Voltar

Notícias

22
nov
2005
(GERAL)
Sementes de eucalipto: 88 anos de Brasil
A produção e comercialização de sementes de eucalipto no Brasil tiveram início em 1916. A partir desse ano até 1950 foram selecionadas áreas de coleta e de produção de sementes de árvores superiores, introduzidas novas espécies e híbridos selecionados em outros países.

Com o incentivo fiscal ao reflorestamento em 1966 houve significativo aumento na demanda por sementes. Em 1968 o Instituto de Pesquisas e Estudos Florestais (Ipef) estruturou um amplo trabalho voltado a programas de melhoramento genético e desenvolvimento de tecnologia na produção de sementes.

Na década de 70 os povoamentos já atingiam produtividades duas vezes superiores às produtividades dos plantios realizados com as sementes anteriormente disponíveis. Até 1983 o Brasil importava mais da metade de sementes que consumia.

Devido aos trabalhos desenvolvidos pelo Ipef, Embrapa Florestas, juntamente com empresas pioneiras e outras instituições de pesquisas, o país hoje é auto-suficiente na produção de sementes e detém amplo banco de germoplasma das espécies e procedências para as diferentes regiões bioclimáticas.

Fonte: Ipef – 05/07/2004

Fonte:

Jooble Neuvoo

Notícias em destaque