Voltar

Notícias

22
nov
2005
(GERAL)
Franceses se interessam por madeira brasileira
A assessoria de imprensa da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro informou que a madeira é o produto de melhor desempenho apresentado em Paris pela missão de fornecedores brasileiros em visita a Paris . Interessados na compra em larga escala deste produto, diversos empresários franceses estiveram na Embaixada do Brasil .

O diretor executivo da Refloresta, empresa do setor madeireiro no Mato Grosso, Ricardo Mastrangelli, afirmou que a estratégia da companhia, este ano, é participar de missões internacionais para tornar a empresa mais conhecida no mercado externo. Ele fechou, durante a viagem, uma proposta concreta de compra, para a remessa mensal de madeira, e uma outra - de longo prazo - de grande parte da produção mensal de 300 metros cúbicos. "Um negócio em torno de US$ 200 mil por mês", afirmou. A Refloresta produz a madeira Teca - mundialmente conhecida como Teak - usada para móveis e considerada insuperável na construção naval.

A Teca resiste ao tempo e à abrasão, protegendo da ferrugem os metais nela cravados, como pregos e parafusos. A empresa tem 2.500 hectares de Teca plantados. Em 30 anos, a árvore atinge 30 metros de altura e 60 centímetros de diâmetro. A aceitação deste produto no mercado francês é muito grande. "Nossos principais concorrentes são a Tailândia e Mianmar (antiga Birmânia)", disse ele, explicando que, nesses países, existe a exploração de mão-de-obra escrava e a madeira é extraída de florestas nativas, ferindo a legislação internacional.Já a produção da companhia vem de floresta plantada, permitindo a geração de 90 empregos diretos.

Estudos feitos pela Firjan em parceria com o Serviço Comercial da Embaixada do Brasil identificaram a grande demanda francesa pela madeira para assoalhos, aglomerados e painéis para revestimento interior. Fora do setor de produtos básicos, também o item móveis de madeira - que no início da década de 90 chegou a estar entre os dez primeiros produtos de exportação, volta a recuperar posição.

Alana Gandra

Fonte: Radiobras

Fonte:

Jooble Neuvoo