|
Editorial |
Novo espaço para as casas de madeira |
O uso da madeira na construção civil ainda é uma das grandes aplicações do setor. E a cada dia seu uso é mais valorizado.
Aliás, esta é uma das principais alternativas, no mercado interno, para a evolução na utilização da madeira, com fins mais nobres. Na construção civil convencional a madeira ainda é aplicada com mais intensidade na estrutura de cobertura, pisos e forros.
Contudo, desponta com destaque na oferta de casas pré-fabricadas em madeira. O desenvolvimento de novas tecnologias e o design inovador de alto padrão ajudam a atrair cada dia mais adeptos deste tipo de moradia. Aliado a isso, as inúmeras vantagens que a madeira apresenta. A começar pelo seu estilo natural, onde a madeira empresta ou absorve umidade do ambiente, de acordo com a temperatura externa, deixando o ambiente interno sempre agradável.
A expansão do mercado de casas de madeira, contudo, ainda sofre restrições. A falta de linhas de financiamento e os sucessivos aumentos da madeira tem limitado maior número de adeptos a este tipo de moradia. O uso de madeiras de reflorestamento, como o eucalipto e o pinus, mostram um caminho a ser cada mais vez utilizado.
Talvez esteja aí uma alternativa para auxiliar na redução de nosso déficit habitacional. Se bem implementado, e com apoio tanto do governo como da iniciativa privada, podemos criar um sistema construtivo eficiente, utilizando madeiras diversas, e de baixo custo construtivo, atendendo assim também a maçada de baixa renda da população que ainda não possui a sua moradia própria. |
|