Voltar

Notícias

22
nov
2005
(GERAL)
Porto Seco: Madeira será classificada no local (MT)
Ainda este mês o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama) deve iniciar a classificação de madeira na sede do Porto Seco Cuiabá, no Distrito Industrial. Isso significa que, em breve, os empresários exportadores do setor madeireiro poderão desembaraçar a mercadoria na estação aduaneira da Capital e despachá-la como exportada até o destino final.

Técnicos do Ibama já foram treinados no curso de Identificação e Classificação de Madeira, em Brasília e, agora falta a solicitação de documentos, como o certificado de classificador do Banco do Brasil. "Precisamos também informar as empresas exportadoras acerca dos procedimentos para realizar a exportação pela aduana", explica o analista Ambiental do Ibama, Júlio Rodrigues.

Ele estima que dentro de 20 a 30 dias, essas pendências devem estar resolvidas. Entre três e quatro funcionários serão lotados na estação aduaneira. É a mesma estrutura de pessoal existente no Porto de Paranaguá, segundo Rodrigues. O Ibama fará a anuência do tipo de madeira a ser exportada e encaminhará a documentação ao posto da Receita Federal, também dentro do Porto Seco. Depois do complexo soja, a madeira é o principal produto da pauta de exportação do Estado. No ano passado, foram vendidos ao exterior US$ 135 milhões, bem acima dos US$ 103,3 milhões verificados em 2002.

Fonte: Amazonia.org.br – 03/06/2004

Fonte:

Neuvoo Jooble

Notícias em destaque