Com 82,4 milhões de habitantes (entre eles aproximadamente 7 milhões de estrangeiros), a Alemanha é o país mais populoso da União Européia, tendo atraído, nas últimas décadas, milhões de imigrantes. A integração da União Européia e do Ocidente, o desmembramento do Bloco Oriental e a imigração de países asiáticos e africanos levaram ao aumento do número de estrangeiros na Alemanha.
A grande Berlim, que desde a unificação do país cresce rapidamente, conta atualmente com mais de 4 milhões de habitantes. Aproximadamente um terço dos habitantes da Alemanha vivem numa das 82 grandes cidades (com mais de 100.000 habitantes). A maioria das pessoas vive em vilarejos e pequenas cidades.
O povo alemão formou-se essencialmente da fusão de várias tribos como os francos, os saxões, os suábios e os bávaros. Atualmente essas etnias deixaram de existir em sua concepção original, mas suas tradições e seus dialetos continuam presentes
A língua oficial do país é a alemã. No entanto, o país é rico em dialetos, que apresentam enormes diferenças entre si: segundo o dialeto e a pronúncia pode-se reconhecer, na maioria da população, o lugar de origem das pessoas. Quanto à religião, há um equilíbrio entre as duas principais crenças, a protestante e a católica.
Informações econômicas
PIB composição por setor:
agricultura: 0.9%, : 29.6%, serviços: 69.5%.
Área 357.021 km²
Capital Berlim
Idioma Alemão
Religião Católica Protestante 34%, Católico 34%
População 82,4 milhões (est. 2006)
Expectativa de vida H/M Total: 78,8
Homem: 75,8
Mulher: 81,9 (est. 2006)
Moeda Euro
PIB US$2.73 trilhões (est. 2005) CIA
Renda per capita $30.40 US$30.400 (est. 2006) CIA
Mercado alemão
A importação de produtos é regulamentada de acordo com o direito da União Européia. Produtos brasileiros poderão encontrar restrições diretas ou indiretas. Os maiores entraves às exportações brasileiras são de ordem sanitária e fitossanitária. Os alimentos são regulamentados pela Diretiva Comunitária de 1992 que exige procedência de estabelecimentos habilitados pela Comissão Européia.
O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento define uma lista de estabelecimentos e fornece as garantias de que estes estão de acordo com os padrões de saúde pública e animal.
A Documentação exigida é de acordo com o Código Alfandegário e aos demais Regulamentos Alfandegários e Fiscais bem como à Legislação de Comércio Exterior. Os impostos de importação são baseados no Código TARIC que poderá ser consultado na Deutcher ebrauchzolltarif (DgebrZT), ou seja, Tarifa dos Direitos Alfandegários Alemães.
As tarifas de importação vigentes são o Imposto de Importação na forma de taxas da UE e Impostos Sobre Consumo, incluindo o Imposto sobre as Vendas de Importação na forma de taxas nacionais.
Registro de marca
Se o exportador brasileiro não dispõe de contatos para comercializar com a Alemanha o ideal é procurar um parceiro alemão ou um representante comercial, que proporcione o ingresso nesse mercado. As Câmaras de Comércio e Indústria sediadas tanto na Alemanha quanto no Brasil, poderão ser instrumentos de apoio para informações, orientações ou mesmo escolha de representante comercial para o ingresso naquele mercado.
Um dos cuidados é verificar a proteção dos direitos comerciais de seus produtos e da marca na Alemanha e até na Europa devido à pirataria. Para o Registro da Marca o exportar deverá procurar a Secretaria de Patentes (Deutches Patentamt), em Munique. Para estender a proteção aos demais países da UE, o registro deve ser submetido à Oficina de Armonización del Mercado Interior (marcas, Dibujos y Modelos), localizada em Alicante, na Espanha. O registro pode ser preparado na língua oficial de qualquer país membro da UE.
A Alemanha é membro da Câmara de Comércio Internacional (CCI), do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), do Banco Europeu de Reconstrução e Desenvolvimento (BERD), da Organização das Nações Unidas (ONU) e suas agências especializadas como a Organização Mundial de Comércio (OMC) e o Banco Internacional de Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD), entre outros. Além disso, o país é membro fundador da União Européia (UE) e faz parte do Conselho da Europa e da União da Europa Ocidental (UEO).
Indústria
Mesmo com a queda da sua participação no PIB nos últimos anos, a indústria continua sendo um dos principais pilares da economia alemã. Apesar do país ter filiais de grandes empresas espalhadas por todo o mundo, a indústria alemã é caracterizada por pequenas e médias empresas. A indústria automobilística é um dos setores industriais mais importantes da economia alemã, sendo o país um dos maiores produtores de automóveis do mundo.
Com uma boa participação no comércio mundial, o setor de máquinas e equipamentos também está entre os principais ramos industriais do país. Caracterizado tradicionalmente por empresas de médio porte, a Alemanha é o principal exportador mundial nesse setor. Entre os demais setores que merecem destaque na economia alemã estão a indústria química, em função de suas modernas tecnologias e das intensas atividades de pesquisa e desenvolvimento, além da indústria eletroeletrônica, principalmente no que diz respeito ao fornecimento de equipamentos para as indústrias aeronáutica e espacial.
