Voltar

Notícias

22
nov
2005
(GERAL)
Ações movimentam setor moveleiro gaúcho
O fortalecimento do pólo moveleiro da região do Litoral Norte gaúcho é um dos objetivos do Comitê Setorial Madeira e Móveis, do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Rio Grande do Sul (Sebrae/RS). Ações nas áreas de capacitação tecnológica e gerencial pretendem desenvolver o setor e oferecer à região uma alternativa econômica à sazonalidade do turismo, principal atividade nos 11 municípios trabalhados.

Através do Programa de Apoio Direto à Inovação (ADI), realizado em parceria com o Centro Tecnológico do Mobiliário de Bento Gonçalves, do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai/Cetemo), o Sebrae/RS está atuando com 92 empresas.

O ADI iniciou em maio, com a identificação dos empreendimentos do setor de móveis e o diagnóstico de suas necessidades. "Percebemos que eles tinham muitas carências nas áreas de gestão e tecnologia, e não possuíam condições para investir nessas qualificações", conta o consultor regional e coordenador do ADI no Litoral Norte, José Dirnei de Souza.

Desde então, segundo ele, estão sendo organizadas palestras e visitas técnicas às empresas para oferecer apoio tecnológico em processos de fabricação de móveis, organização da produção, custos e acabamento e pintura. "Também estamos atuando na área de gestão das empresas, orientando em questões como finanças e marketing, e comercialização e associativismo", diz Souza.

"O uso de madeira reconstituída pela indústria moveleira é o tema da palestra que acontece no próximo dia 4, às 9h30min, em Torres (auditório do Hotel De Rose), às 14h, em Capão da Canoa (auditório da Prefeitura Municipal) e às 18h, em Tramandaí (auditório da Câmara de Vereadores). As palestras, realizadas pelo Senai/Cetemo, são gratuitas e abertas a todos os interessados.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3221 5400. O programa, que prevê investimentos de R$ 680 mil, tem duração prevista de 18 meses. Até o final do projeto, a meta é criar uma marca regional para os móveis do Litoral Norte e desenvolver o planejamento estratégico do setor.

Os municípios que fazem parte do programa são: Torres, Dom Pedro de Alcântara, Três Cachoeiras, Terra de Areia, Arroio do Sal, Capão da Canoa, Xangri-lá, Osório, Santo Antônio da Patrulha, Tramandaí e Imbé. Também são parceiros no ADI a Associação das Indústrias de Móveis do Rio Grande do Sul (Movergs), a Associação dos Municípios do Litoral Norte (Amlinorte) e a Faculdade Cenecista de Osório (Facos/Facad).

Os 22 municípios do Corede Litoral Norte possuem 487 empresas do setor de madeira e móveis, que são responsáveis por 2.550 empregos diretos. Somente a cadeia de móveis, priorizada pelo Sebrae/RS, possui 180 empresas. O Comitê Setorial Madeira e Móveis, do Sebrae/RS, irá investir em todo o Estado, neste ano, cerca de R$ 2,6 milhões.

Fonte: ASN – 04/08/2004

Fonte:

Neuvoo Jooble

Notícias em destaque