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Notícias
22
nov
2005
(GERAL)
Automação abre portas para o mercado internacional
O setor moveleiro nacional, cada vez mais ampliando sua presença em mercados importantes de distintas regiões do Planeta, está influenciando positivamente o saldo da balança comercial brasileira já há alguns anos. E esses índices positivos só tendem a aumentar. É o que se pode verificar nas recentes estatísticas divulgadas em março de 2004, no Panorama do Setor Moveleiro no Brasil, pela Abimóvel (Associação Brasileira da Indústria Moveleira). Qualquer movimento para agregar valores às empresas que pretendem galgar degraus visando ao mercado externo deve passar, necessariamente, pela adoção da automação nas operações internas e no relacionamento com os parceiros comerciais.
As empresas com foco em exportação estão aumentando gradativa e continuamente a sua eficiência e competitividade, em razão do acesso cada vez mais fácil e rápido à informação. Isto é garantido por estratégias caracterizadas pela redução dos custos e parcerias com seus fornecedores, tendo por fundamento a gestão colaborativa da cadeia de suprimentos e a adoção de processos automatizados.
Para automatizar processos, fator cada vez mais importante no plano do mercado interno, no sentido de facilitar o acesso e ampliar a capacidade de competir mundialmente, são necessários três passos, que devem ser adotados na seguinte ordem:
— Identificação de produtos, de forma a tornar a comunicação entre os parceiros comerciais fácil e precisa. O empresário deve preocupar-se em fazê-lo de forma que o seu produto possa ser reconhecido em todo o mundo. A adoção de padrões internacionalmente aceitos na identificação de produtos é essencial, envolvendo estruturas padronizadas de código de barras em seus vários níveis, das unidades comerciais às unidades logísticas, possibilitando a completa integração e rastreabilidade das operações logísticas e comerciais do setor.
— Captura automática das informações pelo código de barras, em que o produto recebe uma identificação, é lido por scanners e interpretado por softwares que garantem a integridade e o registro da informação por toda a cadeia de suprimentos.
— Automação de processos: comunicação eletrônica utilizando o EDI (Electronic Data Interchange ou Intercâmbio Eletrônico de Dados) padronizado. Esta comunicação auxilia as empresas a se relacionarem comercialmente nos processos de compras, vendas, transportes e logística, conferindo, aos integrantes da cadeia do setor moveleiro, a agilidade e acuracidade das informações.
O cumprimento eficaz destas ações é o caminho necessário para fazer com que os produtos das empresas moveleiras ultrapassem fronteiras e conquistem novos mercados. Os números da balança comercial brasileira têm demonstrado a importância do comércio exterior para a manutenção do nível de atividades. Sem dúvida, o mercado externo é hoje fundamental para o Brasil. Cada item exportado significa mais empregos e o ingresso de importantes divisas.
O setor moveleiro é um exemplo da capacidade do Brasil de ampliar cada vez mais suas exportações, ganhando mercados em todas as regiões do mundo. A automação tem missão importante a cumprir nesse processo de ampliação do comércio exterior, facilitando todo o fluxo da exportação, desde o fechamento do negócio até a recepção pelo comprador internacional, passando pelo transporte e toda a logística.
Felizmente, o Brasil encontra-se em estágio atualizado no campo da automação. E, neste aspecto, o setor moveleiro também tem apresentado significativo avanço nos últimos anos. Por meio do EDI e do código de barras, os móveis brasileiros podem “falar” eletronicamente a linguagem de todos os mercados. Quanto mais avançarem nesses processos, mais serão bem-vindos em todo o mundo.
Fonte: Acessoria de Soluções de Negócios da EAN BRASIL – 28/06/2004
As empresas com foco em exportação estão aumentando gradativa e continuamente a sua eficiência e competitividade, em razão do acesso cada vez mais fácil e rápido à informação. Isto é garantido por estratégias caracterizadas pela redução dos custos e parcerias com seus fornecedores, tendo por fundamento a gestão colaborativa da cadeia de suprimentos e a adoção de processos automatizados.
Para automatizar processos, fator cada vez mais importante no plano do mercado interno, no sentido de facilitar o acesso e ampliar a capacidade de competir mundialmente, são necessários três passos, que devem ser adotados na seguinte ordem:
— Identificação de produtos, de forma a tornar a comunicação entre os parceiros comerciais fácil e precisa. O empresário deve preocupar-se em fazê-lo de forma que o seu produto possa ser reconhecido em todo o mundo. A adoção de padrões internacionalmente aceitos na identificação de produtos é essencial, envolvendo estruturas padronizadas de código de barras em seus vários níveis, das unidades comerciais às unidades logísticas, possibilitando a completa integração e rastreabilidade das operações logísticas e comerciais do setor.
— Captura automática das informações pelo código de barras, em que o produto recebe uma identificação, é lido por scanners e interpretado por softwares que garantem a integridade e o registro da informação por toda a cadeia de suprimentos.
— Automação de processos: comunicação eletrônica utilizando o EDI (Electronic Data Interchange ou Intercâmbio Eletrônico de Dados) padronizado. Esta comunicação auxilia as empresas a se relacionarem comercialmente nos processos de compras, vendas, transportes e logística, conferindo, aos integrantes da cadeia do setor moveleiro, a agilidade e acuracidade das informações.
O cumprimento eficaz destas ações é o caminho necessário para fazer com que os produtos das empresas moveleiras ultrapassem fronteiras e conquistem novos mercados. Os números da balança comercial brasileira têm demonstrado a importância do comércio exterior para a manutenção do nível de atividades. Sem dúvida, o mercado externo é hoje fundamental para o Brasil. Cada item exportado significa mais empregos e o ingresso de importantes divisas.
O setor moveleiro é um exemplo da capacidade do Brasil de ampliar cada vez mais suas exportações, ganhando mercados em todas as regiões do mundo. A automação tem missão importante a cumprir nesse processo de ampliação do comércio exterior, facilitando todo o fluxo da exportação, desde o fechamento do negócio até a recepção pelo comprador internacional, passando pelo transporte e toda a logística.
Felizmente, o Brasil encontra-se em estágio atualizado no campo da automação. E, neste aspecto, o setor moveleiro também tem apresentado significativo avanço nos últimos anos. Por meio do EDI e do código de barras, os móveis brasileiros podem “falar” eletronicamente a linguagem de todos os mercados. Quanto mais avançarem nesses processos, mais serão bem-vindos em todo o mundo.
Fonte: Acessoria de Soluções de Negócios da EAN BRASIL – 28/06/2004
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