De acordo com o The World Fatbook, da CIA, em 2005 a Alemanha foi o maior exportador mundial, com um total de US$ 1,016,000,000,000. Foi seguido pelos EUA com US$ 927,500,000,000 e pela China que exportou US$ 752,200,000,000. Nesse ranking, o Brasil se posiciona na 23ª posição.
A situação geológica desfavorável da Alemanha torna o país altamente dependente do mercado externo de matérias- primas minerais, principalmente de minérios, concentrados e produtos semi-acabados, como ligas de ferro.
Quando a produção interna não é suficiente para suprir o mercado comunitário, a UE concede aos produtos que ingressam no seu mercado redução de direitos alfandegários com limitação de valor ou quantidade, vigiada pelo Contingente Alfandegário “Zollkontingent”. Este pode ser empregado dentro de um determinado período de tempo. Dentro do sistema de Contingentes Aduaneiros, há que se diferenciar dois sistemas, quais sejam, o do contingentes com licença de importação “Lizenzkontingente” e o contingentes no princípio “first come, first served”, ou seja, os primeiros pedidos se aproveitam dos benefícios. (Zollkontingente im Windhundverfahren). A UE aplica contingentes com licença de importação para certas mercadorias comerciais (“gewerbliche Waren”) e produtos agrícolas. Esgotados os referidos contingentes, são aplicadas somente as taxas normais da tarifa aduaneira. Como documento de vigilância, a UE emprega a licença de importação “Einfuhrlizenz”.
Feiras e exposições
Além da publicidade, o método mais eficiente e largamente utilizado na promoção de produtos no mercado alemão são as feiras e exposições, com alcance nacional e internacional. A Alemanha é considerada a plataforma global de feiras e ocupa a liderança mundial, realizando aproximadamente dois terços das 150 principais feiras mundiais.
Dentre as quatro maiores feiras do mundo em termos de área, três estão localizadas na Alemanha. Os Centros mais importantes de feiras e exposições são: Colônia, Düsseldorf, Frankfurt, Essen, Hanover, Munique, Hamburgo, Stuttgart, Nurembergue e Berlim.
As firmas importadoras envolvidas no comércio de importação são geralmente especializadas em produtos e, raramente, em regiões econômicas ou em determinados países. Em regra, elas conhecem bem o mercado, os mecanismos de negócio, regulamentos de importação, facilidades de transporte e marketing e, por conseguinte, estão habilitadas a promover o acesso ao mercado alemão de fornecedores não familiarizados com as oportunidades e condições de venda na Alemanha.
A seleção do melhor canal de distribuição na Alemanha para o exportador brasileiro não é em geral um processo rápido e está sujeita a uma série de fatores como, por exemplo: os requisitos individuais do exportador, o tipo do produto, a capacidade de produção, o consumidor-alvo, o nível de conhecimento do mercado e da cultura comercial local, a estratégia de exportação e marketing a ser desenvolvida e as opções para o produto existentes dentro da estrutura de comercialização local, entre outros.
Aos exportadores brasileiros que planejam vender sistematicamente seus produtos no mercado alemão e não querem constituir firma no país, recomenda-se cooperação com intermediários de negócios, entre outros, agentes comerciais, agentes comissionados, representantes exclusivos, etc.
Para alcançar sucesso nas vendas e estabelecer relacionamento comercial duradouro, o exportador deve atender às expectativas do mercado alemão, particularmente em termos de qualidade do produto, apresentação, preço, serviço e confiabilidade no fornecimento.
Para viagem de negócio à Alemanha, não há exigência de visto quando o período de permanência for inferior a 3 meses. O país dispõe de excelente infraestrutura de meios de transporte, de modo que os deslocamentos podem ser feitos por automóvel, trem e avião. O clima é bastante frio no inverno e mesmo no fim do outono e início da primavera. Quanto a hotéis, dificuldade para reserva só se apresenta quando da realização de feiras e grandes eventos.
O mercado local oferece uma série de instrumentos para promoção de produtos, entre outros a viagem de negócios com contatos diretos junto aos parceiros comerciais, participação em missões comerciais, rodadas de negócios, participação em mostras especializadas, em campanhas de promoção de produtos em lojas de departamentos e supermercados, remessa direta de folhetos e catálogos de produtos, anúncio e/ou divulgação de produtos ou setores estratégicos em publicações especializadas e em sites especializados na Internet, etc.
Como negociar com a Alemanha
1 - Os alemães costumam ser formais e reservados nos primeiros encontros, mostrando frialdade. O trato na primeira pessoa demora bastante tempo;
Marque encontros com bastante antecipação com o gerente de nível mais alto possível Seja pontual;
2 - Prepare uma agenda para a reunião. Os alemães prestam muita atenção à organização e ao planejamento e não gostam de coisas dúbias. O tom das negociações é formal;
3 - As propostas de negociação e apresentações devem ser concretas e realistas, lógicas e apresentadas de forma clara, organizada e com autoridade;
4 - Evite surpresas e métodos agressivos de vendas. Não solte uma proposta surpreendente em uma reunião formal;
5 - Participe das feiras de negócios na Alemanha e entre em contato com as câmaras de comércio. Ambas são instituições de prestígio. |