Revista da Madeira - Edição nº 158

MENU
      Exportações
      Painéis
      LVL
      Wood Frame
      Eucalipto
      Normas
      Custo Florestal
      Construção
      Finlândia
      Casas
      Plantio
      Desmatamento
      Tecnologia
      Pellets
      Pellets I
      Pellets II
      Bioenergia
      Biomassa
      ILPF
      Síntese
      Pragas
 

Aquecimento de aviários com pellets é uma revolução

A indústria 4.0 chegou para o aquecimento de aviário. As transformações proporcionadas por essa 4ª revolução industrial englobam as principais inovações tecnológicas dos campos de automação, controle e tecnologia da informação, aplicadas aos processos de manufatura, objetivando torná-los cada vez mais eficientes, autônomos e customizáveis. Por isso, diversas mudanças ocorrerão na forma em que os produtos serão manufaturados, causando impactos em diversos setores. É o que está acontecendo com os aviários.

Equipamentos automatizados e programáveis (de queima dos biocombustíveis pellets) estão gerando mudanças positivas na produção de frangos e trazendo maior produtividade para este setor. A lenha ainda é o principal recurso energético utilizado no aquecimento de aviário. Mas é um trabalho braçal pesado, que exige intensa mão-de-obra para realizar as movimentações e abastecimentos que a lenha exige. Estima-se que 80% dos recintos utilizados para confinar aves ainda gerem calor com a lenha, mas a mudança para sistemas tecnológicos modernos, movidos à pellets, deve inverter essa proporção em breve. A facilidade de automatização do sistema de queima à pellets traz conforto ao avicultor, pois evita o monitoramento constante do aquecedor e a necessidade de abastecimentos noturnos dos fornos, uma vez que que um silo com pellets pode durar até 12h.



Os pellets possuem diversas características que são superiores às da lenha:

(a) o formato uniforme cilíndrico interfere na combustão proporcionando estabilidade na queima do biocombustível;

(b) a alta densidade energética proporciona ganhos logísticos no transporte dos pellets porque é possível transportar/guardar maior quantidade de energia em um menor volume de carga;

(c) os baixos teores de umidade nos pellets são necessários para se obter maior eficiência na combustão, com queima estável, temperatura uniforme, baixas emissões de fumaça além de prolongar o tempo de estocagem do produto, minimizando a proliferação de fungos. A tecnologia oferecida pelos equipamentos automatizados e pelos pellets proporciona maior produtividade para o avicultor, sobretudo por obter baixa conversão alimentar (medida de produtividade = consumo total de ração/ peso médio). Para melhorar os resultados, os sistemas movidos à pellets contribuem nos seguintes aspectos:

• Temperatura uniforme – para manter adequada a temperatura corporal das aves nas duas primeiras semanas, que é um período crítico;
• Umidade Relativa do ar uniforme – manter o ambiente sem grandes amplitudes favorecem o desenvolvimento das aves;
• Baixo consumo de ração – o calor uniforme fornecido pelos pellets mantém a temperatura corporal da ave regulada, assim os nutrientes e a energia ingerida na ração é mais utilizada para o desenvolvimento e ganho de peso da ave do que para a regulação térmica;
• Baixa mortalidade – baixas amplitudes térmicas no aviário diminuem a taxa de mortalidade das aves;
• Ventilação adequada – em geral, o aumento da ventilação interna no aviário resulta em menores temperaturas, mas o ar fresco e limpo é tão importante quanto a temperatura, por isso esta deve ser mantida.

A conversão alimentar é um indicador importante para maximizar a lucratividade do aviário e os estudos de literatura atestam que a temperatura é o fator mais crítico do processo. Por isso, os equipamentos de queima dos pellets possuem um painel eletrônico para controle rigoroso dessa e outras variáveis. Assim, a viabilidade da utilização dos pellets com sucesso nos aviários são decorrentes da tecnologia dos equipamentos queimadores (que entrega mais produtividade), dos biocombustíveis pellets (que são mais eficientes) e da inovação trazida da indústria 4.0 que permite melhorar a competitividade dos aviários. Em todos os setores (aviário, pizzaria, hotéis,...), a utilização dos pellets como recurso energético cria novas possibilidades para a empresa obter vantagem competitiva. Aproveitem!

Prof. Dr. Dorival Pinheiro Garcia
Eng. Industrial, Especialista em Pellets de Madeira e Presidente da ABIPEL

VOLTAR
imoveis Gell