade desse sistema. Por isso, recomenda-se contratar um advogado para lidar sobretudo com questões referentes a impostos.

Economia

O tamanho do mercado italiano pode ser dimensionado por sua população de 58 milhões de habitantes e pelo seu produto interno bruto de US$ 1,698 trilhão.

A economia italiana atingiu um elevado nível de competitividade em diversos setores, destacando-se o de máquinas e aparelhos mecânicos. A estrutura produtiva italiana caracteriza-se por uma grande concentração de pequenas empresas, que conseguiram ultrapassar os limites e a imagem tradicional de empresas do gênero, oferecendo ao mercado produtos considerados maduros e inovadores. A Itália especializou-se na oferta de bens da preferência do consumidor externo, utilizando a imagem, a moda, o design, a qualidade como características de sua indústria, o que explica a grande aceitação no mercado mundial de produtos como o calçado, o vestuário, as jóias, a cerâmica, o mobiliário, os mármores, o vinho e outros.

O direcionamento de seus produtos para o mercado externo baseia-se na inovação do produto, respondendo às preferências dos consumidores de diversos mercados. Porém, a insuficiência de matérias-primas e a elevada dependência energética são problemas característicos da economia italiana.

A moeda italiana é o Euro. Os bancos funcionam das 8:30 às 13:30 e 15:00 às 16:00. Alguns banco não efetuam câmbio, pela tarde têm horários limitados .

Como negociar com a Itália

- Os italianos são conhecidos por serem mais expressivos do que qualquer outro europeu;

- Aperte as mãos ao chegar e ao partir, independente da duração do encontro breve ou freqüente;

- É recomendável chamar o seu interlocutor pelo sobrenome e título;

- A mulher italiana tem se destacado muito no mundo dos negócios;

- Recomenda-se o uso do terno nos encontros de negócios;

- Na Itália, a relação pessoal é a base do mundo dos negócios. Para seu parceiro italiano, construir essa relação é muito importante, por isso esteja pronto para ser convidado para almoçar ou jantar;

- Um almoço de negócios pode durar até duas ou três horas, não comece a comer antes do anfitrião;

- Os italianos lutam pelas suas convicções. São firmes, mas não fechados, ou seja, mantêm a abertura necessária para permitir a compreensão do ponto de vista do outro;

- Milão é a capital dos negócios, das finanças e da cultura;

- Em Milão, Turim, Roma, a comunidade de negócios – principalmente os mais jovens – fala-se em geral bom inglês. Mas, nas outras partes do país e em setores mais tradicionais, não se fala inglês;

- Ao planejar suas reuniões de negócios, não esqueça que agosto é mês de férias na Itália;

- Uma vez estabelecida a relação, os negócios importantes devem ser conduzidos de forma pessoal e não por telefone;

- Também é comum que todos os participantes de uma reunião falem ao mesmo tempo. Seja flexível e aceite perder tempo, porque as reuniões em geral se estendem para além do previsto. E não esqueça que os italianos são pragmáticos e diretos ao falar, ainda que por vezes tenham dificuldade em abordar temas espinhosos;

As empresas tradicionais mantêm hierarquias rígidas, mas a comunicação entre os distintos níveis é vital: os altos executivos costumam estar em contato permanente com os gerentes médios, os quais desempenham papel importante no processo.