Voltar

Notícias

22
nov
2005
(GERAL)
Madeira e móveis: estratégias unificadas
Pelo menos cinco municípios da região central do Rio Grande do Sul foram identificados como os que apresentam maior potencial para fortalecer o mercado de madeira e móveis no estado.

Por meio do Sebrae no Rio Grande do Sul, empresários das cidades de Santa Maria, Caçapava do Sul, Faxinal (4ª Colônia), Restinga Seca e Santiago vêm sendo visitados para formar o grupo que planejará as estratégias do setor, sob o comando do Sebrae Regional Santa Maria.

O primeiro encontro do grupo está previsto para este mês. Segundo o técnico da unidade do Sebrae em Santa Maria, Marcos Antônio Ortiz Machado, as ações serão organizadas a partir das demandas apontadas pelas empresas. "Por enquanto, já conseguimos perceber algumas delas, que são: carência de mão-de-obra qualificada, desconhecimento do setor, especialmente sobre exportações, e gestão de negócios".

Segundo Marcos Antônio, o Sebrae vai incentivar parcerias com universidades locais, para a busca de apoio técnico no aprimoramento de produtos e serviços, além do trabalho em rede entre os empreendedores. Ele acrescenta que o trabalho não descarta as ações de exportação.

"O que acontece é que 90% das empresas fabricam móveis sob medida e as vendas para fora do País são de produtos em série. Assim, além da qualificação, eles também terão que trabalhar na mudança de seus produtos". Por meio do Comitê Setorial Madeira e Móveis, o Sebrae/RS investirá R$ 2,6 milhões no setor em 2004.

Fonte: Celulose Online – 06/07/2004

Fonte:

Jooble Neuvoo

Notícias em destaque