Voltar

Notícias

22
nov
2005
(GERAL)
Senadores debatem programa de desenvolvimento para a Amazônia
O Programa de Desenvolvimento Sustentável para a Amazônia (PAS), elaborado pelo governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, será o tema da audiência pública que a Subcomissão Permanente da Amazônia realiza nesta terça-feira (25), a partir das 10 horas. Foram convidados para participar dos debates a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, o ministro da Integração Nacional, Ciro Gomes, e o presidente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Marcus Luiz Barroso Barros.

Segundo o governo federal, a prioridade do PAS é viabilizar um novo modelo de desenvolvimento para a região Amazônica baseado na inclusão social e no respeito à diversidade cultural. O programa também visa viabilizar atividades econômicas a partir dos recursos naturais da região, mas de uma maneira que mantenha o seu equilíbrio ecológico. O requerimento propondo a discussão do PAS foi apresentado pelo senador Sibá Machado (PT-AC).

Outros assuntos que deverão ser abordados são os altos números da taxa de desmatamento da floresta amazônica e a extinção da Secretaria de Coordenação da Amazônia, do Ministério do Meio Ambiente. O autor da proposta de discutir a extinção da Secretaria, senador Arthur Virgílio (PSDB-AM), baseou-se em nota publicada sobre o assunto na sessão “Radar”, da revista Veja.

Conforme a publicação da revista, citada pelo senador “o Ministério do Meio Ambiente marcou para esta semana a extinção da Secretaria de Coordenação da Amazônia. Considerado um dos mais bem-sucedidos órgãos de desenvolvimento e preservação para a região, a repartição criada no governo FHC arrecadou mais de 600 milhões de dólares em doações e empréstimos para a Amazônia”. Ainda segundo a publicação, a secretaria está “sem titular desde novembro do ano passado, e com o espólio já retalhado entre diversas seções do ministério, a ordem para o fechamento do órgão deverá sair nesta semana”.

Fonte: Amazônia.org.br – 24/05/2004

Fonte:

Jooble Neuvoo

Notícias em destaque