O Porto de Itajaí, terceiro do País na movimentação de contêineres de longo curso e quinto na movimentação geral desse tipo de carga, encerrou o exercício de 2001 com um incremento de 31% na movimentação do cais comercial. No ano passaram pelo Porto 2,7 milhões de toneladas, ante os 2,06 milhões, registrados em 2000. O crescimento, superior em 13 pontos o incremento de 18% registrado no exercício de 2000, foi puxado pelas exportações, que no ano representaram 76% das cargas que passaram pelo Porto Público. Já no mês de dezembro o cais comercial movimentou 270 mil toneladas de mercadorias, ante as 182,89 mil toneladas embarcadas e desembarcadas no mesmo período de 2000.
Com relação às cargas conteinerizadas, Itajaí registrou um crescimento de 38% no período de janeiro a dezembro de 2001. Passaram pelo cais 243,55 mil TEUs (Twenty Equivalent Unit – unidade internacional equivalente a um contêiner de 20 pés), ante os 176,81 mil TEUs registrados no ano anterior. Em tonelagem, foi movimentado em 2001 um total de 2,28 milhões de toneladas em cargas conteinerizadas, volume superior em 35% o registrado em 2000, que ficou em 1,7 milhão de toneladas.
Em dezembro a movimentação de contêineres em Itajaí ficou em 23,77 mil TEUs, com 220,34 mil toneladas. O número representou mais um recorde para o terminal, que até então tinha na movimentação de setembro do ano passado, de 23,46 mil TEUs com 219,36 mil toneladas, a maior de toda a história do Porto. Comparativamente às cargas conteinerizadas movimentadas em dezembro de 2000, o incremento ficou em 32%. Foram 13,92 mil contêineres, ante as 10,52 mil unidades computadas em dezembro de 2000.
Para o superintendente do Porto, engenheiro Amílcar Gazaniga, o crescimento verificado no ano foi considerado muito bom, principalmente quando, em decorrência de vários fatores externos, muitos portos brasileiros apresentaram retrações. “Enquanto muitos terminais marítimos diminuíram seus embarques devido a problemas fitossanitários ocorridos na Europa e também pela crise Argentina, Itajaí teve suas exportações puxadas pelos aumentos de cargas de aves e carnes congeladas, que no ano registraram incrementos de 87% e 169%, respectivamente, além da retomada dos embarques de açúcar, que retornaram a Itajaí”, afirma o superintendente.
Gazaniga ainda destaca a política comercial adotada pelo Porto em 2001, que impactou diretamente no aumento das cargas na cidade, assim como na ampliação das escalas e serviços disponíveis na cidade. “O aumento nas opções de escalas aumentou a competitividade de nosso Porto, assim como fez com que muitos exportadores trouxessem cargas de outros portos para o nosso”, diz o superintendente. No ano atracaram no cais comercial de Itajaí 589 navios cargueiros, superando em 29% as 455 atracações de 2000.
Nos terminais privativos da Braskarne – controlado pela Bunge Alimentos – e da Dow Química, o incremento registrado em 2001 foi de 1%. No ano a Dow Química desembarcou 76,13 mil toneladas de soda cáustica, ante as 83,59 mil toneladas desembarcadas no exercício passado. O recuo foi de 9%. Já a Braskarne embarcou 194 mil toneladas de congelados no ano de 2001. O incremento comparativamente ao ano anterior foi de 5%. Em 2000 o terminal exportou 184,24 mil toneladas.
Somadas as cargas do cais comercial e terminais privativos, a movimentação total do Porto de Itajaí ficou 2,97 milhões de toneladas. O volume superou em 28% a movimentação total do ano anterior, de 2,33 milhões de toneladas. Incremento que, segundo informa Gazaniga, deverá ser superior em 2002, já que a Teconvi S/A, empresa arrendatária do terminal de contêineres (Tecon) de Itajaí iniciou as operações neste mês e está investindo, no primeiro trimestre de 2001, R$ 30 milhões na infra-estrutura do porto e em equipamentos. |